Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber.
id UFMG_9f3c1f25f2708bcda2c6dd871a2fd15d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGQ67
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Priscila Rezende MoreiraAna Darc Ribeiro de Almeida Socorro2019-08-13T08:08:08Z2019-08-13T08:08:08Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67Este artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoProjeto político pedagógicoComunidadeescolarParticipação efetivaParticipação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdfapplication/pdf370040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/1/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf1f863140fa58d7816bfde120cba3d21aMD51TEXTtcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txttcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txtExtracted texttext/plain142443https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/2/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txtd16811d8e24b785c7fa725afb77d12f2MD521843/BUOS-9LGQ672019-11-14 22:07:42.393oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGQ67Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:07:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
title Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
spellingShingle Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro
Projeto político pedagógico
Comunidade
escolar
Participação efetiva
Comunidade e escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
title_short Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
title_full Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
title_fullStr Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
title_full_unstemmed Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
title_sort Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
author Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro
author_facet Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro
contributor_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político pedagógico
Comunidade
escolar
Participação efetiva
topic Projeto político pedagógico
Comunidade
escolar
Participação efetiva
Comunidade e escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunidade e escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
description Este artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:08:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/1/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/2/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f863140fa58d7816bfde120cba3d21a
d16811d8e24b785c7fa725afb77d12f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589227274829824