20 anos do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais: 1967 a 1986

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio Jose Fernandino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-92QFN3
Resumo: Esta tese versa sobre os 20 primeiros anos do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordando-o nos aspectos instituição, arte e comunidade. Propõe a defesa do desenvolvimento e manutenção de programas transformadores no campo da arte e da produção cultural, a partir da experiência nele vivenciada. Por meio do levantamento e análise de fontes primárias de produção bibliográfica, matérias e publicações jornalísticas, documentários em vídeos, depoimentos, dados históricos e experimentos de campo, é estabelecida uma visão histórica e reflexiva sobre o Festival de Inverno e realizada uma análise que possibilita construir uma visão crítica das relações desse evento em uma relação direta com a instituição, com a arte e com a comunidade. Esses três temas são abordados em capítulos relativos a cada ano e construídos com base nos dados pesquisados e em sua evolução cronológica desde sua criação, em 1967, até 1986. O corte temporal, estabelecido nos 20 anos iniciais, deveu-se a serem esses os anos que moldaram e consolidaram o Festival de Inverno da UFMG em sua estrutura básica. Em relação à instituição, à arte e à comunidade, foram elencadas categorias de análise. Para instituição, foram eleitas como categorias: propostas para a formação do programa para a extensão universitária, políticas culturais, políticas de captação e fomento ao desenvolvimento cultural. No que tange à arte, as categorias são: proposições conceituais, capacidade de transformação, propostas de inovação e desdobramentos criativos. No que se refere à comunidade, as categorias abordadas são: formação de público, relação com a comunidade, interação e dissociação com o público. Esta tese reafirma a importância deste evento que, por suas características originais, é uma referência como atividade de transformação cultural pela arte. Foram enfatizadas a eficácia transformadora do Festival de Inverno da UFMG e a necessidade do desenvolvimento e manutenção de programas inovadores no campo da arte e da produção cultural a partir da experiência vivenciada.
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Esses três temas são abordados em capítulos relativos a cada ano e construídos com base nos dados pesquisados e em sua evolução cronológica desde sua criação, em 1967, até 1986. O corte temporal, estabelecido nos 20 anos iniciais, deveu-se a serem esses os anos que moldaram e consolidaram o Festival de Inverno da UFMG em sua estrutura básica. Em relação à instituição, à arte e à comunidade, foram elencadas categorias de análise. Para instituição, foram eleitas como categorias: propostas para a formação do programa para a extensão universitária, políticas culturais, políticas de captação e fomento ao desenvolvimento cultural. No que tange à arte, as categorias são: proposições conceituais, capacidade de transformação, propostas de inovação e desdobramentos criativos. No que se refere à comunidade, as categorias abordadas são: formação de público, relação com a comunidade, interação e dissociação com o público. Esta tese reafirma a importância deste evento que, por suas características originais, é uma referência como atividade de transformação cultural pela arte. Foram enfatizadas a eficácia transformadora do Festival de Inverno da UFMG e a necessidade do desenvolvimento e manutenção de programas inovadores no campo da arte e da produção cultural a partir da experiência vivenciada.The present thesis discusses the fist initial 20 years of the Winter Festival of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), addressing it under three aspects: the institution, the art and the community. It proposes the development and maintenance of transformative programs in the field of art and cultural production, from the perspective of the Festival lived experience. By means of the survey and analysis of the primary sources of the bibliographic production, news articles and journalistic publications, video documentaries, interviews, historical data and field experiments, it has been established a historical and reflexive view on the Winter Festival and it has been carried out an analysis to enable a critical view of the event relations in a straightforward relationship with the institution, the art and the community. These three aspects are approached on a year after year basis in different chapter corresponding to each year and built upon the researched data and its chronological development since the Festival inception in 1967 until 1986. The time period has been established as the initial 20 years of the event due to the aspect that these are the years that shaped and consolidated the UFMG Winter Festival in its basic structure. Categories of analysis have been elected to deal with the three aspects. For the institution, the categories elected are: proposals for the elaboration of the training program for university extension, cultural policies, policies to attract and foster the cultural development. In respect to the art, the categories are: conceptual propositions, transforming capacity, proposals for innovation and creative ramifications. Regarding the community, the categories covered are: formation of the public, relations with the community, interaction and dissociation from the public. This thesis reasserts the event importance that in its original features is a reference as a transforming cultural activity through the art. It has proved the effective transformative characteristic of the UFMG Winter Festival and the need to develop and maintain innovative programs in the field of art and cultural production based on the experience lived in the Winter Festival.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGExtensão universitariaFestival de Inverno da UFMGComunidade e universidadeArtesArte e sociedadeDifusão culturalFestivalComunidadeExtensãoCulturaArte20 anos do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais: 1967 a 1986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabricio_tese_doutoral_1_.pdfapplication/pdf2893088https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-92QFN3/1/fabricio_tese_doutoral_1_.pdf05e6ba32f1013d58a3a49736af4786b2MD51TEXTfabricio_tese_doutoral_1_.pdf.txtfabricio_tese_doutoral_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain547956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-92QFN3/2/fabricio_tese_doutoral_1_.pdf.txt40b485bc233bba6f6e3be3c6c5fddf94MD521843/JSSS-92QFN32019-11-14 15:18:03.999oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-92QFN3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:18:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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