As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39718 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar as formas de inclusão democrática para os servidores de uma universidade federal de ensino superior. Partiu-se de uma abordagem conceitual de democracia e formas de inclusão política, como representação, deliberação e participação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Percebe-se que, no Brasil, as instituições federais de ensino enfrentam desafios para democratizar e legitimar a participação de diversos atores no processo decisório. Os resultados reforçam a necessidade de se estabelecer práticas e ações para a efetivação da democracia interna e externa nas universidades públicas. |
id |
UFMG_a21f8066449436fa86e8505016553001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39718 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em EducaçãoDemocraciaInclusãoDeliberaçãoRepresentaçãoO artigo tem como objetivo analisar as formas de inclusão democrática para os servidores de uma universidade federal de ensino superior. Partiu-se de uma abordagem conceitual de democracia e formas de inclusão política, como representação, deliberação e participação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Percebe-se que, no Brasil, as instituições federais de ensino enfrentam desafios para democratizar e legitimar a participação de diversos atores no processo decisório. Os resultados reforçam a necessidade de se estabelecer práticas e ações para a efetivação da democracia interna e externa nas universidades públicas.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASUFMG2022-02-25T15:56:18Z2022-02-25T15:56:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.36311/1519-0110.2017.v18n2.05.p5522385702http://hdl.handle.net/1843/39718porRevista Organizações e DemocráciaMariana da Silva RodriguesCamila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-02-25T15:56:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/39718Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-02-25T15:56:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação |
title |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação |
spellingShingle |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação Mariana da Silva Rodrigues Democracia Inclusão Deliberação Representação |
title_short |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação |
title_full |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação |
title_fullStr |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação |
title_full_unstemmed |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação |
title_sort |
As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação |
author |
Mariana da Silva Rodrigues |
author_facet |
Mariana da Silva Rodrigues Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariana da Silva Rodrigues Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Inclusão Deliberação Representação |
topic |
Democracia Inclusão Deliberação Representação |
description |
O artigo tem como objetivo analisar as formas de inclusão democrática para os servidores de uma universidade federal de ensino superior. Partiu-se de uma abordagem conceitual de democracia e formas de inclusão política, como representação, deliberação e participação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Percebe-se que, no Brasil, as instituições federais de ensino enfrentam desafios para democratizar e legitimar a participação de diversos atores no processo decisório. Os resultados reforçam a necessidade de se estabelecer práticas e ações para a efetivação da democracia interna e externa nas universidades públicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-02-25T15:56:18Z 2022-02-25T15:56:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.36311/1519-0110.2017.v18n2.05.p55 22385702 http://hdl.handle.net/1843/39718 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2017.v18n2.05.p55 22385702 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Organizações e Democrácia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829622256402432 |