Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karine Gouvea Dibai
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9T8NDN
Resumo: A crescente necessidade de crescimento sustentável das empresas visando a lucratividade pode ser obtida com a vantagem competitiva. Para alcança-la, é necessário conhecer o mercado onde a organização está inserida e construir estratégias divergentes das estratégias da concorrência, que evidenciem quão diferente são as propostas, serviços e produtos de uma organização. O conhecimento de mercado pode ser obtido estruturadamente com práticas de inteligência competitiva. Além de conhecer o mercado, as estratégias devem ser abordadas de maneira sistêmica, considerando os vários influenciadores de uma organização, como sua cadeia de valores e seus decisores. A gestão e o planejamento estratégico são métodos eficientes para criação de estratégias abrangentes e sistémicas. Porém, de acordo com estudos da literatura, decisões e planejamentos são realizados com níveis escassos ou razoáveis de conhecimento mercadológico atualizado e preciso. Para auxiliar no alcance do objetivo de vantagem competitiva, esse estudo demonstra metodologicamente o uso equilibrado e mutuo entre inteligência competitiva (para prover informação e gerar conhecimento para a tomada de decisão) e o planejamento estratégico.
id UFMG_a32a3a8f6b25ffbfb640fe7d52b85ca5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9T8NDN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Monica Erichsen NassifFrederico Cesar Mafra PereiraKarine Gouvea Dibai2019-08-14T05:30:45Z2019-08-14T05:30:45Z2014-09-15http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9T8NDNA crescente necessidade de crescimento sustentável das empresas visando a lucratividade pode ser obtida com a vantagem competitiva. Para alcança-la, é necessário conhecer o mercado onde a organização está inserida e construir estratégias divergentes das estratégias da concorrência, que evidenciem quão diferente são as propostas, serviços e produtos de uma organização. O conhecimento de mercado pode ser obtido estruturadamente com práticas de inteligência competitiva. Além de conhecer o mercado, as estratégias devem ser abordadas de maneira sistêmica, considerando os vários influenciadores de uma organização, como sua cadeia de valores e seus decisores. A gestão e o planejamento estratégico são métodos eficientes para criação de estratégias abrangentes e sistémicas. Porém, de acordo com estudos da literatura, decisões e planejamentos são realizados com níveis escassos ou razoáveis de conhecimento mercadológico atualizado e preciso. Para auxiliar no alcance do objetivo de vantagem competitiva, esse estudo demonstra metodologicamente o uso equilibrado e mutuo entre inteligência competitiva (para prover informação e gerar conhecimento para a tomada de decisão) e o planejamento estratégico.The growing need for sustainable growth of companies seeking the profitability can be achieved with a competitive advantage. To reach it, you must know the market where the organization operates and build divergent strategies from others competitors strategies that demonstrate how different are the proposals, services and products of an organization. The market knowledge can be obtained with a structured competitive intelligence practices. In addition to knowing the market, strategies should be planned in a systemic way, considering the various influencers of an organization, such as its value chain and its managers. The strategic management and planning are efficient methods for creating comprehensive and systemic strategies. However, according to published studies, decisions and plans are made with little or reasonable levels of current and accurate market knowledge. To assist in achieving competitive advantage goal, this study demonstrates methodologically a balanced and mutual use of competitive intelligence (to provide information and generate knowledge for decision making) and strategic planning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento estrategico  Inteligência competitiva (Administração)  Inteligência CompetitivaEstratégia Vantagem CompetitivaGestão EstratégicaInstitucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALinstitucionaliza__o_da_intelig_ncia_competitiva_aliada___gest_o_estrat_gica__em_organiza__es_karine_lago.pdfapplication/pdf1168810https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9T8NDN/1/institucionaliza__o_da_intelig_ncia_competitiva_aliada___gest_o_estrat_gica__em_organiza__es_karine_lago.pdfec679e8f52102b741c2b6d0e1fb92f08MD51TEXTinstitucionaliza__o_da_intelig_ncia_competitiva_aliada___gest_o_estrat_gica__em_organiza__es_karine_lago.pdf.txtinstitucionaliza__o_da_intelig_ncia_competitiva_aliada___gest_o_estrat_gica__em_organiza__es_karine_lago.pdf.txtExtracted texttext/plain115031https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9T8NDN/2/institucionaliza__o_da_intelig_ncia_competitiva_aliada___gest_o_estrat_gica__em_organiza__es_karine_lago.pdf.txtc6f5b8464c38ca974fc0f1404b9d270aMD521843/VRNS-9T8NDN2019-11-14 20:31:27.252oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9T8NDNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:31:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
title Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
spellingShingle Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
Karine Gouvea Dibai
Inteligência Competitiva
Estratégia Vantagem Competitiva
Gestão Estratégica
Planejamento estrategico  
Inteligência competitiva (Administração)  
title_short Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
title_full Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
title_fullStr Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
title_full_unstemmed Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
title_sort Institucionalização da inteligência competitiva aliada à Gestão Estratégica Organizacional
author Karine Gouvea Dibai
author_facet Karine Gouvea Dibai
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Karine Gouvea Dibai
contributor_str_mv Monica Erichsen Nassif
Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Competitiva
Estratégia Vantagem Competitiva
Gestão Estratégica
topic Inteligência Competitiva
Estratégia Vantagem Competitiva
Gestão Estratégica
Planejamento estrategico  
Inteligência competitiva (Administração)  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estrategico  
Inteligência competitiva (Administração)  
description A crescente necessidade de crescimento sustentável das empresas visando a lucratividade pode ser obtida com a vantagem competitiva. Para alcança-la, é necessário conhecer o mercado onde a organização está inserida e construir estratégias divergentes das estratégias da concorrência, que evidenciem quão diferente são as propostas, serviços e produtos de uma organização. O conhecimento de mercado pode ser obtido estruturadamente com práticas de inteligência competitiva. Além de conhecer o mercado, as estratégias devem ser abordadas de maneira sistêmica, considerando os vários influenciadores de uma organização, como sua cadeia de valores e seus decisores. A gestão e o planejamento estratégico são métodos eficientes para criação de estratégias abrangentes e sistémicas. Porém, de acordo com estudos da literatura, decisões e planejamentos são realizados com níveis escassos ou razoáveis de conhecimento mercadológico atualizado e preciso. Para auxiliar no alcance do objetivo de vantagem competitiva, esse estudo demonstra metodologicamente o uso equilibrado e mutuo entre inteligência competitiva (para prover informação e gerar conhecimento para a tomada de decisão) e o planejamento estratégico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:30:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:30:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9T8NDN
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9T8NDN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9T8NDN/1/institucionaliza__o_da_intelig_ncia_competitiva_aliada___gest_o_estrat_gica__em_organiza__es_karine_lago.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9T8NDN/2/institucionaliza__o_da_intelig_ncia_competitiva_aliada___gest_o_estrat_gica__em_organiza__es_karine_lago.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec679e8f52102b741c2b6d0e1fb92f08
c6f5b8464c38ca974fc0f1404b9d270a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676768363413504