Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Moreira Marquez
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLG
Resumo: O presente trabalho de pesquisa surge da investigação da cidade contemporânea e de suas funções não cumpridas: lugar de apropriações, de identificação e de interação com os indivíduos. A preocupação principal é como contribuir para futuros urbanos renovados que permitam que o senso de coletividade e a prática espacial crítica exerçam-se na cidade. Para isso, a primeira atitude que tomamos foi de expandir a noção de espaço público em direção à idéia de esfera pública, onde elementos políticos, sociológicos, ideológicos, antropológicos e estéticos encontram-se no processo de construção da significação. O objeto de análise eleito é a arte pública com foco na vertente das artes plásticas, mas poderia ser a arquitetura, o teatro de rua ou até mesmo as festas populares, desde que fossem notadas nessas formas de expressão pública as preocupações em questão. No caso específico das artes plásticas, a investida na formação de futuros urbanos renovados é comunicada de forma clara e viável, uma vez que, respectivamente, é baseada na interação com as pessoas e dá-se sobre um amálgama arquitetônico preexistente. Tentamos investigar o relacionamento ocorrido aí: as formas de aparição (formas estéticas) do diálogo com esse amálgama e as críticas à arquitetura e ao urbanismo que se podem extrair das diversas intervenções rastreadas. O movimento Internacional Situacionista (1957- 1972) é o paradigma apresentado, a partir dos seus conceitos de deriva, psicogeografia, détournement e Urbanismo Unitário. Este último, não constitui um urbanismo propriamente dito, dotado de novas diretrizes de implantação: o Urbanismo Unitário situacionista foi justamente uma crítica ao urbanismo vigente na sua época. Dentre as formas estéticas de aparição do diálogo da arte com a arquitetura urbana, notamos na contemporaneidade uma reincidência da imagem. Propusemo-nos a analisar as operações executadas pelas inúmeras imagens na paisagem imagens fáticas, imagens clichê e os contrapontos que a imagem artística tenta estabelecer. O que chamamos acima da contribuição para futuros urbanos renovados ou do processo de construção da significação, serve de título a essa pesquisa: constituem cidades em instalação, em via de nascer para cumprir funções simbólicas obscurecidas pela vida imediatista, funcionalista e veloz dos fluxos urbanos.
id UFMG_a019706ab594aca1425f4352ff749176
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A2SMLG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetJose dos Santos Cabral FilhoMartin GrossmannRenata Moreira Marquez2019-08-12T17:30:18Z2019-08-12T17:30:18Z2000-09-26http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLGO presente trabalho de pesquisa surge da investigação da cidade contemporânea e de suas funções não cumpridas: lugar de apropriações, de identificação e de interação com os indivíduos. A preocupação principal é como contribuir para futuros urbanos renovados que permitam que o senso de coletividade e a prática espacial crítica exerçam-se na cidade. Para isso, a primeira atitude que tomamos foi de expandir a noção de espaço público em direção à idéia de esfera pública, onde elementos políticos, sociológicos, ideológicos, antropológicos e estéticos encontram-se no processo de construção da significação. O objeto de análise eleito é a arte pública com foco na vertente das artes plásticas, mas poderia ser a arquitetura, o teatro de rua ou até mesmo as festas populares, desde que fossem notadas nessas formas de expressão pública as preocupações em questão. No caso específico das artes plásticas, a investida na formação de futuros urbanos renovados é comunicada de forma clara e viável, uma vez que, respectivamente, é baseada na interação com as pessoas e dá-se sobre um amálgama arquitetônico preexistente. Tentamos investigar o relacionamento ocorrido aí: as formas de aparição (formas estéticas) do diálogo com esse amálgama e as críticas à arquitetura e ao urbanismo que se podem extrair das diversas intervenções rastreadas. O movimento Internacional Situacionista (1957- 1972) é o paradigma apresentado, a partir dos seus conceitos de deriva, psicogeografia, détournement e Urbanismo Unitário. Este último, não constitui um urbanismo propriamente dito, dotado de novas diretrizes de implantação: o Urbanismo Unitário situacionista foi justamente uma crítica ao urbanismo vigente na sua época. Dentre as formas estéticas de aparição do diálogo da arte com a arquitetura urbana, notamos na contemporaneidade uma reincidência da imagem. Propusemo-nos a analisar as operações executadas pelas inúmeras imagens na paisagem imagens fáticas, imagens clichê e os contrapontos que a imagem artística tenta estabelecer. O que chamamos acima da contribuição para futuros urbanos renovados ou do processo de construção da significação, serve de título a essa pesquisa: constituem cidades em instalação, em via de nascer para cumprir funções simbólicas obscurecidas