Sim, sou um negro de cor: Wilson Simonal e a afirmação do orgulho negro no Brasil dos anos 1960
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRFHY |
Resumo: | No contexto dos anos 1960 e 1970 é considerado que as esquerdas, afastadas do campo político, apresentavam uma atuação de destaque no campo artístico através da chamada arte engajada. Pensando na música engajada, são geralmente destacados pelos estudiosos do período dois grupos: o nacional-popular e o Tropicalista. A intenção desta dissertação é problematizar, na figura do politicamente controverso e conservador cantor Wilson Simonal, um terceiro tipo de atuação política que, nos anos 1960, aparentemente foi eclipsada pelas outras duas: a reivindicação pela igualdade racial, ecoando a mobilização internacional contra o preconceito às pessoas negras. Portanto, nossa proposta consiste em situar e relacionar a produção musical de Simonal, entre 1963 e 1971, em meio às manifestações do Orgulho Negro que eclodiam em diversas regiões do mundo no mesmo recorte temporal. Pretende-se assim contribuir para uma identificação, através da Nova História Política, de manifestações culturais relacionadas à afirmação da identidade negra e reivindicação da igualdade racial, combatendo o preconceito e as ideias de inferiorização das pessoas negras. Para isso, busca-se relacionar o contexto específico da realidade nacional, diante da ditadura militar, com as manifestações internacionais da causa racial, interpretando a canção, no formato fonograma, como um veículo privilegiado para a circulação de tais mensagens. |
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Miriam Hermeto de Sa MottaHeloisa Maria Murgel StarlingLuiz Duarte Haele ArnautBruno Vinicius Leite de Morais2019-08-14T21:14:29Z2019-08-14T21:14:29Z2016-09-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRFHYNo contexto dos anos 1960 e 1970 é considerado que as esquerdas, afastadas do campo político, apresentavam uma atuação de destaque no campo artístico através da chamada arte engajada. Pensando na música engajada, são geralmente destacados pelos estudiosos do período dois grupos: o nacional-popular e o Tropicalista. A intenção desta dissertação é problematizar, na figura do politicamente controverso e conservador cantor Wilson Simonal, um terceiro tipo de atuação política que, nos anos 1960, aparentemente foi eclipsada pelas outras duas: a reivindicação pela igualdade racial, ecoando a mobilização internacional contra o preconceito às pessoas negras. Portanto, nossa proposta consiste em situar e relacionar a produção musical de Simonal, entre 1963 e 1971, em meio às manifestações do Orgulho Negro que eclodiam em diversas regiões do mundo no mesmo recorte temporal. Pretende-se assim contribuir para uma identificação, através da Nova História Política, de manifestações culturais relacionadas à afirmação da identidade negra e reivindicação da igualdade racial, combatendo o preconceito e as ideias de inferiorização das pessoas negras. Para isso, busca-se relacionar o contexto específico da realidade nacional, diante da ditadura militar, com as manifestações internacionais da causa racial, interpretando a canção, no formato fonograma, como um veículo privilegiado para a circulação de tais mensagens.In the context of the 1960s and 1970s, it is considered that the left-wingers, away from politics, had a prominent role in the artistic field, through the so-called activist art. When it comes to activist music, two groups are usually highlighted by scholars of the period: the national-popular and the Tropicalist. The aim of this dissertation is to discuss, in the figure of the politically controversial and conservative singer Wilson Simonal, a third type of political activity that, in the 1960s, was apparently overshadowed by the other two: the claim for racial equality, echoing the international mobilization against the prejudice of black people. So, our proposal is to situate and relate the music production of Simonal between 1963 and 1971, with the manifestations of the Black Pride that emerged in several regions of the world in the same period of time. This is to contribute to identify, through the New Political History, cultural events related to the affirmation of black identity and the claim for "racial " equality, fighting prejudice and inferiority ideas against black people. For this, we try to relate the specific context of the national reality, which was facing the military dictatorship, with the international manifestations of the racial cause, analyzing the song played in the phonogram, as a privileged vehicle for the movement of such messages.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasil História 1964-1985Simonal, Wilson, 1938-2000RacismoMúsica popularHistóriaDitadura Militar brasileiraSimonalOrgulho negroMúsicaSim, sou um negro de cor: Wilson Simonal e a afirmação do orgulho negro no Brasil dos anos 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_bruno_morais_simonal_2016_com_ficha.pdfapplication/pdf2479016https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQRFHY/1/dissertacao_bruno_morais_simonal_2016_com_ficha.pdf9f9ce08d4d5fe9de0171cdf754f0c697MD51TEXTdissertacao_bruno_morais_simonal_2016_com_ficha.pdf.txtdissertacao_bruno_morais_simonal_2016_com_ficha.pdf.txtExtracted texttext/plain796558https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQRFHY/2/dissertacao_bruno_morais_simonal_2016_com_ficha.pdf.txtd9840c63fc17641b02516f2aa92bc7abMD521843/BUOS-AQRFHY2019-11-14 15:51:26.002oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQRFHYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:51:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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