Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLG |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa surge da investigação da cidade contemporânea e de suas funções não cumpridas: lugar de apropriações, de identificação e de interação com os indivíduos. A preocupação principal é como contribuir para futuros urbanos renovados que permitam que o senso de coletividade e a prática espacial crítica exerçam-se na cidade. Para isso, a primeira atitude que tomamos foi de expandir a noção de espaço público em direção à idéia de esfera pública, onde elementos políticos, sociológicos, ideológicos, antropológicos e estéticos encontram-se no processo de construção da significação. O objeto de análise eleito é a arte pública com foco na vertente das artes plásticas, mas poderia ser a arquitetura, o teatro de rua ou até mesmo as festas populares, desde que fossem notadas nessas formas de expressão pública as preocupações em questão. No caso específico das artes plásticas, a investida na formação de futuros urbanos renovados é comunicada de forma clara e viável, uma vez que, respectivamente, é baseada na interação com as pessoas e dá-se sobre um amálgama arquitetônico preexistente. Tentamos investigar o relacionamento ocorrido aí: as formas de aparição (formas estéticas) do diálogo com esse amálgama e as críticas à arquitetura e ao urbanismo que se podem extrair das diversas intervenções rastreadas. O movimento Internacional Situacionista (1957- 1972) é o paradigma apresentado, a partir dos seus conceitos de deriva, psicogeografia, détournement e Urbanismo Unitário. Este último, não constitui um urbanismo propriamente dito, dotado de novas diretrizes de implantação: o Urbanismo Unitário situacionista foi justamente uma crítica ao urbanismo vigente na sua época. Dentre as formas estéticas de aparição do diálogo da arte com a arquitetura urbana, notamos na contemporaneidade uma reincidência da imagem. Propusemo-nos a analisar as operações executadas pelas inúmeras imagens na paisagem imagens fáticas, imagens clichê e os contrapontos que a imagem artística tenta estabelecer. O que chamamos acima da contribuição para futuros urbanos renovados ou do processo de construção da significação, serve de título a essa pesquisa: constituem cidades em instalação, em via de nascer para cumprir funções simbólicas obscurecidas pela vida imediatista, funcionalista e veloz dos fluxos urbanos. |
id |
UFMG_a019706ab594aca1425f4352ff749176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A2SMLG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Stephane Denis Albert Rene HuchetJose dos Santos Cabral FilhoMartin GrossmannRenata Moreira Marquez2019-08-12T17:30:18Z2019-08-12T17:30:18Z2000-09-26http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLGO presente trabalho de pesquisa surge da investigação da cidade contemporânea e de suas funções não cumpridas: lugar de apropriações, de identificação e de interação com os indivíduos. A preocupação principal é como contribuir para futuros urbanos renovados que permitam que o senso de coletividade e a prática espacial crítica exerçam-se na cidade. Para isso, a primeira atitude que tomamos foi de expandir a noção de espaço público em direção à idéia de esfera pública, onde elementos políticos, sociológicos, ideológicos, antropológicos e estéticos encontram-se no processo de construção da significação. O objeto de análise eleito é a arte pública com foco na vertente das artes plásticas, mas poderia ser a arquitetura, o teatro de rua ou até mesmo as festas populares, desde que fossem notadas nessas formas de expressão pública as preocupações em questão. No caso específico das artes plásticas, a investida na formação de futuros urbanos renovados é comunicada de forma clara e viável, uma vez que, respectivamente, é baseada na interação com as pessoas e dá-se sobre um amálgama arquitetônico preexistente. Tentamos investigar o relacionamento ocorrido aí: as formas de aparição (formas estéticas) do diálogo com esse amálgama e as críticas à arquitetura e ao urbanismo que se podem extrair das diversas intervenções rastreadas. O movimento Internacional Situacionista (1957- 1972) é o paradigma apresentado, a partir dos seus conceitos de deriva, psicogeografia, détournement e Urbanismo Unitário. Este último, não constitui um urbanismo propriamente dito, dotado de novas diretrizes de implantação: o Urbanismo Unitário situacionista foi justamente uma crítica ao urbanismo vigente na sua época. Dentre as formas estéticas de aparição do diálogo da arte com a arquitetura urbana, notamos na contemporaneidade uma reincidência da imagem. Propusemo-nos a analisar as operações executadas pelas inúmeras imagens na paisagem imagens fáticas, imagens clichê e os contrapontos que a imagem artística tenta estabelecer. O que chamamos acima da contribuição para futuros urbanos renovados ou do processo de construção da significação, serve de título a essa pesquisa: constituem cidades em instalação, em via de nascer para cumprir funções