Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Barreto Linhares
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPP4V
Resumo: Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais característicos do bebop e do baião na obra Pro Zeca de Victor Assis Brasil (1945-1981) e sua interpretação, incluída no disco Victor Assis Brasil (1974). A transcrição do tema e improvisação nesta gravação (instrumentação, elementos melódicos, harmônicos, rítmicos e de condução de baixo) serviu de base para uma análise descritiva e comparativa, fundamentada por referenciais históricos e teóricos das práticas de performance do jazz (GRIDLEY, 2006; LAWN, 1995; HOBSBAWM, 1990, BAKER, 1987), e da música brasileira (GIFFONI, 1997; SIQUEIRA, 1981; SÉVE, 1999). Os elementos encontrados, tanto na composição quanto na interpretação de Victor Assis Brasil, apontam para o hibridismo entre o bebop e o baião, onde suas características se por vezes permanecem reconhecíveis, por vezes apresentam uma síntese. Inclui como anexos a edição de cinco leadsheets de Pro Zeca: o manuscrito do compositor, um manuscrito anônimo e as transcrições da introdução, do tema e do solo improvisado gravados pelo compositor.
id UFMG_a2b8d325e8ee72da0abef747542cf474
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XPP4V
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraHeloisa Faria Braga FeichasAntônio Rafael Carvalho dos SantosLeonardo Barreto Linhares2019-08-11T14:29:44Z2019-08-11T14:29:44Z2007-08-24http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPP4VEstudo sobre o reconhecimento de elementos musicais característicos do bebop e do baião na obra Pro Zeca de Victor Assis Brasil (1945-1981) e sua interpretação, incluída no disco Victor Assis Brasil (1974). A transcrição do tema e improvisação nesta gravação (instrumentação, elementos melódicos, harmônicos, rítmicos e de condução de baixo) serviu de base para uma análise descritiva e comparativa, fundamentada por referenciais históricos e teóricos das práticas de performance do jazz (GRIDLEY, 2006; LAWN, 1995; HOBSBAWM, 1990, BAKER, 1987), e da música brasileira (GIFFONI, 1997; SIQUEIRA, 1981; SÉVE, 1999). Os elementos encontrados, tanto na composição quanto na interpretação de Victor Assis Brasil, apontam para o hibridismo entre o bebop e o baião, onde suas características se por vezes permanecem reconhecíveis, por vezes apresentam uma síntese. Inclui como anexos a edição de cinco leadsheets de Pro Zeca: o manuscrito do compositor, um manuscrito anônimo e as transcrições da introdução, do tema e do solo improvisado gravados pelo compositor.Study about the recognition of musical elements typical of bebop and baião in Pro Zeca by Brazilian composer and saxophonist Victor Assis Brasil (1945-1981) in its leadsheets (manuscripts and transcription) and the interpretation included in the recording Victor Assis Brasil (1974). The transcription of the theme and improvisation of this historical recording (instrumentation, bass line and harmonic, melodic and rhythmic elements) was the departing point for a descriptive and comparative analysis, which also resorted to historical and theoretical references of performance practices in jazz (GRIDLEY, 2006; LAWN, 1995; HOBSBAWM, 1990, BAKER, 1987) and Brazilian music (GIFFONI, 1997; SIQUEIRA, 1981; SÉVE, 1999). The findings related to both the composition and its interpretation by Victor Assis Brasil point to a hybridization between jazz and baião, in which the characteristics of these genres sometimes remain recognizable and sometimes result in a unique synthesis. The Appendixes include five leadsheets of Pro Zeca: the composer´s manuscript, an anonymous manuscript and the transcriptions of the introduction, the theme and the improvised solo in the composer´s recording.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica instrumentalBop (Música)BebopPerformance musicalBaiãoHibridismoVictor Assis BrasilMúsica brasileiraPro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_pro_zeca.pdfapplication/pdf111782https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/1/capa_pro_zeca.pdf0842ebf78ac0b6e39db345ffa766954aMD51pro_zeca_artigo.pdfapplication/pdf1886348https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/2/pro_zeca_artigo.pdf7697b7603abea479f9d13fd167b7cc0cMD52TEXTcapa_pro_zeca.pdf.txtcapa_pro_zeca.pdf.txtExtracted texttext/plain15728https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/3/capa_pro_zeca.pdf.txt84240944e236997d520cf77690d559e8MD53pro_zeca_artigo.pdf.txtpro_zeca_artigo.pdf.txtExtracted texttext/plain72949https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/4/pro_zeca_artigo.pdf.txt21fb392cb75eadf677920dd9239c0677MD541843/GMMA-7XPP4V2019-11-14 05:26:46.155oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XPP4VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:26:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
title Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
spellingShingle Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
Leonardo Barreto Linhares
Bebop
Performance musical
Baião
Hibridismo
Victor Assis Brasil
Música brasileira
Musica instrumental
Bop (Música)
title_short Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
title_full Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
title_fullStr Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
title_full_unstemmed Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
title_sort Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
author Leonardo Barreto Linhares
author_facet Leonardo Barreto Linhares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antônio Rafael Carvalho dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Barreto Linhares
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Heloisa Faria Braga Feichas
Antônio Rafael Carvalho dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Bebop
Performance musical
Baião
Hibridismo
Victor Assis Brasil
Música brasileira
topic Bebop
Performance musical
Baião
Hibridismo
Victor Assis Brasil
Música brasileira
Musica instrumental
Bop (Música)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica instrumental
Bop (Música)
description Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais característicos do bebop e do baião na obra Pro Zeca de Victor Assis Brasil (1945-1981) e sua interpretação, incluída no disco Victor Assis Brasil (1974). A transcrição do tema e improvisação nesta gravação (instrumentação, elementos melódicos, harmônicos, rítmicos e de condução de baixo) serviu de base para uma análise descritiva e comparativa, fundamentada por referenciais históricos e teóricos das práticas de performance do jazz (GRIDLEY, 2006; LAWN, 1995; HOBSBAWM, 1990, BAKER, 1987), e da música brasileira (GIFFONI, 1997; SIQUEIRA, 1981; SÉVE, 1999). Os elementos encontrados, tanto na composição quanto na interpretação de Victor Assis Brasil, apontam para o hibridismo entre o bebop e o baião, onde suas características se por vezes permanecem reconhecíveis, por vezes apresentam uma síntese. Inclui como anexos a edição de cinco leadsheets de Pro Zeca: o manuscrito do compositor, um manuscrito anônimo e as transcrições da introdução, do tema e do solo improvisado gravados pelo compositor.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T14:29:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T14:29:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPP4V
url http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPP4V
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/1/capa_pro_zeca.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/2/pro_zeca_artigo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/3/capa_pro_zeca.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPP4V/4/pro_zeca_artigo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0842ebf78ac0b6e39db345ffa766954a
7697b7603abea479f9d13fd167b7cc0c
84240944e236997d520cf77690d559e8
21fb392cb75eadf677920dd9239c0677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589264245522432