pela vida imediatista, funcionalista e veloz dos fluxos urbanos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCidades e vilas Séc XXArte públicaCidades e vilas Séc XXArte públicaCidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_renata_moreira_marquez.pdfapplication/pdf4496723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/1/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdfdb53f3e466b227b547fb62c46e9eb7dfMD51TEXTdissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txtdissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txtExtracted texttext/plain291311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/2/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txtbe0b2ecbe879ab68a98a11e213c35e31MD521843/MMMD-A2SMLG2019-11-14 18:59:31.729oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A2SMLGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:59:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
title Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
spellingShingle Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
Renata Moreira Marquez
Cidades e vilas Séc XX
Arte pública
Cidades e vilas Séc XX
Arte pública
title_short Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
title_full Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
title_fullStr Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
title_full_unstemmed Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
title_sort Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano
author Renata Moreira Marquez
author_facet Renata Moreira Marquez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose dos Santos Cabral Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martin Grossmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Moreira Marquez
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Jose dos Santos Cabral Filho
Martin Grossmann
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades e vilas Séc XX
Arte pública
topic Cidades e vilas Séc XX
Arte pública
Cidades e vilas Séc XX
Arte pública
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cidades e vilas Séc XX
Arte pública
description O presente trabalho de pesquisa surge da investigação da cidade contemporânea e de suas funções não cumpridas: lugar de apropriações, de identificação e de interação com os indivíduos. A preocupação principal é como contribuir para futuros urbanos renovados que permitam que o senso de coletividade e a prática espacial crítica exerçam-se na cidade. Para isso, a primeira atitude que tomamos foi de expandir a noção de espaço público em direção à idéia de esfera pública, onde elementos políticos, sociológicos, ideológicos, antropológicos e estéticos encontram-se no processo de construção da significação. O objeto de análise eleito é a arte pública com foco na vertente das artes plásticas, mas poderia ser a arquitetura, o teatro de rua ou até mesmo as festas populares, desde que fossem notadas nessas formas de expressão pública as preocupações em questão. No caso específico das artes plásticas, a investida na formação de futuros urbanos renovados é comunicada de forma clara e viável, uma vez que, respectivamente, é baseada na interação com as pessoas e dá-se sobre um amálgama arquitetônico preexistente. Tentamos investigar o relacionamento ocorrido aí: as formas de aparição (formas estéticas) do diálogo com esse amálgama e as críticas à arquitetura e ao urbanismo que se podem extrair das diversas intervenções rastreadas. O movimento Internacional Situacionista (1957- 1972) é o paradigma apresentado, a partir dos seus conceitos de deriva, psicogeografia, détournement e Urbanismo Unitário. Este último, não constitui um urbanismo propriamente dito, dotado de novas diretrizes de implantação: o Urbanismo Unitário situacionista foi justamente uma crítica ao urbanismo vigente na sua época. Dentre as formas estéticas de aparição do diálogo da arte com a arquitetura urbana, notamos na contemporaneidade uma reincidência da imagem. Propusemo-nos a analisar as operações executadas pelas inúmeras imagens na paisagem imagens fáticas, imagens clichê e os contrapontos que a imagem artística tenta estabelecer. O que chamamos acima da contribuição para futuros urbanos renovados ou do processo de construção da significação, serve de título a essa pesquisa: constituem cidades em instalação, em via de nascer para cumprir funções simbólicas obscurecidas pela vida imediatista, funcionalista e veloz dos fluxos urbanos.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T17:30:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T17:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLG
url http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A2SMLG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/1/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A2SMLG/2/dissertacao_renata_moreira_marquez.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv db53f3e466b227b547fb62c46e9eb7df
be0b2ecbe879ab68a98a11e213c35e31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589237019246592