Medicina e ensino médico: vertentes de um processo econômico social - uma história da faculdade de medicina de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MJJW |
Resumo: | Neste estudo histórico procura-se analisar e explicar interseções consideradas significativas no processo evolutivo de instituições ligadas á medicina e à educação médica, no contexto econômico e social bradileiro que as produziu.Tomou-se como objetivo primordial a história da faculdade de medicina de Belo Horizonte, desde as primeiras tentativas para sua implantação até o ano de 1930, época em que já faz parte da Universidade de Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em fontes primárias e secundárias. O fulcro do trabalho é a caracterização da rede de interrelações que se estabeleceu entre instituições voltadas para a saúde e para a formação de médicos e a maneira como o Estado e a sociedade as concebeu e geriu. Buscou-se a razão de ser desse processo nas conjunturas do Período Colonial até o final da primeira república. A história da Faculdade de Medicina, enquanto instiuição social, foi estudada como foco de manifestações do poder, muitas vezes contraditório, buscando-se captá-lo através de seus discursos e práticas. Finalmente, nele se pretende demonstrar que as instiuições sociais são instâncias de poder econômico, político e ideológico. Elas desenvolvem saberes e práticas, cujas regras são expressões da ordem e da disciplina engendradas em contextos históricos específicos, que orientam as relações sociais. |
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