Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37501 https://orcid.org/0000-0002-1119-212X |
Resumo: | A partir da observação dos vídeos publicitários brasileiros mais vistos no ambiente digital (Youtube), esse trabalho lança luz à tendência crescente de incorporação de sujeitos em suas “diferenças”, movimento visto em contraponto à lógica publicitária massiva do uso do estereótipo. Em variadas formas - revisão de padrões de gênero inclusão de pessoas antes invisibilizadas em campanhas, como negros, idosos, pessoas trans e pessoas com deficiência – a “diferença” aparece como um valor da vida, uma forma de resgatar o cotidiano e as vidas de pessoas comuns, convertendo-se em um valor estético da publicidade contemporânea, em busca de visibilidade. Para refletir sobre isso, é resgatado o conceito de sedução de Baudrillard e de consumo emocional de Lipovetsky. |
id |
UFMG_a2a041040ee5ef75d0f7505052db5c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37501 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-08-16T13:06:45Z2021-08-16T13:06:45Z2018411122175-46831http://hdl.handle.net/1843/37501https://orcid.org/0000-0002-1119-212XA partir da observação dos vídeos publicitários brasileiros mais vistos no ambiente digital (Youtube), esse trabalho lança luz à tendência crescente de incorporação de sujeitos em suas “diferenças”, movimento visto em contraponto à lógica publicitária massiva do uso do estereótipo. Em variadas formas - revisão de padrões de gênero inclusão de pessoas antes invisibilizadas em campanhas, como negros, idosos, pessoas trans e pessoas com deficiência – a “diferença” aparece como um valor da vida, uma forma de resgatar o cotidiano e as vidas de pessoas comuns, convertendo-se em um valor estético da publicidade contemporânea, em busca de visibilidade. Para refletir sobre isso, é resgatado o conceito de sedução de Baudrillard e de consumo emocional de Lipovetsky.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALCongresso Brasileiro de Ciências da ComunicaçãoPublicidadeInclusão socialComunicações digitaisConsumo (Economia) Aspectos sociaisEstética da diferençaPublicidade inclusivaConsumo e inclusãoEstética da diferença na publicidade audiovisual brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0836-1.pdfVanessa Cardozo Brandãoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37501/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALvanessaEsteticaDiferenca.pdfvanessaEsteticaDiferenca.pdfapplication/pdf539630https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37501/2/vanessaEsteticaDiferenca.pdf8b85f5f7485372155a5b4d543a980f8cMD521843/375012021-08-16 10:06:45.758oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-16T13:06:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira |
title |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira |
spellingShingle |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira Vanessa Cardozo Brandão Estética da diferença Publicidade inclusiva Consumo e inclusão Publicidade Inclusão social Comunicações digitais Consumo (Economia) Aspectos sociais |
title_short |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira |
title_full |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira |
title_fullStr |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira |
title_full_unstemmed |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira |
title_sort |
Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira |
author |
Vanessa Cardozo Brandão |
author_facet |
Vanessa Cardozo Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Cardozo Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética da diferença Publicidade inclusiva Consumo e inclusão |
topic |
Estética da diferença Publicidade inclusiva Consumo e inclusão Publicidade Inclusão social Comunicações digitais Consumo (Economia) Aspectos sociais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade Inclusão social Comunicações digitais Consumo (Economia) Aspectos sociais |
description |
A partir da observação dos vídeos publicitários brasileiros mais vistos no ambiente digital (Youtube), esse trabalho lança luz à tendência crescente de incorporação de sujeitos em suas “diferenças”, movimento visto em contraponto à lógica publicitária massiva do uso do estereótipo. Em variadas formas - revisão de padrões de gênero inclusão de pessoas antes invisibilizadas em campanhas, como negros, idosos, pessoas trans e pessoas com deficiência – a “diferença” aparece como um valor da vida, uma forma de resgatar o cotidiano e as vidas de pessoas comuns, convertendo-se em um valor estético da publicidade contemporânea, em busca de visibilidade. Para refletir sobre isso, é resgatado o conceito de sedução de Baudrillard e de consumo emocional de Lipovetsky. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-16T13:06:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-16T13:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/37501 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-4683 |
dc.identifier.sici.pt_BR.fl_str_mv |
1 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1119-212X |
identifier_str_mv |
2175-4683 1 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37501 https://orcid.org/0000-0002-1119-212X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37501/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37501/2/vanessaEsteticaDiferenca.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 8b85f5f7485372155a5b4d543a980f8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589207251222528 |