O estilo televisivo e a figuração da mineiridade em programas de caráter regional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVGN5E |
Resumo: | Este trabalho analisa a figuração da mineiridade nos programas Terra de Minas (TV Globo Minas, emissora comercial aberta), Bem Cultural (Rede Minas, emissora pública) e Triângulo das Geraes (Cine Brasil TV, TV por assinatura). Norteados pela questão Como diferentes modelos de negócio televisivo ocupam um lugar de mediação ao figurarem a mineiridade?, buscamos captar distinções na maneira como cada atração difunde a identidade regional. Parte-se da audiovisualidade como método investigativo para traçar um panorama da TV enquanto objeto cultural e, em seguida, discutimos a construção discursiva da mineiridade. Há breve problematização quanto ao conceito de mediações que guiou a pesquisa para que, em momento subsequente, apresentássemos cada modelo de negócio em sua singularidade, a partir da constituição histórica. Sustentados pela metodologia estilística de Jeremy Butler, descrevemos e analisamos pontos nodais selecionados em um mês de coleta. A assistência dos programas,atentando-nos a trilhas, cenografia, atuação dos sujeitos e outros recursos estilísticos, fez emergir três categorias analíticas: presença de populares e estudiosos nas cenas; religiosidade mineira; e práticas cotidianas atreladas a hábitos gastronômicos. Com base nas análises, notamos que a TV aberta investe na mineiridade letrada, com atuaçõesdidáticas e sem apropriações dos espaços religiosos para professar fé. Na TV pública, evocam-se multidões e os usos sociais dos ambientes de comércio e religiosidade, vinculando mineiridade aos sujeitos na coletividade. Por fim, a mineiridade da TV por assinatura está assentada em segregações, seja afastando populares e especialistas dentro da narrativa, seja segregando visualmente os sujeitos dos templos religiosos. Apesar das disparidades captadas em cada mediação, nota-se que os modelos sustentam seus produtos em parâmetros similares, a partir de estereótipos regionais e memória social, tendo a política como mediação por excelência neste processo comunicativo |
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Simone Maria RochaSoraya Maria Ferreira VieiraFernanda Mauricio da SilvaMarcos Vinicius Meigre e Silva2019-08-14T00:37:49Z2019-08-14T00:37:49Z2017-03-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVGN5EEste trabalho analisa a figuração da mineiridade nos programas Terra de Minas (TV Globo Minas, emissora comercial aberta), Bem Cultural (Rede Minas, emissora pública) e Triângulo das Geraes (Cine Brasil TV, TV por assinatura). Norteados pela questão Como diferentes modelos de negócio televisivo ocupam um lugar de mediação ao figurarem a mineiridade?, buscamos captar distinções na maneira como cada atração difunde a identidade regional. Parte-se da audiovisualidade como método investigativo para traçar um panorama da TV enquanto objeto cultural e, em seguida, discutimos a construção discursiva da mineiridade. Há breve problematização quanto ao conceito de mediações que guiou a pesquisa para que, em momento subsequente, apresentássemos cada modelo de negócio em sua singularidade, a partir da constituição histórica. Sustentados pela metodologia estilística de Jeremy Butler, descrevemos e analisamos pontos nodais selecionados em um mês de coleta. A assistência dos programas,atentando-nos a trilhas, cenografia, atuação dos sujeitos e outros recursos estilísticos, fez emergir três categorias analíticas: presença de populares e estudiosos nas cenas; religiosidade mineira; e práticas cotidianas atreladas a hábitos gastronômicos. Com base nas análises, notamos que a TV aberta investe na mineiridade letrada, com atuaçõesdidáticas e sem apropriações dos espaços religiosos para professar fé. Na TV pública, evocam-se multidões e os usos sociais dos ambientes de comércio e religiosidade, vinculando mineiridade aos sujeitos na coletividade. Por fim, a mineiridade da TV por assinatura está assentada em segregações, seja afastando populares e especialistas dentro da narrativa, seja segregando visualmente os sujeitos dos templos religiosos. Apesar das disparidades captadas em cada mediação, nota-se que os modelos sustentam seus produtos em parâmetros similares, a partir de estereótipos regionais e memória social, tendo a política como mediação por excelência neste processo comunicativoThis is the first analitic exercises from the visual representation of minerity in different television business. We pretend identify which different TV channel act like a mediator to represent regional identity. For this task, we collect one month (march 2015) from these TV programs: Terra de Minas (TV Globo Minas, commercial TV), Bem Cultural (Rede Minas, public TV), and Triângulo das Geraes (CineBrasilTV, cable TV). To this defense, we draw a panorama about the importance of visuality in television researches and the cultural TV function; we explained about minerity and your discursive construction, ending with a small discussion about our conception about mediation. In the second chapter, we focused in TV regionalism and differentiate the TV business, appointing your functions. The third chapter discuss the methodology based on JeremyButlers precepts, who says that style exists in all TV programs. We identify three analytic operators in the programs: scenography, subjects activity and soundtrack (these operators were the most important, but we considered others, like camera movement and framework). From these operators, we noted three analytic categories: the literacys role to represent popular and legitimated people base on institutional knowledge; representation of the mining religiosity; and subject acts (the act based on minerity). At the chapter four, we discuss each attraction and verify singularities about minerity: Terra de Minas evoke the performance of subjects, showing them at the kitchen, preparing typical food. Bem Cultural is another attraction that emphasizes food, but they only show the subjects at the markets and fairs, searching food like a pilgrimage. Public TV evoke traditional habits about places where the subjects find affectivity. And Triângulo das Geraes has a rigid narrative structure, with few variations, so this is the attraction that shows minerity in the verbal discourse. We understand minerity is built at the discourse, and it was worked at the TV programs to attend interests from each TV business modelUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTelevisãoComunicaçãoTelevisão ProgramasModelo de negócio televisivoMediaçõesEstilo televisivoMineiridadeO estilo televisivo e a figuração da mineiridade em programas de caráter regionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final___marcos_meigre.pdfapplication/pdf3635114https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AVGN5E/1/disserta__o_final___marcos_meigre.pdf1cb9fccb1cfb533891032c8e6ad4826bMD51TEXTdisserta__o_final___marcos_meigre.pdf.txtdisserta__o_final___marcos_meigre.pdf.txtExtracted texttext/plain367003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AVGN5E/2/disserta__o_final___marcos_meigre.pdf.txt8412328fc059b704fbc49fb7239736d0MD521843/BUOS-AVGN5E2019-11-14 16:23:27.265oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AVGN5ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:23:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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