A política das escolas e a Escola Sem Partido: um estudo sobre ideologias e valores no sistema de ensino de Congonhas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6VHX7 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a discutir o papel da escola na formação dos valores políticos dos alunos. A escola é aqui reconhecida como uma instituição inerentemente política dada a sua inserção na estrutura social e econômica de qualquer comunidade. O referencial teórico parte do debate entre duas diferentes perspectivas acerca do papel da escola. De um lado, situam-se aqueles que defendem a neutralidade política nas escolas e, inclusive, a institucionalização de mecanismos que inibem os professores de se expressarem politicamente nas salas de aula. A essa perspectiva associam-se a corrente de pensamento positivista e os grupos sociais conservadores que suportam o modelo educacional tradicional especialmente os defensores do Movimento Escola sem Partido. Do outro lado, apresentam-se os defensores de um modelo educacional guiado pelo objetivo de fomentar nos alunos a capacidade de se estabelecer uma leitura crítica sobre a sociedade e os conteúdos escolares. Essa abordagem não apenas acredita ser natural que uma escola seja politicamente posicionada, como também fomenta o debate político dentro do universo educacional. Dessa forma, o principal objetivo dessa pesquisa é identificar os valores predominantes nos agentes políticos e pedagógicos inseridos no Sistema Municipal de Ensino de Congonhas, Minas Gerais. Conduzi entrevistas com gestores da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares e professores. O conteúdo foi analisado seguindo-se os parâmetros da Análise Crítica do Discurso. |
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Helcimara de Souza TellesClaudia Feres FariaMalco Braga CamargosMarcos Paulo Dias Leite Resende2019-08-10T10:04:31Z2019-08-10T10:04:31Z2018-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6VHX7Este trabalho se propõe a discutir o papel da escola na formação dos valores políticos dos alunos. A escola é aqui reconhecida como uma instituição inerentemente política dada a sua inserção na estrutura social e econômica de qualquer comunidade. O referencial teórico parte do debate entre duas diferentes perspectivas acerca do papel da escola. De um lado, situam-se aqueles que defendem a neutralidade política nas escolas e, inclusive, a institucionalização de mecanismos que inibem os professores de se expressarem politicamente nas salas de aula. A essa perspectiva associam-se a corrente de pensamento positivista e os grupos sociais conservadores que suportam o modelo educacional tradicional especialmente os defensores do Movimento Escola sem Partido. Do outro lado, apresentam-se os defensores de um modelo educacional guiado pelo objetivo de fomentar nos alunos a capacidade de se estabelecer uma leitura crítica sobre a sociedade e os conteúdos escolares. Essa abordagem não apenas acredita ser natural que uma escola seja politicamente posicionada, como também fomenta o debate político dentro do universo educacional. Dessa forma, o principal objetivo dessa pesquisa é identificar os valores predominantes nos agentes políticos e pedagógicos inseridos no Sistema Municipal de Ensino de Congonhas, Minas Gerais. Conduzi entrevistas com gestores da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares e professores. O conteúdo foi analisado seguindo-se os parâmetros da Análise Crítica do Discurso.This research aims to discuss the role of school in the constitution of students political values. School is recognized as an inherently political institution due to its insertion into the social and economic structure of every comunity. The theoretic refference comes from the debate between two different perspectives about schools role. On the one hand are those who support a political neutrality on schools and the institutionalization of mecanisms that inhibit teachers political expressions in classroom. The positivist approach and conservative moviments that support the tradicional educational model are attached to this perspective especially the supporters of Movimento Escola sem Partido (School without Party Moviment). On the other hand are those who support an educational model guided by the goal of fostering in students the capacity of stablish a critical view about society and schools contents. This approach not only believes to be natural that school can be politically positioned, but also promote a debate inside the educational enviroment. Therefore, the mainly goal of this research is to iddentify the predominant values of political and educational agents of Congonhas Municipal Educational System. I conducted an interview with managers of Municipal Secretariat of Education, school directors and teachers. The content was analysed by a Critical Discourse Analysis approach.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoIdeologiaCiência políticaEducaçãoValores políticosIdeologia políticaA política das escolas e a Escola Sem Partido: um estudo sobre ideologias e valores no sistema de ensino de Congonhasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___marcos_paulo.pdfapplication/pdf1846942https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6VHX7/1/disserta__o___marcos_paulo.pdf7b1800918a14fd9f687e3e599bd06838MD51TEXTdisserta__o___marcos_paulo.pdf.txtdisserta__o___marcos_paulo.pdf.txtExtracted texttext/plain574604https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6VHX7/2/disserta__o___marcos_paulo.pdf.txtdd211c9e5d647b31850457433400c369MD521843/BUOS-B6VHX72019-11-14 07:57:06.93oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B6VHX7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:57:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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