Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatyanne Gomes Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLTS
Resumo: Esta pesquisa, intitulada Pedagogia da Terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo, teve como objetivo interpretar os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra, desenvolvido na UNEB campus de Bom Jesus da Lapa. O conceito de significados utilizado implicou compreender não só que temas (significados) eram os mais recorrentes nos depoimentos dos sujeitos investigados como também o porquê deles. Por esta razão, buscou-se estabelecer uma conexão causal entre a proposta de formação de educadores do campo, objeto desta investigação, e a educação do campo vinculada ao projeto político e pedagógico dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária. A abordagem que se fez necessária fundamentou-se, portanto, nos pressupostos qualitativos de pesquisa. Utilizou-se de questionários e entrevistas semi-estruturadas, bem como de análises de documentos para contextualizar e caracterizar a proposta do curso. Por meio do diálogo com autores que também discutem a temática, entre eles Arroyo (2004, 2007, 2008, 2010), Caldart (1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008), Diniz-Pereira (2004, 2008), Fernandes (2004), Molina (2009, 2010), Lins (2006) e por intermédio dos procedimentos adotados na análise dos dados, foi possível interpretar que os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra são pessoais, técnico-profissionais e políticos/ideológicos. Estessignificados, recorrentes nos depoimentos dos entrevistados, vinculam-se, como evidenciado pelos dados, às experiências dos educadores, especialmente, à militância nos movimentos sociais de que fazem parte
id UFMG_a267790b8551415eaf9c5c9caa7204cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CLLTS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Julio Emilio Diniz PereiraMaria Isabel Antunes RochaMiguel Gonzalez ArroyoJoao Valdir Alves de SouzaVânia Aparecida CostaTatyanne Gomes Marques2019-08-10T21:36:11Z2019-08-10T21:36:11Z2010-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLTSEsta pesquisa, intitulada Pedagogia da Terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo, teve como objetivo interpretar os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra, desenvolvido na UNEB campus de Bom Jesus da Lapa. O conceito de significados utilizado implicou compreender não só que temas (significados) eram os mais recorrentes nos depoimentos dos sujeitos investigados como também o porquê deles. Por esta razão, buscou-se estabelecer uma conexão causal entre a proposta de formação de educadores do campo, objeto desta investigação, e a educação do campo vinculada ao projeto político e pedagógico dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária. A abordagem que se fez necessária fundamentou-se, portanto, nos pressupostos qualitativos de pesquisa. Utilizou-se de questionários e entrevistas semi-estruturadas, bem como de análises de documentos para contextualizar e caracterizar a proposta do curso. Por meio do diálogo com autores que também discutem a temática, entre eles Arroyo (2004, 2007, 2008, 2010), Caldart (1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008), Diniz-Pereira (2004, 2008), Fernandes (2004), Molina (2009, 2010), Lins (2006) e por intermédio dos procedimentos adotados na análise dos dados, foi possível interpretar que os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra são pessoais, técnico-profissionais e políticos/ideológicos. Estessignificados, recorrentes nos depoimentos dos entrevistados, vinculam-se, como evidenciado pelos dados, às experiências dos educadores, especialmente, à militância nos movimentos sociais de que fazem parteThis research, entitled "Pedagogia da Terra: Meanings from Rural Educators about their Teacher Education Program, aimed to interpret the meanings assigned by rural educators to the Pedagogia da Terra Teacher Education Program, developed in Satate University of Bahia (UNEB) at campus of Bom Jesus da Lapa. The used concept of meanings adopted in this thesis implied to understand not only the meanings themselves the most recurrent in the statements of the interviewees but also their reason. Therefore, we looked for stablishing a causal connection between the proposal of this Teacher Education Program, object of this research, and rural education linked to the political and pedagogical project of social movements that struggle for land reform. The requested approach was based, then on the qualitative tenets of the research. Questionnaires and semi-structured interviews, as document analysis to characterize and contextualize the course plan were used. Through dialogue with authors that also discuss the theme, including Arroyo (2004, 2007, 2008, 2010), Caldart (1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008), Diniz-Pereira (2004, 2008), Fernandes (2004),Molina (2009, 2010), Lins (2006) and through the procedures used in data analysis, it was possible to interpret the meanings assigned by rural educators to Pedagogia da Terra Teacher Education Program are personal, technical and professional; and, political/ideological. These meanings, recurrent in the