Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLN |
Resumo: | Trabalhar a questão alimentar na escola tem sido uma das estratégias defendidas por pesquisadores da saúde e também educadores por tornar possível difundir na sociedade a concepção de alimentação saudável e combater os maus hábitos alimentares praticados especialmente pelas crianças. A infância é, sem dúvida, uma boa fase para formação de bons hábitos, mas é também a mais desafiadora já que é comum que crianças apresentem preferências alimentares divergentes das recomendadas por nutricionistas. Levar a reflexão sobre a importância de uma boa alimentação para as salas de aula das séries iniciais é fundamental para a construção do conceito de nutrição e saúde e adoção de práticas alimentares saudáveis, pois quanto mais cedo este trabalho se inicia, maiores são as chances de bons resultados. Essa foi a intenção do plano de ação desenvolvido com uma turma de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho era realizar com o grupo de alunos uma reflexão sobre a importância da alimentação no nosso dia a dia, reconhecendo-a como fator de prevenção de doenças e promoção da saúde, aliando as discussões realizadas em sala com observações das práticas alimentares dos estudantes. A partir de diversas atividades, os alunos foram construindo o conceito de alimentação saudável ao mesmo tempo em que refletiam sobre suas próprias escolhas alimentares e as implicações dessas para a saúde. Sendo a escola espaço de formação integral do aluno, o plano de ação desenvolvido tornou evidente a necessidade de se trabalhar a questão dos hábitos alimentares de forma contínua e persistente, promovendo também o envolvimento da família, peça chave na formação de bons hábitos alimentares por ser a primeira e principal orientadora nas escolhas alimentares das crianças, servindo de estimulo para mudanças. |
id |
UFMG_a1bb66b3706f364b9a593f79f6116824 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE6QLN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciaisAlimentação saudávelSaúde e nutriçãoHábitos alimentaresAlimentação do escolarProfessores de ensino fundamental Formação Habitos alimentares Crianças Educação sanitáriaCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Trabalhar a questão alimentar na escola tem sido uma das estratégias defendidas por pesquisadores da saúde e também educadores por tornar possível difundir na sociedade a concepção de alimentação saudável e combater os maus hábitos alimentares praticados especialmente pelas crianças. A infância é, sem dúvida, uma boa fase para formação de bons hábitos, mas é também a mais desafiadora já que é comum que crianças apresentem preferências alimentares divergentes das recomendadas por nutricionistas. Levar a reflexão sobre a importância de uma boa alimentação para as salas de aula das séries iniciais é fundamental para a construção do conceito de nutrição e saúde e adoção de práticas alimentares saudáveis, pois quanto mais cedo este trabalho se inicia, maiores são as chances de bons resultados. Essa foi a intenção do plano de ação desenvolvido com uma turma de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho era realizar com o grupo de alunos uma reflexão sobre a importância da alimentação no nosso dia a dia, reconhecendo-a como fator de prevenção de doenças e promoção da saúde, aliando as discussões realizadas em sala com observações das práticas alimentares dos estudantes. A partir de diversas atividades, os alunos foram construindo o conceito de alimentação saudável ao mesmo tempo em que refletiam sobre suas próprias escolhas alimentares e as implicações dessas para a saúde. Sendo a escola espaço de formação integral do aluno, o plano de ação desenvolvido tornou evidente a necessidade de se trabalhar a questão dos hábitos alimentares de forma contínua e persistente, promovendo também o envolvimento da família, peça chave na formação de bons hábitos alimentares por ser a primeira e principal orientadora nas escolhas alimentares das crianças, servindo de estimulo para mudanças.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEliane Ferreira de SaNilma Soares da SilvaCristiane Mendes da Silva Dantas2019-08-09T13:03:50Z2019-08-09T13:03:50Z2015-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLNinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T07:00:07Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE6QLNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T07:00:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais |
title |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais |
spellingShingle |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais Cristiane Mendes da Silva Dantas Alimentação saudável Saúde e nutrição Hábitos alimentares Alimentação do escolar Professores de ensino fundamental Formação Habitos alimentares Crianças Educação sanitária Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
title_short |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais |
title_full |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais |
title_fullStr |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais |
title_sort |
Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais |
author |
Cristiane Mendes da Silva Dantas |
author_facet |
Cristiane Mendes da Silva Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Eliane Ferreira de Sa Nilma Soares da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Mendes da Silva Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alimentação saudável Saúde e nutrição Hábitos alimentares Alimentação do escolar Professores de ensino fundamental Formação Habitos alimentares Crianças Educação sanitária Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
topic |
Alimentação saudável Saúde e nutrição Hábitos alimentares Alimentação do escolar Professores de ensino fundamental Formação Habitos alimentares Crianças Educação sanitária Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
description |
Trabalhar a questão alimentar na escola tem sido uma das estratégias defendidas por pesquisadores da saúde e também educadores por tornar possível difundir na sociedade a concepção de alimentação saudável e combater os maus hábitos alimentares praticados especialmente pelas crianças. A infância é, sem dúvida, uma boa fase para formação de bons hábitos, mas é também a mais desafiadora já que é comum que crianças apresentem preferências alimentares divergentes das recomendadas por nutricionistas. Levar a reflexão sobre a importância de uma boa alimentação para as salas de aula das séries iniciais é fundamental para a construção do conceito de nutrição e saúde e adoção de práticas alimentares saudáveis, pois quanto mais cedo este trabalho se inicia, maiores são as chances de bons resultados. Essa foi a intenção do plano de ação desenvolvido com uma turma de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho era realizar com o grupo de alunos uma reflexão sobre a importância da alimentação no nosso dia a dia, reconhecendo-a como fator de prevenção de doenças e promoção da saúde, aliando as discussões realizadas em sala com observações das práticas alimentares dos estudantes. A partir de diversas atividades, os alunos foram construindo o conceito de alimentação saudável ao mesmo tempo em que refletiam sobre suas próprias escolhas alimentares e as implicações dessas para a saúde. Sendo a escola espaço de formação integral do aluno, o plano de ação desenvolvido tornou evidente a necessidade de se trabalhar a questão dos hábitos alimentares de forma contínua e persistente, promovendo também o envolvimento da família, peça chave na formação de bons hábitos alimentares por ser a primeira e principal orientadora nas escolhas alimentares das crianças, servindo de estimulo para mudanças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-09 2019-08-09T13:03:50Z 2019-08-09T13:03:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248168753561600 |