O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maira Tomayno de Melo Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGTG
Resumo: O presente trabalho visa ampliar a compreensão do processo de apropriação dos sentidos da leitura de crianças e jovens e adultos alfabetizandos a partir da investigação do papel da linguagem em uso nas salas de aula desses sujeitos. Apresentamos o resultado de uma pesquisa etnográfica que teve como foco duas turmas iniciais de alfabetização de duas escolas públicas diferentes localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados foi realizada durante um ano por meio da observação participante, notas de campo, análise de artefatos do grupo, entrevistas, fotografias, gravações de vídeo e áudio. O enfoque teórico-metodológico adotado baseia-se na abordagem Histórico-Cultural, fundamentada na teoria sobre o desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES e MONTEIRO, 2005) e nos pressupostos da Etnografia Interacional (SBCDG, 1992; CASTANHEIRA, M. L; GREEN, J. L.; DIXON, C., 2007): Sociolinguística Interacional, Análise Crítica do Discurso e Antropologia Cognitiva, a saber. Também foram consideradas as contribuições da teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin e dos estudos recentes da área de alfabetização e letramento, com foco nas relações entre linguagem e leitura (BAKHTIN, 1992; 1979; STREET, 1984; 2002; 2009; HEATH, 1983; ROJO, 2004; SOARES, 1998; 2002; CAFIERO, 2005). A análise do processo de ensino aprendizagem da leitura construído nas interações e ações dos alfabetizandos, possibilitou conhecer o que e como leem, para quem leem, quando e onde leem e quais os efeitos da linguagem em uso, ou seja, do contexto, das dimensões comunicativas e sociais instauradas em cada sala de aula no processo de desenvolvimento das capacidades leitoras desses sujeitos. Em relação à sala de aula da EJA foi possível perceber que a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações do grupo estudado funcionou como meio de comunicação, como modo de organizar as interações. Contudo, não possibilitou estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. As capacidades específicas do domínio da leitura desenvolvidas nessa sala de aula se restringiram às habilidades e aos conhecimentos relativos à decifração. Ao contrário do que aconteceu na sala de aula da EJA, as capacidades relativas à decodificação foram trabalhadas em consonância com as capacidades de compreensão de textos e com os usos e funções da língua escrita. A linguagem em uso pelas crianças e pela professora, ou seja, a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações desse grupo estudado possibilitou o estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. Mais do que isso, instaurou-se na sala de aula uma relação dialógica de respeito e valorização da cooperação mútua. Dessa forma, as interações vivenciadas em sala de aula pelos sujeitos pesquisados permitiram tornar visível que a leitura é uma prática social, e não se configura somente como habilidades técnicas e neutras, pois está imersa em princípios epistemológicos construídos socialmente. A implicação dessa concepção de leitura para a área da alfabetização reafirma a necessidade de se ensinar a tecnologia da leitura e da escrita sem, contudo, deixar de lado as dimensões sociais, políticas e ideológicas do ato de ensinar a aprender a ler e escrever.
id UFMG_a0d6e93139e6f515d9ea76fd210ab939
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MAGTG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria de Fatima Cardoso GomesDelaine Cafiero BicalhoMaria Lucia CastanheiraCarlos Henrique de Souza GerkenMaira Tomayno de Melo Dias2019-08-13T03:02:43Z2019-08-13T03:02:43Z2011-03-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGTGO presente trabalho visa ampliar a compreensão do processo de apropriação dos sentidos da leitura de crianças e jovens e adultos alfabetizandos a partir da investigação do papel da linguagem em uso nas salas de aula desses sujeitos. Apresentamos o resultado de uma pesquisa etnográfica que teve como foco duas turmas iniciais de alfabetização de duas escolas públicas diferentes localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados foi realizada durante um ano por meio da observação participante, notas de campo, análise de artefatos do grupo, entrevistas, fotografias, gravações de vídeo e áudio. O enfoque teórico-metodológico adotado baseia-se na abordagem Histórico-Cultural, fundamentada na teoria sobre o desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES e MONTEIRO, 2005) e nos pressupostos da Etnografia Interacional (SBCDG, 1992; CASTANHEIRA, M. L; GREEN, J. L.; DIXON, C., 2007): Sociolinguística Interacional, Análise Crítica do Discurso e Antropologia Cognitiva, a saber. Também foram consideradas as contribuições da teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin e dos estudos recentes da área de alfabetização e letramento, com foco nas relações entre linguagem e leitura (BAKHTIN, 1992; 1979; STREET, 1984; 2002; 2009; HEATH, 1983; ROJO, 2004; SOARES, 1998; 2002; CAFIERO, 2005). A análise do processo de ensino aprendizagem da leitura construído nas interações e ações dos alfabetizandos, possibilitou conhecer o que e como leem, para quem leem, quando e onde leem e quais os efeitos da linguagem em uso, ou seja, do contexto, das dimensões comunicativas e sociais instauradas em cada sala de aula no processo de desenvolvimento das capacidades leitoras desses sujeitos. Em relação à sala de aula da EJA foi possível perceber que a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações do grupo estudado funcionou como meio de comunicação, como modo de organizar as