Gerenciamento de cores para imagens digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7XGFG3 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal o controle da cor nas imagens digitais, ao longo do processo que vai da digitalização à impressão, passando pela visualização. Com o crescimento do uso de computadores, principalmente a partir da década de 1990, percebe-se uma migração das aplicações analógicas para as digitais, iniciando-se de maneira ampla na escrita através dos editores de texto em detrimento da máquina de escrever manual. As imagens digitais no lugar das analógicas trouxeram um aumento das possibilidades de intercâmbio, principalmente após a introdução da rede mundial de computadores (Internet). A duplicação da imagem eletrônica é exata e, se impressa, também poderá ser, dependendo dos procedimentos adotados. A manutenção das cores passa a depender do formato do arquivo digital usado e das configurações selecionadas. Os estudos realizados, neste trabalho, abordam do princípio de formação da luz até a implementação prática do gerenciamento de cores, passando pela análise conceitual da cor, fontes de luz, temperatura de cor, sistema visual humano, modelos de cores, dispositivos para se medir a cor, geração de perfis (adequação das condições para digitalização), configuração das cores num programa para edição de imagens digitais, limitações teóricas e práticas do uso da cor, dentre outros. A fim de implementar o gerenciamento de cores, foram necessários equipamentos para medi-las, cartelas de referência para calibração e caracterização dos dispositivos, computador, impressora, equipamentos de digitalização e outros materiais. Na implementação do sistema, de maneira experimental, foi utilizado uma aquarela, e os resultados obtidos, para o universo de aproximadamente quarenta pessoas, colocadas a uma distância visual mínima de dois metros, mostram que não foi possível perceber diferenças entre a imagem original e a impressa, comprovando a possibilidade de digitalização, documentação e impressão com consistência das cores ao longo de todo o processo. |
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Arnaldo de Albuquerque AraujoLuiz Antonio Cruz SouzaLindsley DaibertHani Camille YehiaAlexandre Cruz Leao2019-08-14T17:57:36Z2019-08-14T17:57:36Z2005-08-25http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7XGFG3Este trabalho tem como objetivo principal o controle da cor nas imagens digitais, ao longo do processo que vai da digitalização à impressão, passando pela visualização. Com o crescimento do uso de computadores, principalmente a partir da década de 1990, percebe-se uma migração das aplicações analógicas para as digitais, iniciando-se de maneira ampla na escrita através dos editores de texto em detrimento da máquina de escrever manual. As imagens digitais no lugar das analógicas trouxeram um aumento das possibilidades de intercâmbio, principalmente após a introdução da rede mundial de computadores (Internet). A duplicação da imagem eletrônica é exata e, se impressa, também poderá ser, dependendo dos procedimentos adotados. A manutenção das cores passa a depender do formato do arquivo digital usado e das configurações selecionadas. Os estudos realizados, neste trabalho, abordam do princípio de formação da luz até a implementação prática do gerenciamento de cores, passando pela análise conceitual da cor, fontes de luz, temperatura de cor, sistema visual humano, modelos de cores, dispositivos para se medir a cor, geração de perfis (adequação das condições para digitalização), configuração das cores num programa para edição de imagens digitais, limitações teóricas e práticas do uso da cor, dentre outros. A fim de implementar o gerenciamento de cores, foram necessários equipamentos para medi-las, cartelas de referência para calibração e caracterização dos dispositivos, computador, impressora, equipamentos de digitalização e outros materiais. Na implementação do sistema, de maneira experimental, foi utilizado uma aquarela, e os resultados obtidos, para o universo de aproximadamente quarenta pessoas, colocadas a uma distância visual mínima de dois metros, mostram que não foi possível perceber diferenças entre a imagem original e a impressa, comprovando a possibilidade de digitalização, documentação e impressão com consistência das cores ao longo de todo o processo.This paper aims mainly the color control of digital images throughout the process that goes from digitalization to printing, passing through visualization. With the growth of computer use, mainly from the nineties, one can see the migration from the analogic applications usages towards the digital ones, which had its wide use starting with the text edition softwares, as the latter typewriter became obsolete. By using digital images rather than analogical ones, the exchange feasibilities increased, particularly after the world computer net (Internet) was introduced. The electronic image duplicate becomes exact. In case it is printed, it may also be exact, depending on the procedures that are applied. Color preservation may happen depending on the digital file format used, as well as on the configurations selected. The study conducted throughout this work goes from the very start of the light formation up to the practical implementation of color management, passing through the conceptual color analysis, light sources, color temperature, human visual system, color models, devices to assess color, profiling (adjustment that leads to proper digitalization), color configuration in a software for digital image edition, theoretical and practical constraints for the color use, etc. In order to implement color management, different equipaments were necessary to measure color, reference targets for calibration and device characterization, computer, printer, digitalization equipments, etc. As an experiment for the system implementation, a water color picture was used. The obtained results, using about nearly forty persons placed at a minimum visual distance of two meters, showed that no differences between the original image and the printed one could be perceived, corroborating the possibility to digitialization, documentation and printing, pointing out color accuracy, all over process accomplishment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCor na arteGerenciamento de coresCor Aspéctos físicosImagem digitalcoresimagem digitaldigitalizaçãosistemas de coresGerenciamento de cores para imagens digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_alexandre_leao.pdfapplication/pdf3476987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7XGFG3/1/dissertacao_alexandre_leao.pdf2de55c8f6dc89503d20d2d7736556400MD51TEXTdissertacao_alexandre_leao.pdf.txtdissertacao_alexandre_leao.pdf.txtExtracted texttext/plain226575https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7XGFG3/2/dissertacao_alexandre_leao.pdf.txtfc1392fa5bad4fefc1bfbd071ce59386MD521843/JSSS-7XGFG32019-11-14 15:23:18.28oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7XGFG3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:23:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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