Alfabetização de jovens e adultos no MST na perspectiva das variedades lingûísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovana de Sousa Rodrigues
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4JCA
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral levantar e analisar os posicionamentos acerca das variedades lingüísticas, em materiais impressos e na prática docente da Alfabetização de Jovens e Adultos do MST, a partir da experiência do Acampamento 2 de Julho, localizado no município de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dados foram coletados nos cadernos de Educação do MST nºs 3 e 4, em entrevistas com a alfabetizadora local e com integrantes dos coletivos Estadual e Nacional de Educação do MST e, ainda, na observação de campo. Constatou-se, pela análise, um tratamento diversificado das variedades lingüísticas. A identificação da variedade lingüística oficial como um código neutro, a ser transmitido e adquirido, sobretudo, para o acesso a conhecimento de natureza não lingüística evidenciou a falta de aprofundamento teórico a respeito do caráter sociocultural e histórico da língua, tanto nos documentos escritos quanto nas falas e práticas dos sujeitos. Por outro lado, a vinculação efetiva do processo de alfabetização aos princípios políticos e pedagógicos do MST mostrou-se capaz de produzir posturas e práticas docentes marcadas pela legitimação de variedades lingüísticas não oficializadas e pela multiplicidade de usos e funções da linguagem. Assim, para a superação desse quadro contraditório, aponta-se a necessidade de a língua ser tratada, tanto na formação de alfabetizadores quanto na prática alfabetizadora, não como um mero instrumento ou código a ser adquirido para o acesso a conhecimentos de natureza não lingüística, mas como objeto do conhecimento e de intervenção social.
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