Elas se divertem (Barbacena - MG, 1914 a 1931)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/49419 https://orcid.org/0000-0002-6560-0475 |
Resumo: | A análise dos divertimentos com foco nas mulheres é um tema ainda pouco evidente nas pesquisas dos Estudos do Lazer e da História das Mulheres no Brasil. Com a presente dissertação objetivamos compreender as formas de participação das mulheres de Barbacena nos divertimentos de 1914 a 1931. Em específico, buscamos apontar os divertimentos presentes nessa cidade no período estudado; identificar em quais divertimentos as mulheres participavam e quais mulheres eram essas; compreender como as mulheres se divertiam, com quem, onde e como participavam desses divertimentos; investigar quais eram os sentidos e significados atribuídos a essas práticas; e, por fim, interpretar o que era aconselhado e censurado em relação aos divertimentos e a participação das barbacenenses. Para tanto, se constituiu como principal fonte de pesquisa o jornal Cidade de Barbacena, considerado o principal da região, junto a outras fontes como o jornal O Sericicultor, Olympic Jornal, relatos memorialísticos, dicionários, anuários e almanaques. A análise de dados foi pautada em duas principais catogorias: Cines-Teatro e Práticas Corporais. Em síntese, constatamos que as barbacenenses participaram dos divertimentos como espectadoras, organizadoras e integrantes. Espectadoras, por meio da assistência de sessões fílmicas, variadas apresentações artísticas, jogos de futebol, cavalhadas e corridas de cavalos. Organizadoras de eventos beneficentes que incluíram apresentações teatrais, literárias, musicais, de dança e cinema. Integrantes de programações de divertimentos como amadoras, que incluíram apresentações artísticas teatrais, literárias e musicais, de times de futebol no posto de Madrinhas, de práticas do atletismo como competidoras, de patinação e de dança, de representações das cavalhadas, de escotismo na função de Rainha e granduquezas, do footing na Rua 15 de Novembro dentre outras. Foram as barbacenenses das classes mais abastadas as que tiveram destaque nas fontes mobilizadas, contudo muitos indícios demonstram a participação ou o pedido de participação das mulheres de outras classes, como as pobres. As professoras normalistas exerceram protagonismo nas programações de divertimentos. Além de espectadoras e integrantes de apresentações artísticas foram promotoras e organizadoras de entretenimentos, o que implica dizer que ser professora no período estudado e no contexto de Barbacena foi algo que permitiu trânsito de mulheres em diversos lugares dessa sociedade. |
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Em específico, buscamos apontar os divertimentos presentes nessa cidade no período estudado; identificar em quais divertimentos as mulheres participavam e quais mulheres eram essas; compreender como as mulheres se divertiam, com quem, onde e como participavam desses divertimentos; investigar quais eram os sentidos e significados atribuídos a essas práticas; e, por fim, interpretar o que era aconselhado e censurado em relação aos divertimentos e a participação das barbacenenses. Para tanto, se constituiu como principal fonte de pesquisa o jornal Cidade de Barbacena, considerado o principal da região, junto a outras fontes como o jornal O Sericicultor, Olympic Jornal, relatos memorialísticos, dicionários, anuários e almanaques. A análise de dados foi pautada em duas principais catogorias: Cines-Teatro e Práticas Corporais. Em síntese, constatamos que as barbacenenses participaram dos divertimentos como espectadoras, organizadoras e integrantes. Espectadoras, por meio da assistência de sessões fílmicas, variadas apresentações artísticas, jogos de futebol, cavalhadas e corridas de cavalos. Organizadoras de eventos beneficentes que incluíram apresentações teatrais, literárias, musicais, de dança e cinema. Integrantes de programações de divertimentos como amadoras, que incluíram apresentações artísticas teatrais, literárias e musicais, de times de futebol no posto de Madrinhas, de práticas do atletismo como competidoras, de patinação e de dança, de representações das cavalhadas, de escotismo na função de Rainha e granduquezas, do footing na Rua 15 de Novembro dentre outras. Foram as barbacenenses das classes mais abastadas as que tiveram destaque nas fontes mobilizadas, contudo muitos indícios demonstram a participação ou o pedido de participação das mulheres de outras classes, como as pobres. As professoras normalistas exerceram protagonismo nas programações de divertimentos. Além de espectadoras e integrantes de apresentações artísticas foram promotoras e organizadoras de entretenimentos, o que implica dizer que ser professora no período estudado e no contexto de Barbacena foi algo que permitiu trânsito de mulheres em diversos lugares dessa sociedade.The analysis of amusements that focus on women is still not an evident theme in researches of Women’s History and Leisure Studies in Brazil. Through the present dissertation we aimed to comprehend the ways in which women from Barbacena engaged in the amusements from 1914 to 1931. Specifically, we intended to point out amusements current in the city during the time studied; to identify what were the amusements in which women engaged and which women were those; to comprehend how women had fun, with whom, where and how they engaged in these amusements; to investigate which were the senses and meanings given to those practices; and, finally, to interpret what was adviced and censored related to the amusements and to the engaging of women from Barbacena. For such, the newspaper Cidade de Barbacena was constituted as a main source. It was considered as the main one of the region, along with other sources as O Sericicultor, Olympic Jornal, memory reports, dictionaries, annuals, and almanacs. The data analysis was based into two main categories: Cine-Theaters and Corporal Practices. In summary, we verified that the Barbacena women participated in the amusements as spectators, planners, and members. Spectators attending film sessions, various artistic presentations, soccer games, horse riding parades and competitions. Organizers of charity events that included theatrical, literary, musical, dance and cinema presentations. Members of amusements plans as amateurs which included theatrical, literary and musical artistic shows, in soccer teams in the position of sponsors, in athletic practices as competitors, in skating and dance, in horse riding parades representation, in scouting and as Queen and Gran-Duchess in the footing on 15 de Novembro street, among other activities. The Barbacena women of wealthiest classes were the prominent ones in mobilized sources, however many evidences show participation or requests for participating by women from other classes, as the poor ones. Primary teachers had a prominent role in the schedules of amusements. Besides spectators and members of artistic shows, they were also promoters and planners of entertainment, which implies that being a teacher in the analysed time and in Barbacena context was something that permitted the transit of women in several places of that society.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos do LazerUFMGBrasilEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres - Aspectos sociaisMulheresCondições SociaisLazerAspectos Sociais. LazerHistóriaDiversõesBarbacena (MGElas se divertem (Barbacena - MG, 1914 a 1931)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49419/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49419/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD53ORIGINALSILVA, I. M. ELAS SE DIVERTEM, 2018.pdfSILVA, I. M. 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