A política das escolas e a Escola Sem Partido: um estudo sobre ideologias e valores no sistema de ensino de Congonhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Paulo Dias Leite Resende
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6VHX7
Resumo: Este trabalho se propõe a discutir o papel da escola na formação dos valores políticos dos alunos. A escola é aqui reconhecida como uma instituição inerentemente política dada a sua inserção na estrutura social e econômica de qualquer comunidade. O referencial teórico parte do debate entre duas diferentes perspectivas acerca do papel da escola. De um lado, situam-se aqueles que defendem a neutralidade política nas escolas e, inclusive, a institucionalização de mecanismos que inibem os professores de se expressarem politicamente nas salas de aula. A essa perspectiva associam-se a corrente de pensamento positivista e os grupos sociais conservadores que suportam o modelo educacional tradicional especialmente os defensores do Movimento Escola sem Partido. Do outro lado, apresentam-se os defensores de um modelo educacional guiado pelo objetivo de fomentar nos alunos a capacidade de se estabelecer uma leitura crítica sobre a sociedade e os conteúdos escolares. Essa abordagem não apenas acredita ser natural que uma escola seja politicamente posicionada, como também fomenta o debate político dentro do universo educacional. Dessa forma, o principal objetivo dessa pesquisa é identificar os valores predominantes nos agentes políticos e pedagógicos inseridos no Sistema Municipal de Ensino de Congonhas, Minas Gerais. Conduzi entrevistas com gestores da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares e professores. O conteúdo foi analisado seguindo-se os parâmetros da Análise Crítica do Discurso.
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