Avaliação da educação em grupos operativos com usuários diabéticos tipo 2 em Unidades Básicas de Saúde - Belo Horizonte - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gisele de Lacerda Chaves Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8LQH6R
Resumo: Este estudo objetivou avaliar os efeitos da educação em grupos operativos com usuários com diabetes tipo 2 em relação aos conhecimentos e às práticas de autocuidado associado ao exercício físico e plano alimentar. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvida junto a 32 usuários com diabetes mellitus tipo 2 inseridos no programa educativo em três Centros de Saúde na cidade de Belo Horizonte-MG, ano 2010. O programa educativo teve duração de seis meses, sendorealizados 09 encontros. Os temas abordados nas sessões educativas diziam respeito à fisiopatologia, nutrição e exercício físico, relacionados à doença. Durante os encontros, foram utilizadas técnicas facilitadoras, como jogos, dinâmicas lúdicas e interativas. Para a coleta de dados, foi utilizada a estratégia de grupo focal, realizado ao final dos seis meses. Para a realização do grupo focal, foi utilizado um roteiro com os seguintes temas: conhecimentos sobre o DM; práticas educativas para o autocuidado; facilidades e barreiras/dificuldades para o autocuidado; e propostas de melhorias para os programas educativos. Um total de 12usuários participou do grupo focal. Os dados sociodemográficos, por sua vez, foram coletados por meio de uma ficha de identificação. Ao final de cada sessão educativa, foi aplicado o instrumento para que os usuários avaliassem o grupo operativo. Em seguida, realizou-se oprocessamento e a interpretação dos dados do grupo focal a partir do enfoque da análise temática. As principais categorias resultantes da análise do material foram 1) a aprendizagem nos grupos; 2) prática educativa para o autocuidado associado à alimentação, exercício físicoe uso de medicamentos. Dentro destas categorias, foram criadas subcategorias, às quais agrupamos as respostas relacionadas às: 3) barreiras percebidas para a busca de um estilo de vida saudável; 4) sentimentos relacionados ao diabetes mellitus e 5) expectativas relacionadas às ações educativas. Os usuários relataram que a participação nos grupos proporcionou o esclarecimento de dúvidas sobre o autocuidado, além de fornecer conhecimentos sobre a doença. Em relação ao processo de aprendizagem, foi recorrente o relato da melhoria dos conhecimentos sobre alimentação, exercício físico e uso da insulina. No tocante às mudanças nas práticas de autocuidado, a maioria dos entrevistados relatou ter diminuído o consumo de açúcar e gordura, além de passarem a se policiar quanto à quantidade de alimentos ingeridos diariamente, bem como o aprimoramento da realização de exercício físico. Foi relatado pelos entrevistados a utilização do rodízio na aplicação da insulina e o início da realização do cuidado com os pés, o que não era feito anteriormente. De forma geral, os usuários avaliaram positivamente a participação nos grupos, elogiando a postura dos profissionais, a comunicação e a linguagem utilizada no processo de ensino- aprendizagem. Este estudo apontou que as ações educativas proporcionaram a melhoria dos conhecimentos sobre a doença, além de estimular as práticas de autocuidado associado à dieta e exercício físico
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Para a coleta de dados, foi utilizada a estratégia de grupo focal, realizado ao final dos seis meses. Para a realização do grupo focal, foi utilizado um roteiro com os seguintes temas: conhecimentos sobre o DM; práticas educativas para o autocuidado; facilidades e barreiras/dificuldades para o autocuidado; e propostas de melhorias para os programas educativos. Um total de 12usuários participou do grupo focal. Os dados sociodemográficos, por sua vez, foram coletados por meio de uma ficha de identificação. Ao final de cada sessão educativa, foi aplicado o instrumento para que os usuários avaliassem o grupo operativo. Em seguida, realizou-se oprocessamento e a interpretação dos dados do grupo focal a partir do enfoque da análise temática. As principais categorias resultantes da análise do material foram 1) a aprendizagem nos grupos; 2) prática educativa para o autocuidado associado à alimentação, exercício físicoe uso de medicamentos. Dentro destas categorias, foram criadas subcategorias, às quais agrupamos as respostas relacionadas às: 3) barreiras percebidas para a busca de um estilo de vida saudável; 4) sentimentos relacionados ao diabetes mellitus e 5) expectativas relacionadas às ações educativas. Os usuários relataram que a participação nos grupos proporcionou o esclarecimento de dúvidas sobre o autocuidado, além de fornecer conhecimentos sobre a doença. Em relação ao processo de aprendizagem, foi recorrente o relato da melhoria dos conhecimentos sobre