simbólicas obscurecidas pela vida imediatista, funcionalista e veloz dos fluxos urbanos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCidades e vilas Séc XXArte públicaCidades e vilas Séc XXArte públicaCidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_renata_moreira_marquez.pdfapplication/pdf4496723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/1/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdfdb53f3e466b227b547fb62c46e9eb7dfMD51TEXTdissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txtdissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txtExtracted texttext/plain291311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/2/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txtbe0b2ecbe879ab68a98a11e213c35e31MD521843/MMMD-A2SMLG2019-11-14 18:59:31.729oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A2SMLGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:59:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano |
title |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano |
spellingShingle |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano Renata Moreira Marquez Cidades e vilas Séc XX Arte pública Cidades e vilas Séc XX Arte pública |
title_short |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano |
title_full |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano |
title_fullStr |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano |
title_full_unstemmed |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano |
title_sort |
Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano |
author |
Renata Moreira Marquez |
author_facet |
Renata Moreira Marquez |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jose dos Santos Cabral Filho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Martin Grossmann |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Moreira Marquez |
contributor_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet Jose dos Santos Cabral Filho Martin Grossmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidades e vilas Séc XX Arte pública |
topic |
Cidades e vilas Séc XX Arte pública Cidades e vilas Séc XX Arte pública |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cidades e vilas Séc XX Arte pública |
description |
O presente trabalho de pesquisa surge da investigação da cidade contemporânea e de suas funções não cumpridas: lugar de apropriações, de identificação e de interação com os indivíduos. A preocupação principal é como contribuir para futuros urbanos renovados que permitam que o senso de coletividade e a prática espacial crítica exerçam-se na cidade. Para isso, a primeira atitude que tomamos foi de expandir a noção de espaço público em direção à idéia de esfera pública, onde elementos políticos, sociológicos, ideológicos, antropológicos e estéticos encontram-se no processo de construção da significação. O objeto de análise eleito é a arte pública com foco na vertente das artes plásticas, mas poderia ser a arquitetura, o teatro de rua ou até mesmo as festas populares, desde que fossem notadas nessas formas de expressão pública as preocupações em questão. No caso específico das artes plásticas, a investida na formação de futuros urbanos renovados é comunicada de forma clara e viável, uma vez que, respectivamente, é baseada na interação com as pessoas e dá-se sobre um amálgama arquitetônico preexistente. Tentamos investigar o relacionamento ocorrido aí: as formas de aparição (formas estéticas) do diálogo com esse amálgama e as críticas à arquitetura e ao urbanismo que se podem extrair das diversas intervenções rastreadas. O movimento Internacional Situacionista (1957- 1972) é o paradigma apresentado, a partir dos seus conceitos de deriva, psicogeografia, détournement e Urbanismo Unitário. Este último, não constitui um urbanismo propriamente dito, dotado de novas diretrizes de implantação: o Urbanismo Unitário situacionista foi justamente uma crítica ao urbanismo vigente na sua época. Dentre as formas estéticas de aparição do diálogo da arte com a arquitetura urbana, notamos na contemporaneidade uma reincidência da imagem. Propusemo-nos a analisar as operações executadas pelas inúmeras imagens na paisagem imagens fáticas, imagens clichê e os contrapontos que a imagem artística tenta estabelecer. O que chamamos acima da contribuição para futuros urbanos renovados ou do processo de construção da significação, serve de título a essa pesquisa: constituem cidades em instalação, em via de nascer para cumprir funções simbólicas obscurecidas pela vida imediatista, funcionalista e veloz dos fluxos urbanos. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T17:30:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T17:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/1/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/2/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db53f3e466b227b547fb62c46e9eb7df be0b2ecbe879ab68a98a11e213c35e31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589237019246592 |