Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSU
Resumo: Sabe-se que o ensino da leitura e da escrita vem se modificando e se modelando de acordo com a sociedade na qual estamos inseridos, uma sociedade globalizada, em que os alunos são seduzidos pelas tecnologias, abandonando a leitura e tornando assim, cada vez mais difícil o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem um novo olhar por parte dos alunos. A problemática do trabalho foi: Como trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente? E o objetivo geral: propor atividades diferentes que motivassem os alunos para leitura e escrita. A ideia foi elaborar oficinas de leitura e escrita, a partir da leitura de contos cuja temática fosse suspense/mistério pelos alunos do 7º ano. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva dialógica e responsiva da linguagem. Para tanto, foram realizadas leituras para um embasamento teórico acerca das teorias de leitura, teoria do conto, letramento literário. Autores como Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contribuíram de maneira ímpar para dar vida à ideia de trabalhar a leitura e a escrita por meio de contos. A conclusão a que se chega é que letramento pode ser trabalhado por meio de atividades lúdicas, diferentes do simples preenchimento de fichas de leitura. A leitura, pode e deve conduzir a escrita, uma atividade realizada de forma eficaz quando o aluno vê sentido no que produz, quando existe uma resposta para o que foi produzido, quando a relação dialógica de fato se consolida.
id UFMG_a12377a3e96d3cf83438f4589f63d358
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AXZGSU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcelo ChiarettoAntonio Augusto Moreira de FariaIvanete Bernardino SoaresDesirê Adrienne Oliveira Gonçalves2019-08-10T23:20:09Z2019-08-10T23:20:09Z2018-02-27http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSUSabe-se que o ensino da leitura e da escrita vem se modificando e se modelando de acordo com a sociedade na qual estamos inseridos, uma sociedade globalizada, em que os alunos são seduzidos pelas tecnologias, abandonando a leitura e tornando assim, cada vez mais difícil o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem um novo olhar por parte dos alunos. A problemática do trabalho foi: Como trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente? E o objetivo geral: propor atividades diferentes que motivassem os alunos para leitura e escrita. A ideia foi elaborar oficinas de leitura e escrita, a partir da leitura de contos cuja temática fosse suspense/mistério pelos alunos do 7º ano. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva dialógica e responsiva da linguagem. Para tanto, foram realizadas leituras para um embasamento teórico acerca das teorias de leitura, teoria do conto, letramento literário. Autores como Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contribuíram de maneira ímpar para dar vida à ideia de trabalhar a leitura e a escrita por meio de contos. A conclusão a que se chega é que letramento pode ser trabalhado por meio de atividades lúdicas, diferentes do simples preenchimento de fichas de leitura. A leitura, pode e deve conduzir a escrita, uma atividade realizada de forma eficaz quando o aluno vê sentido no que produz, quando existe uma resposta para o que foi produzido, quando a relação dialógica de fato se consolida.It is known that the teaching of reading and writing has been changing and being modeled according to the society we are part of, a globalized society, in which the students are seduced by technology and abandon reading. It thus makes the Portuguese language teachers work more difficult. It is searched for a new perspective to the teaching of reading and writing through what is called as literacy, in which the acts of reading and writing receive a new look from the students point of view. The research question was: how could the work of reading and writing be more efficient? The main objective is to propose different activities to motivate students to read and write. So, the idea was to develop workshops with thriller or mystery themed short stories for 7th grade students. The developed activities are based on the dialogic and responsive perspective of language. For that, readings were made to compose the theoretical basis on the theories of reading, theory of the short story, and literary literacy. Authors such as Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contributed in a unique way to give life to the idea of working with reading and writing using short stories. The conclusion is that we can work with literacy through playful activities, instead of simply filling book reports. Reading should lead to writing, an activity that is effective when the student makes sense of what he produces, when there is an answer for what was produced, when the dialogic relation actually takes placeUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAtividades criativas na sala de aulaLeituraLetramentoEscritaLíngua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensinoescritaleituradialogismoAluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistérioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdfapplication/pdf4231994https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/1/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf3c52cd3a98d6d6ffafa138a728dd48e4MD51TEXTdisserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txtdisserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain271556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/2/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txt16ffa622220b5262c46218ac7b588a79MD521843/LETR-AXZGSU2019-11-14 08:35:55.028oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AXZGSURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:35:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
title Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
spellingShingle Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves
escrita
leitura
dialogismo
Atividades criativas na sala de aula
Leitura
Letramento
Escrita
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
title_short Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
title_full Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
title_fullStr Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
title_full_unstemmed Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
title_sort Aluno-autor: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
author Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves
author_facet Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelo Chiaretto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Augusto Moreira de Faria
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ivanete Bernardino Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves
contributor_str_mv Marcelo Chiaretto
Antonio Augusto Moreira de Faria
Ivanete Bernardino Soares
dc.subject.por.fl_str_mv escrita
leitura
dialogismo
topic escrita
leitura
dialogismo
Atividades criativas na sala de aula
Leitura
Letramento
Escrita
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Atividades criativas na sala de aula
Leitura
Letramento
Escrita
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
description Sabe-se que o ensino da leitura e da escrita vem se modificando e se modelando de acordo com a sociedade na qual estamos inseridos, uma sociedade globalizada, em que os alunos são seduzidos pelas tecnologias, abandonando a leitura e tornando assim, cada vez mais difícil o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Busca-se um novo olhar para o ensino da leitura e escrita, o que chamamos de letramento, no qual ler e escrever adquirem um novo olhar por parte dos alunos. A problemática do trabalho foi: Como trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente? E o objetivo geral: propor atividades diferentes que motivassem os alunos para leitura e escrita. A ideia foi elaborar oficinas de leitura e escrita, a partir da leitura de contos cuja temática fosse suspense/mistério pelos alunos do 7º ano. As atividades elaboradas estão ancoradas na perspectiva dialógica e responsiva da linguagem. Para tanto, foram realizadas leituras para um embasamento teórico acerca das teorias de leitura, teoria do conto, letramento literário. Autores como Todorov, Nádia Gotlib Batella, Antônio Cândido, Bordini, Cadermatori, Cotárzar, Cosson contribuíram de maneira ímpar para dar vida à ideia de trabalhar a leitura e a escrita por meio de contos. A conclusão a que se chega é que letramento pode ser trabalhado por meio de atividades lúdicas, diferentes do simples preenchimento de fichas de leitura. A leitura, pode e deve conduzir a escrita, uma atividade realizada de forma eficaz quando o aluno vê sentido no que produz, quando existe uma resposta para o que foi produzido, quando a relação dialógica de fato se consolida.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T23:20:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T23:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSU
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXZGSU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/1/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AXZGSU/2/disserta__o_desir__revisado_sem_marcas__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c52cd3a98d6d6ffafa138a728dd48e4
16ffa622220b5262c46218ac7b588a79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971135403393024