Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber. |
id |
UFMG_9f3c1f25f2708bcda2c6dd871a2fd15d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGQ67 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Priscila Rezende MoreiraAna Darc Ribeiro de Almeida Socorro2019-08-13T08:08:08Z2019-08-13T08:08:08Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67Este artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoProjeto político pedagógicoComunidadeescolarParticipação efetivaParticipação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdfapplication/pdf370040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/1/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf1f863140fa58d7816bfde120cba3d21aMD51TEXTtcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txttcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txtExtracted texttext/plain142443https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/2/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txtd16811d8e24b785c7fa725afb77d12f2MD521843/BUOS-9LGQ672019-11-14 22:07:42.393oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGQ67Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:07:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico |
title |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico |
spellingShingle |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro Projeto político pedagógico Comunidade escolar Participação efetiva Comunidade e escola Educação Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico |
title_full |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico |
title_fullStr |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico |
title_full_unstemmed |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico |
title_sort |
Participação coletiva e efetiva na construção do projeto político pedagógico |
author |
Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro |
author_facet |
Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Darc Ribeiro de Almeida Socorro |
contributor_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto político pedagógico Comunidade escolar Participação efetiva |
topic |
Projeto político pedagógico Comunidade escolar Participação efetiva Comunidade e escola Educação Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunidade e escola Educação Escolas Organizacao e administracao |
description |
Este artigo tem como objetivo realizar a análise de um projeto político pedagógico tendo como perspectiva o conceito de gestão democrática, discutindo-se sobre a importância da construção coletiva e efetiva do PPP na escola como um documento que reflete a realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel se obter uma participação coletiva e efetiva do entorno escolar em sua construção, com a meta de melhorar a prática educativa, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Valeressaltar que, a busca da participação da comunidade escolar, é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade. É importante que o projeto político pedagógico norteie-se em perspectivas para o futuro, projetando o impacto de decisões tomadas na atualidade para o futuro. Afinal, o PPP é exatamente uma ferramenta teórico-metodológica que tende conjecturar e encarar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma reflexiva, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é vital, participativa, através de uma visão interdisciplinar perpassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T08:08:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T08:08:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQ67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/1/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGQ67/2/tcc_ana_darc_ribeiro_de_almeida_socorro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f863140fa58d7816bfde120cba3d21a d16811d8e24b785c7fa725afb77d12f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589227274829824 |