alimentação, exercício físico e uso da insulina. No tocante às mudanças nas práticas de autocuidado, a maioria dos entrevistados relatou ter diminuído o consumo de açúcar e gordura, além de passarem a se policiar quanto à quantidade de alimentos ingeridos diariamente, bem como o aprimoramento da realização de exercício físico. Foi relatado pelos entrevistados a utilização do rodízio na aplicação da insulina e o início da realização do cuidado com os pés, o que não era feito anteriormente. De forma geral, os usuários avaliaram positivamente a participação nos grupos, elogiando a postura dos profissionais, a comunicação e a linguagem utilizada no processo de ensino- aprendizagem. Este estudo apontou que as ações educativas proporcionaram a melhoria dos conhecimentos sobre a doença, além de estimular as práticas de autocuidado associado à dieta e exercício físicoThis study evaluated the effects of education on operative groups with users with type 2 diabetes in relation to knowledge and self-care practices associated with physical exercise and eating plan. It is a descriptive and exploratory qualitative and quantitative approach developed with 32 patients with diabetes mellitus type 2 inserted in theeducational program in three health centers in the city of Belo Horizonte-MG, 2010. The educational program lasted six months, held 09 meetings. The issues addressed in educational sessions related to the pathophysiology, nutrition and exercise-related disease. During the meetings, facilitation techniques were used, such as games, dynamic games and interactive. To collect data we used the strategy focus group,conducted at six months. To conduct the focus group script was used with the following themes: knowledge about the disease, practice self-care; influence of groups on the practice of self-care and knowledge about DM, facilities or barriers to self-care. A total of 32 users participated in the focus group. Demographic data, in turn, were collected through a form of identification. At the end of each session was applied educational tool for users to assess the operative group. Then we carried out the processing and interpretation of data from the focus group approach to thematic analysis. The main categories of material from the analysis were 1) learning in groups, 2) educational practice for self-care related to nutrition, exercise and medication. Within these sub-categories were created which grouped the responses related to: 3) perceived barriers to the pursuit of a healthy lifestyle, 4) feelings related to diabetes mellitus and 5) expectations related to educational activities. Users have reported that participation in groups provided the answers to questions about self-care, and provide knowledge about the disease. In relation to the learning process, applicant was reported improvement in knowledge about nutrition, exercise and insulin use. Regarding changes in self-care practices, most respondents reported a decrease in consumption of sugar and fat, and passed to police about the amount of food eateneach day, as well as the improvement of physical exercise. It was reported by respondents using the rotation in the application of insulin and early in the implementation of foot care, which was not done previously. In general, users have welcomed the participation in the group praising the attitude of professional communication and language used in the teaching-learning process. This study found that educational activities provided to improve knowledge about the disease, and encourage self-care practices associated with diet and exercise.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCentros de SaúdeAvaliação de Programas e Projetos de SaúdeExercícioEducacação de Pacientes como AssuntoHumanosAlimentaçãoEnfermagemEstrutura de GrupoQuestionáriosAutocuidadoDiabetes Mellitus Tipo 2/fisiopatologiaAvaliação de Programas e Projetos de SaúdeConhecimentoEstrutura de GrupoEducação de Pacientes como AssuntoDiabetes MellitusAutocuidadoAvaliação da educação em grupos operativos com usuários diabéticos tipo 2 em Unidades Básicas de Saúde - Belo Horizonte - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgisele_de_lacerda_chaves_vieira.pdfapplication/pdf647430https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8LQH6R/1/gisele_de_lacerda_chaves_vieira.pdf7b3b32fc6417cb654f132630395eec9aMD51TEXTgisele_de_lacerda_chaves_vieira.pdf.txtgisele_de_lacerda_chaves_vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain216482https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8LQH6R/2/gisele_de_lacerda_chaves_vieira.pdf.txta9e8cae55d16c066dd01a13cbf578fc2MD521843/GCPA-8LQH6R2019-11-14 05:25:58.659oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-8LQH6RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:25:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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