Notas sobre inclusão, escola e diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Norma Silvia Trindade de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mantoan, Maria Teresa Egler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274
Resumo: No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.
id UNICAMP-19_1e004b0f8304fc6def83940237a03923
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646274
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Notas sobre inclusão, escola e diferençaDiferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem.Educação inclusivaNo Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.Universidade Estadual de Campinas2017-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaísticoapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864627410.20396/etd.v19i4.8646274ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-8321676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/16867https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/19800Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Norma Silvia Trindade deMantoan, Maria Teresa Egler2018-04-13T15:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646274Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.888486ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre inclusão, escola e diferença
title Notas sobre inclusão, escola e diferença
spellingShingle Notas sobre inclusão, escola e diferença
Lima, Norma Silvia Trindade de
Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem.
Educação inclusiva
title_short Notas sobre inclusão, escola e diferença
title_full Notas sobre inclusão, escola e diferença
title_fullStr Notas sobre inclusão, escola e diferença
title_full_unstemmed Notas sobre inclusão, escola e diferença
title_sort Notas sobre inclusão, escola e diferença
author Lima, Norma Silvia Trindade de
author_facet Lima, Norma Silvia Trindade de
Mantoan, Maria Teresa Egler
author_role author
author2 Mantoan, Maria Teresa Egler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Norma Silvia Trindade de
Mantoan, Maria Teresa Egler
dc.subject.por.fl_str_mv Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem.
Educação inclusiva
topic Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem.
Educação inclusiva
description No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Ensaístico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274
10.20396/etd.v19i4.8646274
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i4.8646274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/16867
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274/19800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 824-832
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653456211968