interviewees statements, are linked, asevidenced by the data, to the experiences of these educators, especially to their activism in social movements to which they belongUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores  FormaçãoEducação ruralPedagogia da terraSignificadosFormação de educadores e educadorasEducação do campoPedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdfapplication/pdf2048199https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CLLTS/1/disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf37baffbfb0d034c744245e30ace7f8b9MD51disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdfapplication/pdf2048199https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CLLTS/2/disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf37baffbfb0d034c744245e30ace7f8b9MD52TEXTdisserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf.txtdisserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf.txtExtracted texttext/plain434377https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CLLTS/3/disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf.txt90ee24c1ddf44a686d8858d3a4265f58MD531843/BUOS-8CLLTS2019-11-14 07:07:40.881oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CLLTSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:07:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
title Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
spellingShingle Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
Tatyanne Gomes Marques
Pedagogia da terra
Significados
Formação de educadores e educadoras
Educação do campo
Educação
Professores  Formação
Educação rural
title_short Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
title_full Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
title_fullStr Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
title_full_unstemmed Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
title_sort Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
author Tatyanne Gomes Marques
author_facet Tatyanne Gomes Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio Emilio Diniz Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Isabel Antunes Rocha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Miguel Gonzalez Arroyo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Joao Valdir Alves de Souza
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vânia Aparecida Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatyanne Gomes Marques
contributor_str_mv Julio Emilio Diniz Pereira
Maria Isabel Antunes Rocha
Miguel Gonzalez Arroyo
Joao Valdir Alves de Souza
Vânia Aparecida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da terra
Significados
Formação de educadores e educadoras
Educação do campo
topic Pedagogia da terra
Significados
Formação de educadores e educadoras
Educação do campo
Educação
Professores  Formação
Educação rural
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores  Formação
Educação rural
description Esta pesquisa, intitulada Pedagogia da Terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo, teve como objetivo interpretar os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra, desenvolvido na UNEB campus de Bom Jesus da Lapa. O conceito de significados utilizado implicou compreender não só que temas (significados) eram os mais recorrentes nos depoimentos dos sujeitos investigados como também o porquê deles. Por esta razão, buscou-se estabelecer uma conexão causal entre a proposta de formação de educadores do campo, objeto desta investigação, e a educação do campo vinculada ao projeto político e pedagógico dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária. A abordagem que se fez necessária fundamentou-se, portanto, nos pressupostos qualitativos de pesquisa. Utilizou-se de questionários e entrevistas semi-estruturadas, bem como de análises de documentos para contextualizar e caracterizar a proposta do curso. Por meio do diálogo com autores que também discutem a temática, entre eles Arroyo (2004, 2007, 2008, 2010), Caldart (1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008), Diniz-Pereira (2004, 2008), Fernandes (2004), Molina (2009, 2010), Lins (2006) e por intermédio dos procedimentos adotados na análise dos dados, foi possível interpretar que os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra são pessoais, técnico-profissionais e políticos/ideológicos. Estessignificados, recorrentes nos depoimentos dos entrevistados, vinculam-se, como evidenciado pelos dados, às experiências dos educadores, especialmente, à militância nos movimentos sociais de que fazem parte
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T21:36:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T21:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLTS
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLTS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CLLTS/1/disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CLLTS/2/disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CLLTS/3/disserta__o_ufmg__tatyanne_gomes_marques_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 37baffbfb0d034c744245e30ace7f8b9
37baffbfb0d034c744245e30ace7f8b9
90ee24c1ddf44a686d8858d3a4265f58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589320794177536