Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Mendes da Silva Dantas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLN
Resumo: Trabalhar a questão alimentar na escola tem sido uma das estratégias defendidas por pesquisadores da saúde e também educadores por tornar possível difundir na sociedade a concepção de alimentação saudável e combater os maus hábitos alimentares praticados especialmente pelas crianças. A infância é, sem dúvida, uma boa fase para formação de bons hábitos, mas é também a mais desafiadora já que é comum que crianças apresentem preferências alimentares divergentes das recomendadas por nutricionistas. Levar a reflexão sobre a importância de uma boa alimentação para as salas de aula das séries iniciais é fundamental para a construção do conceito de nutrição e saúde e adoção de práticas alimentares saudáveis, pois quanto mais cedo este trabalho se inicia, maiores são as chances de bons resultados. Essa foi a intenção do plano de ação desenvolvido com uma turma de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho era realizar com o grupo de alunos uma reflexão sobre a importância da alimentação no nosso dia a dia, reconhecendo-a como fator de prevenção de doenças e promoção da saúde, aliando as discussões realizadas em sala com observações das práticas alimentares dos estudantes. A partir de diversas atividades, os alunos foram construindo o conceito de alimentação saudável ao mesmo tempo em que refletiam sobre suas próprias escolhas alimentares e as implicações dessas para a saúde. Sendo a escola espaço de formação integral do aluno, o plano de ação desenvolvido tornou evidente a necessidade de se trabalhar a questão dos hábitos alimentares de forma contínua e persistente, promovendo também o envolvimento da família, peça chave na formação de bons hábitos alimentares por ser a primeira e principal orientadora nas escolhas alimentares das crianças, servindo de estimulo para mudanças.
id UFMG_a1bb66b3706f364b9a593f79f6116824
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE6QLN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciaisAlimentação saudávelSaúde e nutriçãoHábitos alimentaresAlimentação do escolarProfessores de ensino fundamental Formação Habitos alimentares Crianças Educação sanitáriaCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Trabalhar a questão alimentar na escola tem sido uma das estratégias defendidas por pesquisadores da saúde e também educadores por tornar possível difundir na sociedade a concepção de alimentação saudável e combater os maus hábitos alimentares praticados especialmente pelas crianças. A infância é, sem dúvida, uma boa fase para formação de bons hábitos, mas é também a mais desafiadora já que é comum que crianças apresentem preferências alimentares divergentes das recomendadas por nutricionistas. Levar a reflexão sobre a importância de uma boa alimentação para as salas de aula das séries iniciais é fundamental para a construção do conceito de nutrição e saúde e adoção de práticas alimentares saudáveis, pois quanto mais cedo este trabalho se inicia, maiores são as chances de bons resultados. Essa foi a intenção do plano de ação desenvolvido com uma turma de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho era realizar com o grupo de alunos uma reflexão sobre a importância da alimentação no nosso dia a dia, reconhecendo-a como fator de prevenção de doenças e promoção da saúde, aliando as discussões realizadas em sala com observações das práticas alimentares dos estudantes. A partir de diversas atividades, os alunos foram construindo o conceito de alimentação saudável ao mesmo tempo em que refletiam sobre suas próprias escolhas alimentares e as implicações dessas para a saúde. Sendo a escola espaço de formação integral do aluno, o plano de ação desenvolvido tornou evidente a necessidade de se trabalhar a questão dos hábitos alimentares de forma contínua e persistente, promovendo também o envolvimento da família, peça chave na formação de bons hábitos alimentares por ser a primeira e principal orientadora nas escolhas alimentares das crianças, servindo de estimulo para mudanças.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEliane Ferreira de SaNilma Soares da SilvaCristiane Mendes da Silva Dantas2019-08-09T13:03:50Z2019-08-09T13:03:50Z2015-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLNinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T07:00:07Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE6QLNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T07:00:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
title Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
spellingShingle Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
Cristiane Mendes da Silva Dantas
Alimentação saudável
Saúde e nutrição
Hábitos alimentares
Alimentação do escolar
Professores de ensino fundamental Formação 
Habitos alimentares 
Crianças Educação sanitária
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
title_short Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
title_full Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
title_fullStr Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
title_full_unstemmed Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
title_sort Alimentação saudável: desenvolvendo bons hábitos alimentares nas séries iniciais
author Cristiane Mendes da Silva Dantas
author_facet Cristiane Mendes da Silva Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eliane Ferreira de Sa
Nilma Soares da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Mendes da Silva Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação saudável
Saúde e nutrição
Hábitos alimentares
Alimentação do escolar
Professores de ensino fundamental Formação 
Habitos alimentares 
Crianças Educação sanitária
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
topic Alimentação saudável
Saúde e nutrição
Hábitos alimentares
Alimentação do escolar
Professores de ensino fundamental Formação 
Habitos alimentares 
Crianças Educação sanitária
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
description Trabalhar a questão alimentar na escola tem sido uma das estratégias defendidas por pesquisadores da saúde e também educadores por tornar possível difundir na sociedade a concepção de alimentação saudável e combater os maus hábitos alimentares praticados especialmente pelas crianças. A infância é, sem dúvida, uma boa fase para formação de bons hábitos, mas é também a mais desafiadora já que é comum que crianças apresentem preferências alimentares divergentes das recomendadas por nutricionistas. Levar a reflexão sobre a importância de uma boa alimentação para as salas de aula das séries iniciais é fundamental para a construção do conceito de nutrição e saúde e adoção de práticas alimentares saudáveis, pois quanto mais cedo este trabalho se inicia, maiores são as chances de bons resultados. Essa foi a intenção do plano de ação desenvolvido com uma turma de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo principal do trabalho era realizar com o grupo de alunos uma reflexão sobre a importância da alimentação no nosso dia a dia, reconhecendo-a como fator de prevenção de doenças e promoção da saúde, aliando as discussões realizadas em sala com observações das práticas alimentares dos estudantes. A partir de diversas atividades, os alunos foram construindo o conceito de alimentação saudável ao mesmo tempo em que refletiam sobre suas próprias escolhas alimentares e as implicações dessas para a saúde. Sendo a escola espaço de formação integral do aluno, o plano de ação desenvolvido tornou evidente a necessidade de se trabalhar a questão dos hábitos alimentares de forma contínua e persistente, promovendo também o envolvimento da família, peça chave na formação de bons hábitos alimentares por ser a primeira e principal orientadora nas escolhas alimentares das crianças, servindo de estimulo para mudanças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-09
2019-08-09T13:03:50Z
2019-08-09T13:03:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLN
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6QLN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248168753561600