Comportamento infantil conhecido como hiperatividade: consequência do mundo contemporâneo ou TDAH?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilia Maria Gandra Gusmao
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JNUY
Resumo: O comportamento infantil conhecido como hiperativo e comumente diagnosticado como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadeé focalizado, buscando verificar em que medida suas origens podem ser relacionadas ao excesso de estimulação das crianças no mundo contemporâneo. A pesquisa parte da hipótese de que o déficit de atenção e a hiperatividade em muitas crianças diagnosticadas com TDAH seriam decorrentes do contexto psicossocial em que estão inseridas, procurando verificar em que medida este contexto tem contribuído para o surgimento de sintomas comportamentais semelhantes a esse transtorno . A metodologia utilizada na pesquisa de campo é de natureza qualitativa, baseada no método de estudo de caso múltiplo e foi desenvolvida com o objetivo de analisar a relação de três crianças com os estímulos que recebem em seu contexto vivencial, especialmente os provenientes de aparelhos eletrônicos como a televisão, o computador e os jogos de vídeo game: uma criança diagnosticada com TDAH; uma criança que apresenta um comportamento típico do TDAH, mas que não tenha sido diagnosticada; e uma criança que apresenta um comportamento considerado adequado. Para uma análise aprofundada dos dados coletados na pesquisa foi usada a Escala de Auto-Avaliação da Criança SES-C, considerando que as próprias crianças são capazes de avaliar os seus sentimentos. Esta escala, construída por Klimkeit e colaboradores (2006), foi traduzida para o português pela equipe do Laboratório de Pesquisa de Psicologia e Educação Helena Antipoff, de forma a contribuir para um diagnóstico mais eficaz do TDAH. Os resultados encontrados alertam sobre importantes fatores que devem ser considerados para a prevenção de comportamentos problemáticos na escola e na família: o uso indiscriminado das diversas tecnologias existentes atualmente, a fragilidade da família para impor limites nos filhos, e o pouco conhecimento da escola sobre os problemas de comportamento decorrentes do contexto cultural e histórico em que vivemos, além da dificuldade percebida na busca da melhor solução para estes problemas comportamentais, uma vez que não encontra apoio da família. Foi possível constatar assim, que existe uma estreita relação entre o uso indiscriminado dos aparelhos eletrônicos e o surgimento de problemas comportamentais, como a hiperatividade e a desatenção, além de evidenciar que a dificuldade das crianças não está na falta ou diminuição da atenção, mas em sua dificuldade de se focar nas atividades desenvolvidas na escola
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A metodologia utilizada na pesquisa de campo é de natureza qualitativa, baseada no método de estudo de caso múltiplo e foi desenvolvida com o objetivo de analisar a relação de três crianças com os estímulos que recebem em seu contexto vivencial, especialmente os provenientes de aparelhos eletrônicos como a televisão, o computador e os jogos de vídeo game: uma criança diagnosticada com TDAH; uma criança que apresenta um comportamento típico do TDAH, mas que não tenha sido diagnosticada; e uma criança que apresenta um comportamento considerado adequado. Para uma análise aprofundada dos dados coletados na pesquisa foi usada a Escala de Auto-Avaliação da Criança SES-C, considerando que as próprias crianças são capazes de avaliar os seus sentimentos. Esta escala, construída por Klimkeit e colaboradores (2006), foi traduzida para o português pela equipe do Laboratório de Pesquisa de Psicologia e Educação Helena Antipoff, de forma a contribuir para um diagnóstico mais eficaz do TDAH. Os resultados encontrados alertam sobre importantes fatores que devem ser considerados para a prevenção de comportamentos problemáticos na escola e na família: o uso indiscriminado das diversas tecnologias existentes atualmente, a fragilidade da família para impor limites nos filhos, e o pouco conhecimento da escola sobre os problemas de comportamento decorrentes do contexto cultural e histórico em que vivemos, além da dificuldade percebida na busca da melhor solução para estes problemas comportamentais, uma vez que não encontra apoio da família. Foi possível constatar assim, que existe uma estreita relação entre o uso indiscriminado dos aparelhos eletrônicos e o surgimento de problemas comportamentais, como a hiperatividade e a desatenção, além de evidenciar que a dificuldade das crianças não está na falta ou diminuição da atenção, mas em sua dificuldade de se focar nas atividades desenvolvidas na escolaChild behavior known as hyperactive and usually diagnosed as ADHD (Attention deficit and hyperactivity disorder) is focused, with the purpose of verifying to what extent its origins can be related to excess of stimulation to which children are exposed in contemporary world. The hypothesis is that disorganized, disruptive and impulsive behaviors observed in many children diagnosed with ADHD would be a result of their psychological and social context. The study explores the ways this context contributes to the development of behavioral symptoms similar to ADHD ones. A qualitative approach is used in field research, based on the multiple case study method. Three children and the stimuli they receive in their everyday context were observed, especially their relationship to electronic devices like television, computers and video games. One child had been diagnosed as ADHD; another child presented in her behavior symptoms similar to ADHD, but without the disorder diagnosis; and another child presented behaviors considered normal. To carry out a deeper analysis of the collected data, the Self-Evaluating Scale for Children- SES-C has been used, considering that the children are able to assess their own behaviors and feelings. This scale, built by Klimkeit et al. (2006), has been translated to Portuguese by the Helena Antipoff Psychology and Education Research Laboratory team in order to contribute to a more effective ADHD diagnosis. The final results alert us to important factors that must be considered to prevent problematic behavior at school and at home: indiscriminate use of several modern electronic devices, fragile families that don´t impose limits to the children properly, the schools insufficient knowledge concerning behavioral problems that have appeared in the cultural and historical context within which we live, and the difficulty in finding the best solution to these problems, once the family not always provides enough support. The conclusion is that there is a close relationship between indiscriminate use of electronic devices and the appearance of behavioral problems, like hyperactivity and attention deficit. The study also has demonstrated that children´s troubles cannot be associated only to attention disorders, but more precisely to their difficulties to focus on school´s daily activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeEducaçãoPsicologia educacionalTDAHComportamento infantilHiperatividade na criançaInteratividade com aparelhos eletrônicosEscala de auto-avaliaçãoEstímulosComportamento infantil conhecido como hiperatividade: consequência do mundo contemporâneo ou TDAH?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mar_lia_maria.pdfapplication/pdf556526https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JNUY/1/disserta__o_mar_lia_maria.pdf6ee9effb4107c1aefa9f7e5bb0f1288dMD51TEXTdisserta__o_mar_lia_maria.pdf.txtdisserta__o_mar_lia_maria.pdf.txtExtracted texttext/plain284868https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JNUY/2/disserta__o_mar_lia_maria.pdf.txt66d3a4dc3d5d67a317260b2927cc6e4eMD521843/FAEC-84JNUY2019-11-14 23:22:13.637oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84JNUYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:22:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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