"(Neste) espelho onde o refletido me interroga”: pesquisando a própria prática em unidocência na EJA - múltiplos letramentos, literatura e audiovisual
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38831 |
Resumo: | A Educação, no espaço da escola, pode contribuir para a inclusão social dos educandos, especialmente a partir do momento em que se busca estratégias que possam atender às demandas nos múltiplos letramentos destes sujeitos. Na perspectiva da pesquisa-ensino (Penteado e Garrido, 2010), descrevo e analiso minha experiência docente na Rede Pública Municipal de Belo Horizonte. Desde 2014, tenho observado que projetos de trabalho que mobilizam diálogos dos recursos audiovisuais e da literatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em processo de alfabetização contribuem para a ampliação da leitura de mundo dos educandos, favorecendo sua emancipação e formação crítica, conforme Freire (1981, 1999), Fresquet (2013), Bullara e Monteiro (2015) e Teixeira (2007). O objetivo geral deste estudo consiste em pesquisar a minha própria prática docente, visando investigar o papel das linguagens audiovisuais e da literatura nos múltiplos letramentos (Kleiman, 1998; Soares, 2004; Duarte, 2002; Rojo, 2009), nos processos emancipatórios e na formação crítica de educandos de uma turma de EJA em processo de alfabetização. Para isso, descrevo e analiso a experiência com projetos que envolvem o audiovisual e a literatura desenvolvidos entre 2014 e 2018. Devido à abrangência da experiência, detalho o projeto denominado “Minas, Nordeste & África: origens e diálogos”, realizado em 2017, que envolveu o trabalho com o livro “Indez”, de Bartolomeu Campos de Queirós, literatura de cordel e audiovisual. Os caminhos metodológicos traçados para a investigação incluem análise de registros em diários de campo, vídeos, fotografias, produções textuais e rodas de conversa, que foram trilhados à luz do referencial teórico da pesquisa-ensino (Penteado e Garrido, 2010). Na discussão dos dados da pesquisa, acerca do projeto aqui estudado, trazemos uma análise sobre a relação dos estudantes com a memória e com os saberes tradicionais, a escrita dos educandos, com destaque para a construção de metáforas e a descontração na escrita, a repercussões do projeto nos anos seguintes à sua realização e o processo emancipatório dos educandos da EJA por meio do projeto. |
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Míria Gomes de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5707036544040784Álida Angélica Alves LealYone Maria GonzagaAna Lúcia de Faria e Azevedohttp://lattes.cnpq.br/1335675035535539Ana Rita Santos2021-12-10T00:51:02Z2021-12-10T00:51:02Z2020-02-18http://hdl.handle.net/1843/38831A Educação, no espaço da escola, pode contribuir para a inclusão social dos educandos, especialmente a partir do momento em que se busca estratégias que possam atender às demandas nos múltiplos letramentos destes sujeitos. Na perspectiva da pesquisa-ensino (Penteado e Garrido, 2010), descrevo e analiso minha experiência docente na Rede Pública Municipal de Belo Horizonte. 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Devido à abrangência da experiência, detalho o projeto denominado “Minas, Nordeste & África: origens e diálogos”, realizado em 2017, que envolveu o trabalho com o livro “Indez”, de Bartolomeu Campos de Queirós, literatura de cordel e audiovisual. Os caminhos metodológicos traçados para a investigação incluem análise de registros em diários de campo, vídeos, fotografias, produções textuais e rodas de conversa, que foram trilhados à luz do referencial teórico da pesquisa-ensino (Penteado e Garrido, 2010). Na discussão dos dados da pesquisa, acerca do projeto aqui estudado, trazemos uma análise sobre a relação dos estudantes com a memória e com os saberes tradicionais, a escrita dos educandos, com destaque para a construção de metáforas e a descontração na escrita, a repercussões do projeto nos anos seguintes à sua realização e o processo emancipatório dos educandos da EJA por meio do projeto.Education, in the school context, can contribute to the social inclusion of learners, especially from the moment strategies are sought to fulfill the needs of the diverse literacy of these subjects. From the research-teaching perspective (Penteado & Garrido, 2010), I describe and analyze my teaching experience in Municipal Public Schools of Belo Horizonte. Since 2014, I have been observing that projects which promote dialogues of audiovisual resources and literature, with groups of Youth and Adult Education (EJA) who are in the literacy process, contribute to the broadening of their critical reading of the world, enabling their emancipation and critical thinking formation, according to Freire (1981, 1999), Fresquet (2013), Bullara & Monteiro (2015) and Teixeira (2007). The general goal of this study consists in researching my teaching practice, aiming at investigating the role of the audiovisual languages and literature in the diverse literacy (Kleiman, 1998; Soares, 2004; Duarte, 2002; Rojo, 2009), in the emancipating processes and the critical thinking formation of a specific group of learners from Young and Adult Education (EJA) in the process of literacy. In doing so, I describe and analyze the experiment with projects that involve the audiovisual and the literature developed between 2014 and 2018. Due to the comprehensiveness of the experiment, I will explain in detail the project named “Minas, Northeast & Africa: origins and dialogues”, carried out in 2017, which involved working with the book “Indez”, by Bartolomeu Campos de Queirós, “cordel” folk literature and audiovisual. The methodological analysis designed to the investigation covers records in field diaries, videos, photographs, text writing and round table discussions, which were guided in light of the theoretical referential of the research-teaching (Penteado & Garrido, 2010). In the discussion of the research data, about this project itself, we bring an analysis of the learners’ writing, the relation of the students with the memory and traditional knowledge, the laid-back moment in writing, the project repercussions in the following years and the emancipating process of Young and Adult Education learners through the project.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação e DocênciaUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAlfabetização de adultosLetramento -- Aspectos sociaisEducação de adultosEnsino audiovisualLiteratura -- Estudo e ensinoInclusão em educaçãoEJAPesquisa-ensinoMúltiplos letramentosAudiovisualLiteratura"(Neste) espelho onde o refletido me interroga”: pesquisando a própria prática em unidocência na EJA - múltiplos letramentos, literatura e audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALNeste espelho onde o refletido me interroga pesquisando a própria prática em unidocência na EJA múltiplos letramentos, literatura e audiovisual.pdfNeste espelho onde o refletido me interroga pesquisando a própria prática em unidocência na EJA múltiplos letramentos, literatura e audiovisual.pdfapplication/pdf15591065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38831/4/Neste%20espelho%20onde%20o%20refletido%20me%20interroga%20pesquisando%20a%20pr%c3%b3pria%20pr%c3%a1tica%20em%20unidoc%c3%aancia%20na%20EJA%20m%c3%baltiplos%20letramentos%2c%20literatura%20e%20audiovisual.pdfd12978b635bc33bf2c67974cc838fc19MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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