Relação entre o nível de disclosure e rentabilidade: estudo em seguradoras brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osmar Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: José Roberto de Souza Francisco
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60781
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre o nível de disclosure e a rentabilidade em empresas seguradoras brasileiras. A revisão da literatura demonstra que os gestores podem adotar uma postura estratégica em relação à divulgação de informações, tendo em vista alcançar resultados para as empresas. Ao se considerar esse aspecto assume-se que as políticas de divulgação podem afetar o resultado contábil das seguradoras e, portanto, as variáveis de rentabilidades obtidas por meio das demonstrações contábeis das mesmas, seriam capazes de mensurar esse impacto. Para efetivação da pesquisa também foi necessário estimar nível de divulgação contábil. Como essa é uma variável que não pode ser diretamente observada os pesquisadores utilizam índices próprios ou mesmo índices presentes na literatura sobre o tema conforme os objetivos do estudo. Nessa pesquisa, optou-se por utilizar uma adaptação do Índice de Disclosure Brasileiro (Alencar, 2007). Tendo em vista verificar a relação entre a divulgação e a rentabilidade, foi empregado o modelo de regressão linear onde a variável explicada correspondeu ao Índice de Disclosure e as variáveis explicativas foram índices de rentabilidade e variáveis de controle. A amostra empregada contou 48 empresas e os dados utilizados foram obtidos das demonstrações contábeis publicadas para o ano de 2014. Os resultados obtidos indicam uma relação negativa entre o nível de divulgação e a rentabilidade, contudo as variáveis de rentabilidade detiveram um baixo poder de explicação sobre o Índice de Divulgação. O estudo também ratificou outras pesquisas ao apontar uma relação positiva entre o tamanho das seguradoras e o nível de divulgação das mesmas.
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