Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Eliane Ferreira de SaNilma Soares da SilvaCristiane Mendes da Silva Dantas2019-08-09T13:03:50Z2019-08-09T13:03:50Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLNTrabalhar a questão alimentar na escola tem sido uma das estratégias defendidas por pesquisadores da saúde e também educadores por tornar possível difundir na sociedade a concepção de alimentação saudável e combater os maus hábitos alimentares praticados especialmente pelas crianças. A infância é, sem dúvida, uma boa fase para formação de bons hábitos, mas é também a mais desafiadora já que é comum que crianças apresentem preferências alimentares divergentes das recomendadas por nutricionistas. Levar a reflexão sobre a importância de uma boa alimentação para as salas de aula das séries iniciais é fundamental para a construção do conceito de nutrição e saúde e adoção de práticas alimentares saudáveis, pois quanto mais cedo este trabalho se inicia, maiores são as chances de bons resultados. Essa foi a intenção do plano de ação desenvolvido com uma turma de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho era realizar com o grupo de alunos uma reflexão sobre a importância da alimentação no nosso dia a dia, reconhecendo-a como fator de prevenção de doenças e promoção da saúde, aliando as discussões realizadas em sala com observações das práticas alimentares dos estudantes. A partir de diversas atividades, os alunos foram construindo o conceito de alimentação saudável ao mesmo tempo em que refletiam sobre suas próprias escolhas alimentares e as implicações dessas para a saúde. Sendo a escola espaço de formação integral do aluno, o plano de ação desenvolvido tornou evidente a necessidade de se trabalhar a questão dos hábitos alimentares de forma contínua e persistente, promovendo também o envolvimento da família, peça chave na formação de bons hábitos alimentares por ser a primeira e principal orientadora nas escolhas alimentares das crianças, servindo de estimulo para mudanças.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Habitos alimentares Crianças Educação sanitáriaCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Alimentação saudávelSaúde e nutriçãoHábitos alimentaresAlimentação do escolarAlimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcristiane_mendes_da_silva_dantas.pdfapplication/pdf1497243https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE6QLN/1/cristiane_mendes_da_silva_dantas.pdf6f6d172e918c33b37497684b412e2a65MD51TEXTcristiane_mendes_da_silva_dantas.pdf.txtcristiane_mendes_da_silva_dantas.pdf.txtExtracted texttext/plain68999https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE6QLN/2/cristiane_mendes_da_silva_dantas.pdf.txte90337ab3536a878d7088f18796c82f4MD521843/BUBD-AE6QLN2019-11-14 04:00:07.841oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE6QLNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:00:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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