interações. Contudo, não possibilitou estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. As capacidades específicas do domínio da leitura desenvolvidas nessa sala de aula se restringiram às habilidades e aos conhecimentos relativos à decifração. Ao contrário do que aconteceu na sala de aula da EJA, as capacidades relativas à decodificação foram trabalhadas em consonância com as capacidades de compreensão de textos e com os usos e funções da língua escrita. A linguagem em uso pelas crianças e pela professora, ou seja, a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações desse grupo estudado possibilitou o estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. Mais do que isso, instaurou-se na sala de aula uma relação dialógica de respeito e valorização da cooperação mútua. Dessa forma, as interações vivenciadas em sala de aula pelos sujeitos pesquisados permitiram tornar visível que a leitura é uma prática social, e não se configura somente como habilidades técnicas e neutras, pois está imersa em princípios epistemológicos construídos socialmente. A implicação dessa concepção de leitura para a área da alfabetização reafirma a necessidade de se ensinar a tecnologia da leitura e da escrita sem, contudo, deixar de lado as dimensões sociais, políticas e ideológicas do ato de ensinar a aprender a ler e escrever.This paper aims to contrast process of appropriation of the meanings in reading of adults and children who are in the process of literacy from the investigation of the role of language in use in the classrooms of these participants. We present the results of an ethnographic study that it was focused on two classes of initial literacy in two different public schools located in the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais, Brazil. Data collection was performed during one year through participant observation, field notes, analysis of the group's artifacts, interviews, photographs, video and audio recordings. The theoretical and methodological approach adopted is based on a historical-cultural approach, based on the theory of human development founded by Lev S. Vygotsky (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES e MONTEIRO, 2005, GOMES 2004, GOMES e MONTEIRO, 2005) and assumptions of Interactional Ethnography (SBCDG, 1992; CASTANHEIRA, M. L; GREEN, J. L.; DIXON, C., 2007): Interactional Sociolinguistics, Critical Discourse Analysis and Cognitive Anthropology, viz. We also considered the contributions of the Bakhtin´s dialogic theory and recent studies in the literacy area, focusing on the relationship between language and reading (BAKHTIN, 1992, 1979; STREET, 1984, 2002, 2009; HEATH, 1983; ROJO, 2004; SOARES, 1998, 2002; CAFIERO, 2005). The analysis of the teaching and learning process of reading, constructed within the interactions and actions of learners, made possible the understanding of what and how they read, for whom they read, when and where they read, and which are the effects of the language in use, i.e., of the context, of the communicative and social dimensions established in each classroom in the developing process of those students reading skills. In relation to the Adult Education classroom, it was possible to notice that the language produced and interpreted in the speeches and actions of the studied group worked as a means of communication, as a way to organize the interactions. However, it did not make possible a study and reflection about what they have read, about the aims of the reading, and about the process of appropriation of this cultural asset. The reading skills specific capacities developed in that classroom are restricted to the skills and knowledge related to deciphering. Unlike what happened in the Adult Education classroom, the capacities which are relative to decoding were developed together with the capacities of text comprehension and with the uses and functions of written language. The language in use by children and the teacher, there is, the language produced and interpreted in the speeches and actions of this studied group made possible the study and reflection about what they read, about the reading aims, and about the process of appropriation of that cultural asset. Even more than that, it was established in the classroom a dialogical relationship with respect and appreciation of mutual cooperation. Thus, the interactions experienced by the researched students in the classroom provided the opportunity of making visible that reading is a social practice, and it does not configure itself exclusively as neutral and technical skills, since it is absorbed in socially constructed epistemological principles. The implication of this conception of reading to the area of literacy reaffirms the need to teach the "technology" of reading and writing, but without neglecting the social, political and ideological dimensions of the act of teaching of how to read and write.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização de adultosEducaçãoPsicologia educacionalLeitura Estudo e ensinoEducação de criançasLinguagem e educaçãoAlfabetizaçãoletramentolinguagem em usoO papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALma_ra_disserta__o_final_04.04.pdfapplication/pdf5791818https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MAGTG/1/ma_ra_disserta__o_final_04.04.pdf8bd203324d02176c3099b26d637181b4MD51TEXTma_ra_disserta__o_final_04.04.pdf.txtma_ra_disserta__o_final_04.04.pdf.txtExtracted texttext/plain466219https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MAGTG/2/ma_ra_disserta__o_final_04.04.pdf.txtd31df70d8f2ddd386843b5ab93ba0bf6MD521843/FAEC-8MAGTG2019-11-14 20:56:54.985oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MAGTGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:56:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
