Notas sobre inclusão, escola e diferença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274 |
Resumo: | No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira. |
id |
UNICAMP-19_1e004b0f8304fc6def83940237a03923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646274 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre inclusão, escola e diferençaDiferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem.Educação inclusivaNo Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.Universidade Estadual de Campinas2017-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaísticoapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864627410.20396/etd.v19i4.8646274ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-8321676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/16867https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/19800Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Norma Silvia Trindade deMantoan, Maria Teresa Egler2018-04-13T15:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646274Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.888486ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre inclusão, escola e diferença |
title |
Notas sobre inclusão, escola e diferença |
spellingShingle |
Notas sobre inclusão, escola e diferença Lima, Norma Silvia Trindade de Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem. Educação inclusiva |
title_short |
Notas sobre inclusão, escola e diferença |
title_full |
Notas sobre inclusão, escola e diferença |
title_fullStr |
Notas sobre inclusão, escola e diferença |
title_full_unstemmed |
Notas sobre inclusão, escola e diferença |
title_sort |
Notas sobre inclusão, escola e diferença |
author |
Lima, Norma Silvia Trindade de |
author_facet |
Lima, Norma Silvia Trindade de Mantoan, Maria Teresa Egler |
author_role |
author |
author2 |
Mantoan, Maria Teresa Egler |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Norma Silvia Trindade de Mantoan, Maria Teresa Egler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem. Educação inclusiva |
topic |
Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem. Educação inclusiva |
description |
No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Ensaístico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274 10.20396/etd.v19i4.8646274 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i4.8646274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/16867 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/19800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653456211968 |