Letramento audiovisual nos anos iniciais do ensino fundamental: mediação na produção de sentidos em um desenho animado brasileiro, “Irmão do Jorel” (Enrico, 2014)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276516 |
Resumo: | O presente trabalho1 foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bolsa de Mestrado CNPq) e buscou refletir sobre o desenho animado brasileiro “Irmão do Jorel” (Enrico, 2014), como um texto a ser lido, para apontar algumas possibilidades didáticas de mediação de leitura para o desenvolvimento do letramento audiovisual. Atualmente, o cotidiano das crianças brasileiras é composto por vídeos no Youtube, no Tik Tok, propagandas, livros de literatura infantil e desenhos animados. Torna-se relevante pensarmos sobre a leitura do texto sincrético, ou seja, aquele que é composto por múltiplas linguagens. A partir dos aportes teóricos e metodológicos da semiótica discursiva (Floch, 2001; Fiorin, 2022; Landowski, 2014) e da semiótica visual (Pietroforte, 2021; Oliveira, 2001) procuramos analisar o percurso gerativo de sentido e os regimes de interação e sentido nos episódios “Gangorras da revolução”, “Fúria e poder sobre rodas” e “Recreio Brutal” e refletir sobre a mediação desta produção audiovisual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As crianças são um grande público para os desenhos animados, de modo que, auxiliá-las a ler o sincretismo de linguagens que os constitui possibilita o desenvolvimento de sua sensibilidade estética e do letramento audiovisual. Para a análise dos episódios considero a relação entre o plano da expressão e o plano do conteúdo, e seus efeitos de sentido, bem como os regimes de interação. Para a reflexão sobre as possibilidades didáticas, utilizo trabalhos sobre mediação (Nunes, 2013) e leitura do audiovisual (Pillar, 2019; Evalte, 2019). Os resultados apontam que a compreensão dos efeitos de sentido dos textos sincréticos selecionado é importante para o planejamento da mediação de leitura no contexto da sala de aula. |
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Martini, Júlia SoaresPillar, Analice Dutra2024-07-19T06:21:39Z2024http://hdl.handle.net/10183/276516001206728O presente trabalho1 foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bolsa de Mestrado CNPq) e buscou refletir sobre o desenho animado brasileiro “Irmão do Jorel” (Enrico, 2014), como um texto a ser lido, para apontar algumas possibilidades didáticas de mediação de leitura para o desenvolvimento do letramento audiovisual. Atualmente, o cotidiano das crianças brasileiras é composto por vídeos no Youtube, no Tik Tok, propagandas, livros de literatura infantil e desenhos animados. Torna-se relevante pensarmos sobre a leitura do texto sincrético, ou seja, aquele que é composto por múltiplas linguagens. A partir dos aportes teóricos e metodológicos da semiótica discursiva (Floch, 2001; Fiorin, 2022; Landowski, 2014) e da semiótica visual (Pietroforte, 2021; Oliveira, 2001) procuramos analisar o percurso gerativo de sentido e os regimes de interação e sentido nos episódios “Gangorras da revolução”, “Fúria e poder sobre rodas” e “Recreio Brutal” e refletir sobre a mediação desta produção audiovisual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As crianças são um grande público para os desenhos animados, de modo que, auxiliá-las a ler o sincretismo de linguagens que os constitui possibilita o desenvolvimento de sua sensibilidade estética e do letramento audiovisual. Para a análise dos episódios considero a relação entre o plano da expressão e o plano do conteúdo, e seus efeitos de sentido, bem como os regimes de interação. Para a reflexão sobre as possibilidades didáticas, utilizo trabalhos sobre mediação (Nunes, 2013) e leitura do audiovisual (Pillar, 2019; Evalte, 2019). Os resultados apontam que a compreensão dos efeitos de sentido dos textos sincréticos selecionado é importante para o planejamento da mediação de leitura no contexto da sala de aula.The present work was developed from a master's degree research carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul (CNPq Master's Scholarship) and sought to reflect on the Brazilian cartoon “Irmão do Jorel” (Enrico, 2014), as a text to be read, to point out some didactic possibilities for reading mediation for the development of audiovisual literacy. Currently, the daily lives of Brazilian children consist of videos on YouTube and Tiktok, advertisements, children's literature books and animated cartoons. It becomes relevant to think about the reading of a syncretic text, that is, one that is composed of multiple languages. Based on the theoretical and methodological contributions of discursive semiotics (Floch, 2001; Fiorin, 2022; Landowski, 2014) and visual semiotics (Pietroforte, 2021; Oliveira, 2001) we seek to analyze the generative path of meaning and the regimes of interaction and meaning in the episodes “Gangorras da revolution”, “Fury and power on wheels” and “Recreio Brutal” and reflect on the mediation of this audiovisual production in the Early Years of Elementary School. Children are a great audience for cartoons, so helping them to read the syncretism of languages that constitute them enables the development of their aesthetic sensitivity and audiovisual literacy. To analyze the episodes, I consider the relationship between the level of expression and the level of content, and their meaning effects, as well as the interaction regimes. To reflect on didactic possibilities, I use works on mediation (Nunes, 2013) and audiovisual reading (Pillar, 2019; Evalte, 2019). The results indicate that understanding the effects of meaning of the selected syncretic texts is important for planning reading mediation in the classroom context.application/pdfporMediaçãoLetramentoAudiovisualEnsino fundamentalAnos iniciaisLetramento audiovisual nos anos iniciais do ensino fundamental: mediação na produção de sentidos em um desenho animado brasileiro, “Irmão do Jorel” (Enrico, 2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206728.pdf.txt001206728.pdf.txtExtracted Texttext/plain271146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276516/2/001206728.pdf.txt809f848f6b0f84f16004f8f08ca2cbd8MD52ORIGINAL001206728.pdfTexto completoapplication/pdf102538423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276516/1/001206728.pdfd50c2f1a5b6f36b54ea9b3e64d89ccccMD5110183/2765162024-07-20 06:23:27.222232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:23:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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