title O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
spellingShingle O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
Maira Tomayno de Melo Dias
Alfabetização
letramento
linguagem em uso
Alfabetização de adultos
Educação
Psicologia educacional
Leitura Estudo e ensino
Educação de crianças
Linguagem e educação
title_short O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
title_full O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
title_fullStr O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
title_full_unstemmed O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
title_sort O papel da linguagem em uso na sala de aula no processo de apropriação da leitura de crianças e jovens e adultos
author Maira Tomayno de Melo Dias
author_facet Maira Tomayno de Melo Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de Fatima Cardoso Gomes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Delaine Cafiero Bicalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Henrique de Souza Gerken
dc.contributor.author.fl_str_mv Maira Tomayno de Melo Dias
contributor_str_mv Maria de Fatima Cardoso Gomes
Delaine Cafiero Bicalho
Maria Lucia Castanheira
Carlos Henrique de Souza Gerken
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
letramento
linguagem em uso
topic Alfabetização
letramento
linguagem em uso
Alfabetização de adultos
Educação
Psicologia educacional
Leitura Estudo e ensino
Educação de crianças
Linguagem e educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização de adultos
Educação
Psicologia educacional
Leitura Estudo e ensino
Educação de crianças
Linguagem e educação
description O presente trabalho visa ampliar a compreensão do processo de apropriação dos sentidos da leitura de crianças e jovens e adultos alfabetizandos a partir da investigação do papel da linguagem em uso nas salas de aula desses sujeitos. Apresentamos o resultado de uma pesquisa etnográfica que teve como foco duas turmas iniciais de alfabetização de duas escolas públicas diferentes localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados foi realizada durante um ano por meio da observação participante, notas de campo, análise de artefatos do grupo, entrevistas, fotografias, gravações de vídeo e áudio. O enfoque teórico-metodológico adotado baseia-se na abordagem Histórico-Cultural, fundamentada na teoria sobre o desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky (VYGOTSKY, 1934/1993; 1979; 1989; GOMES, 2004; GOMES e MONTEIRO, 2005) e nos pressupostos da Etnografia Interacional (SBCDG, 1992; CASTANHEIRA, M. L; GREEN, J. L.; DIXON, C., 2007): Sociolinguística Interacional, Análise Crítica do Discurso e Antropologia Cognitiva, a saber. Também foram consideradas as contribuições da teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin e dos estudos recentes da área de alfabetização e letramento, com foco nas relações entre linguagem e leitura (BAKHTIN, 1992; 1979; STREET, 1984; 2002; 2009; HEATH, 1983; ROJO, 2004; SOARES, 1998; 2002; CAFIERO, 2005). A análise do processo de ensino aprendizagem da leitura construído nas interações e ações dos alfabetizandos, possibilitou conhecer o que e como leem, para quem leem, quando e onde leem e quais os efeitos da linguagem em uso, ou seja, do contexto, das dimensões comunicativas e sociais instauradas em cada sala de aula no processo de desenvolvimento das capacidades leitoras desses sujeitos. Em relação à sala de aula da EJA foi possível perceber que a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações do grupo estudado funcionou como meio de comunicação, como modo de organizar as interações. Contudo, não possibilitou estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. As capacidades específicas do domínio da leitura desenvolvidas nessa sala de aula se restringiram às habilidades e aos conhecimentos relativos à decifração. Ao contrário do que aconteceu na sala de aula da EJA, as capacidades relativas à decodificação foram trabalhadas em consonância com as capacidades de compreensão de textos e com os usos e funções da língua escrita. A linguagem em uso pelas crianças e pela professora, ou seja, a linguagem produzida e interpretada nos discursos e ações desse grupo estudado possibilitou o estudo e reflexão sobre o que se leu, sobre os objetivos da leitura, e sobre o processo de apropriação desse bem cultural. Mais do que isso, instaurou-se na sala de aula uma relação dialógica de respeito e valorização da cooperação mútua. Dessa forma, as interações vivenciadas em sala de aula pelos sujeitos pesquisados permitiram tornar visível que a leitura é uma prática social, e não se configura somente como habilidades técnicas e neutras, pois está imersa em princípios epistemológicos construídos socialmente. A implicação dessa concepção de leitura para a área da alfabetização reafirma a necessidade de se ensinar a tecnologia da leitura e da escrita sem, contudo, deixar de lado as dimensões sociais, políticas e ideológicas do ato de ensinar a aprender a ler e escrever.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:02:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:02:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGTG
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAGTG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MAGTG/1/ma_ra_disserta__o_final_04.04.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MAGTG/2/ma_ra_disserta__o_final_04.04.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bd203324d02176c3099b26d637181b4
d31df70d8f2ddd386843b5ab93ba0bf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589332422885376