Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSU |
Resumo: | Sabe-se que o ensino da leitura e da escrita vem se modificando e se modelando de acordo com a sociedade na qual estamos inseridos, uma sociedade globalizada, em que os alunos são seduzidos pelas tecnologias, abandonando a leitura e tornando assim, cada vez mais difícil o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem um novo olhar por parte dos alunos. A problemática do trabalho foi: Como trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente? E o objetivo geral: propor atividades diferentes que motivassem os alunos para leitura e escrita. A ideia foi elaborar oficinas de leitura e escrita, a partir da leitura de contos cuja temática fosse suspense/mistério pelos alunos do 7º ano. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva dialógica e responsiva da linguagem. Para tanto, foram realizadas leituras para um embasamento teórico acerca das teorias de leitura, teoria do conto, letramento literário. Autores como Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contribuíram de maneira ímpar para dar vida à ideia de trabalhar a leitura e a escrita por meio de contos. A conclusão a que se chega é que letramento pode ser trabalhado por meio de atividades lúdicas, diferentes do simples preenchimento de fichas de leitura. A leitura, pode e deve conduzir a escrita, uma atividade realizada de forma eficaz quando o aluno vê sentido no que produz, quando existe uma resposta para o que foi produzido, quando a relação dialógica de fato se consolida. |
id |
UFMG_a12377a3e96d3cf83438f4589f63d358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AXZGSU |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcelo ChiarettoAntonio Augusto Moreira de FariaIvanete Bernardino SoaresDesirê Adrienne Oliveira Gonçalves2019-08-10T23:20:09Z2019-08-10T23:20:09Z2018-02-27http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSUSabe-se que o ensino da leitura e da escrita vem se modificando e se modelando de acordo com a sociedade na qual estamos inseridos, uma sociedade globalizada, em que os alunos são seduzidos pelas tecnologias, abandonando a leitura e tornando assim, cada vez mais difícil o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem um novo olhar por parte dos alunos. A problemática do trabalho foi: Como trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente? E o objetivo geral: propor atividades diferentes que motivassem os alunos para leitura e escrita. A ideia foi elaborar oficinas de leitura e escrita, a partir da leitura de contos cuja temática fosse suspense/mistério pelos alunos do 7º ano. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva dialógica e responsiva da linguagem. Para tanto, foram realizadas leituras para um embasamento teórico acerca das teorias de leitura, teoria do conto, letramento literário. Autores como Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contribuíram de maneira ímpar para dar vida à ideia de trabalhar a leitura e a escrita por meio de contos. A conclusão a que se chega é que letramento pode ser trabalhado por meio de atividades lúdicas, diferentes do simples preenchimento de fichas de leitura. A leitura, pode e deve conduzir a escrita, uma atividade realizada de forma eficaz quando o aluno vê sentido no que produz, quando existe uma resposta para o que foi produzido, quando a relação dialógica de fato se consolida.It is known that the teaching of reading and writing has been changing and being modeled according to the society we are part of, a globalized society, in which the students are seduced by technology and abandon reading. It thus makes the Portuguese language teachers work more difficult. It is searched for a new perspective to the teaching of reading and writing through what is called as literacy, in which the acts of reading and writing receive a new look from the students point of view. The research question was: how could the work of reading and writing be more efficient? The main objective is to propose different activities to motivate students to read and write. So, the idea was to develop workshops with thriller or mystery themed short stories for 7th grade students. The developed activities are based on the dialogic and responsive perspective of language. For that, readings were made to compose the theoretical basis on the theories of reading, theory of the short story, and literary literacy. Authors such as Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contributed in a unique way to give life to the idea of working with reading and writing using short stories. The conclusion is that we can work with literacy through playful activities, instead of simply filling book reports. Reading should lead to writing, an activity that is effective when the student makes sense of what he produces, when there is an answer for what was produced, when the dialogic relation actually takes placeUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAtividades criativas na sala de aulaLeituraLetramentoEscritaLíngua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensinoescritaleituradialogismoAluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistérioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdfapplication/pdf4231994https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/1/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf3c52cd3a98d6d6ffafa138a728dd48e4MD51TEXTdisserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txtdisserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain271556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/2/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txt16ffa622220b5262c46218ac7b588a79MD521843/LETR-AXZGSU2019-11-14 08:35:55.028oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AXZGSURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:35:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério |
title |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério |
spellingShingle |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves escrita leitura dialogismo Atividades criativas na sala de aula Leitura Letramento Escrita Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino |
title_short |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério |
title_full |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério |
title_fullStr |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério |
title_full_unstemmed |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério |
title_sort |
Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério |
author |
Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves |
author_facet |
Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcelo Chiaretto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonio Augusto Moreira de Faria |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ivanete Bernardino Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves |
contributor_str_mv |
Marcelo Chiaretto Antonio Augusto Moreira de Faria Ivanete Bernardino Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escrita leitura dialogismo |
topic |
escrita leitura dialogismo Atividades criativas na sala de aula Leitura Letramento Escrita Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades criativas na sala de aula Leitura Letramento Escrita Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino |
description |
Sabe-se que o ensino da leitura e da escrita vem se modificando e se modelando de acordo com a sociedade na qual estamos inseridos, uma sociedade globalizada, em que os alunos são seduzidos pelas tecnologias, abandonando a leitura e tornando assim, cada vez mais difícil o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem um novo olhar por parte dos alunos. A problemática do trabalho foi: Como trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente? E o objetivo geral: propor atividades diferentes que motivassem os alunos para leitura e escrita. A ideia foi elaborar oficinas de leitura e escrita, a partir da leitura de contos cuja temática fosse suspense/mistério pelos alunos do 7º ano. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva dialógica e responsiva da linguagem. Para tanto, foram realizadas leituras para um embasamento teórico acerca das teorias de leitura, teoria do conto, letramento literário. Autores como Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contribuíram de maneira ímpar para dar vida à ideia de trabalhar a leitura e a escrita por meio de contos. A conclusão a que se chega é que letramento pode ser trabalhado por meio de atividades lúdicas, diferentes do simples preenchimento de fichas de leitura. A leitura, pode e deve conduzir a escrita, uma atividade realizada de forma eficaz quando o aluno vê sentido no que produz, quando existe uma resposta para o que foi produzido, quando a relação dialógica de fato se consolida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T23:20:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T23:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSU |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSU |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/1/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/2/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c52cd3a98d6d6ffafa138a728dd48e4 16ffa622220b5262c46218ac7b588a79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971135403393024 |