Pedagogia da terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLTS |
Resumo: | Esta pesquisa, intitulada Pedagogia da Terra: significados da formação para educadores e educadoras do campo, teve como objetivo interpretar os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra, desenvolvido na UNEB campus de Bom Jesus da Lapa. O conceito de significados utilizado implicou compreender não só que temas (significados) eram os mais recorrentes nos depoimentos dos sujeitos investigados como também o porquê deles. Por esta razão, buscou-se estabelecer uma conexão causal entre a proposta de formação de educadores do campo, objeto desta investigação, e a educação do campo vinculada ao projeto político e pedagógico dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária. A abordagem que se fez necessária fundamentou-se, portanto, nos pressupostos qualitativos de pesquisa. Utilizou-se de questionários e entrevistas semi-estruturadas, bem como de análises de documentos para contextualizar e caracterizar a proposta do curso. Por meio do diálogo com autores que também discutem a temática, entre eles Arroyo (2004, 2007, 2008, 2010), Caldart (1996, 1997, 2000, 2002, 2004, 2008), Diniz-Pereira (2004, 2008), Fernandes (2004), Molina (2009, 2010), Lins (2006) e por intermédio dos procedimentos adotados na análise dos dados, foi possível interpretar que os significados atribuídos pelos educadores do campo à formação no curso Pedagogia da Terra são pessoais, técnico-profissionais e políticos/ideológicos. Estessignificados, recorrentes nos depoimentos dos entrevistados, vinculam-se, como evidenciado pelos dados, às experiências dos educadores, especialmente, à militância nos movimentos sociais de que fazem parte |
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