Painéis industrializados derivados da madeira como suporte pictórico: a importância do estudo do material para a conservação de obras
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/57457 https://orcid.org/0000-0002-6777-5893 |
Resumo: | A presente tese investiga o emprego de painéis compósitos derivados da madeira na arte moderna e contemporânea sob a ótica da Conservação de Bens Culturais. Estes materiais foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar o aproveitamento e uso sustentável da madeira, além de estender as opções de utilização, em função dos avanços obtidos no processo de fabricação. Dimensões ampliadas, controle dos defeitos naturais, possibilidade de uniformização das propriedades físico-mecânicas, emprego de aditivos químicos para aumento de resistência, proteção contra contaminações biológicas e custo reduzido estão entre as vantagens descritas sobre a matéria prima básica, a madeira. Na atualidade, a indústria dos painéis produzidos a partir de sarrafos, lâminas, partículas ou fibras de madeira tornou-se um setor em constante crescimento e desenvolvimento tecnológico. As qualidades destes materiais foram também percebidas na esfera artística, e os painéis empregados em obras pictóricas de pequeno, médio e grande porte. Estudos no campo da engenharia, arquitetura e mobiliário, mercado principal da produção destes compósitos, são comuns. Esta pesquisa visa, de forma original, estudar obras executadas sobre os painéis derivados da madeira, objetivando identificar deteriorações provenientes do suporte, visto que existem peculiaridades no processo de fabricação e nas características de cada tipo que podem influenciar no estado de conservação das obras. A falta de conhecimento destes fatores é problemática para a aplicação da técnica do artista, para o acondicionamento, para a referência/registro correto da obra e, consequentemente, para tratamentos de conservação e restauração. O ponto de partida da pesquisa foi o entendimento das características da madeira e dos painéis compósitos, a fim de estabelecer conexões e comparações entre a matéria prima básica e seus compósitos, na estrutura básica constituinte e no uso como suporte pictórico. Dessa forma, integra-se com a Ciência da Conservação e os campos da Conservação Preventiva e História da Arte Técnica como linhas de investigação. O material produzido nesta tese pode contribuir como aporte técnico para conservadores-restauradores, para artistas em relação à escolha adequada dos painéis, para acondicionamento das obras, bem como para a especificação correta do material em registros e inventários. |
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Edgar Vladimiro Mantilla Carrascohttp://lattes.cnpq.br/3716965047168777Luiz Antônio Cruz SouzaAlessandra RosadoAna Cláudia Vasconcellos MagalhãesGabriela de Lima GomesWilli de Barros GonçalvesYacy-Ara Froner Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/9052456999746515Beatriz Maria Fonseca Silva2023-08-04T13:33:37Z2023-08-04T13:33:37Z2022-09-02http://hdl.handle.net/1843/57457https://orcid.org/0000-0002-6777-5893A presente tese investiga o emprego de painéis compósitos derivados da madeira na arte moderna e contemporânea sob a ótica da Conservação de Bens Culturais. Estes materiais foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar o aproveitamento e uso sustentável da madeira, além de estender as opções de utilização, em função dos avanços obtidos no processo de fabricação. 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O material produzido nesta tese pode contribuir como aporte técnico para conservadores-restauradores, para artistas em relação à escolha adequada dos painéis, para acondicionamento das obras, bem como para a especificação correta do material em registros e inventários.This thesis investigates the use of wood-based panels in modern and contemporary art from the perspective of the Conservation of Cultural Heritage. These materials have been developed to enhance the applications and sustainable utilization of wood, as well as to expand the options for its use due to advancements in the manufacturing process. The main advantages described over the basic raw material, wood, include dimensional extension, control of natural flaws, potential for standardization of physical-mechanical properties, addition of chemical additives to enhance resistance, protection against biological contamination, and cost reduction. Currently, the industry of panel production using lumbers, veneers, particles, or wood fibers has experienced continuous growth and technological development. The qualities of these materials have also been recognized in the artistic context, finding application in small, medium, and large paintings. Although the engineering, architecture, and furniture sectors are the main markets for producing these composites, this research takes an original approach by studying artworks created using wood composites to identify deteriorations related to the support. The manufacturing process and specific characteristics of each type of composite can significantly influence the state of conservation of artworks. The lack of knowledge regarding these factors poses challenges in terms of the artist's technique, storage and exhibition practices, accurate referencing, and registration of paintings, as well as conservation and restoration treatments. The initial focus of this research was to comprehend the characteristics of woods and wood-based panels to establish connections and comparisons between the basic raw material and its composites, both in terms of their fundamental structures and their use as pictorial supports. The study integrates Conservation Science with the fields of Preventive Conservation and Technical Art History as key lines of investigation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio SustentávelUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAPainéis de madeiraArte modernaMadeira - ConservaçãoPinturaPainéis industrializados de madeiraPinturasConservaçãoPainéis industrializados derivados da madeira como suporte pictórico: a importância do estudo do material para a conservação de obrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALVJM_TESE BMFS_OK.pdfVJM_TESE BMFS_OK.pdfapplication/pdf13133599https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57457/1/VJM_TESE%20BMFS_OK.pdff6f528abd04ee1dda88c127bee0d35f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/57457/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/574572023-08-04 11:16:39.814oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-08-04T14:16:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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