As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana da Silva Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39718
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as formas de inclusão democrática para os servidores de uma universidade federal de ensino superior. Partiu-se de uma abordagem conceitual de democracia e formas de inclusão política, como representação, deliberação e participação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Percebe-se que, no Brasil, as instituições federais de ensino enfrentam desafios para democratizar e legitimar a participação de diversos atores no processo decisório. Os resultados reforçam a necessidade de se estabelecer práticas e ações para a efetivação da democracia interna e externa nas universidades públicas.
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