A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/68768 https://orcid.org/0000-0003-1911-1264 |
Resumo: | Esse trabalho analisa historicamente o que estamos chamando de ondas de mercantilização do futebol brasileiro, com foco na última onda que se iniciou nos anos 2000, e explorando em detalhes o papel que o sistema de mídia teve na constituição de uma nova economia cultural do setor. Para tal análise, partimos das críticas feitas por Dubal (2010) e Moor (2007) à forma como os processos de neoliberalização e o conceito de comodificação são adotados nos estudos da sociologia do esporte para dialogarmos com a obra do culturalista latino-americano Néstor García Canclini e sua noção de hibridação, o que nos permite, então, abordar essa trajetória de inserção de valores de mercado no futebol como um processo cheio de contradições, conflitos e contestação. Empiricamente, analisamos quatro aspectos tradicionalmente trabalhados nos estudos de economia política do futebol: a) mudanças nas regras dos campeonatos; b) na legislação; c) na arquitetura, atmosfera e administração de estádios; e d) na distribuição das receitas, com os direitos de TV tendo papel central no processo de hipercomodificação do esporte. Finalizamos o artigo analisando as contradições e conflitos que emergiram durante a última onda de mercantilização do futebol brasileiro. |
id |
UFMG_a35ba9e8c8905144084c767e77ea7177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/68768 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-05-29T18:15:12Z2024-05-29T18:15:12Z2019121982-8985http://hdl.handle.net/1843/68768https://orcid.org/0000-0003-1911-1264Esse trabalho analisa historicamente o que estamos chamando de ondas de mercantilização do futebol brasileiro, com foco na última onda que se iniciou nos anos 2000, e explorando em detalhes o papel que o sistema de mídia teve na constituição de uma nova economia cultural do setor. Para tal análise, partimos das críticas feitas por Dubal (2010) e Moor (2007) à forma como os processos de neoliberalização e o conceito de comodificação são adotados nos estudos da sociologia do esporte para dialogarmos com a obra do culturalista latino-americano Néstor García Canclini e sua noção de hibridação, o que nos permite, então, abordar essa trajetória de inserção de valores de mercado no futebol como um processo cheio de contradições, conflitos e contestação. Empiricamente, analisamos quatro aspectos tradicionalmente trabalhados nos estudos de economia política do futebol: a) mudanças nas regras dos campeonatos; b) na legislação; c) na arquitetura, atmosfera e administração de estádios; e d) na distribuição das receitas, com os direitos de TV tendo papel central no processo de hipercomodificação do esporte. Finalizamos o artigo analisando as contradições e conflitos que emergiram durante a última onda de mercantilização do futebol brasileiro.This article historically analyses what we are calling waves commodification of Brazilian football, focusing on the last wave that began in the early 2000s, and exploring in detail the role that the media system played in the constitution of a new cultural economy of the sector. For this analysis, we start from the criticisms offered by Dubal (2010) and Moor (2007) to the way the processes of neoliberalization and the concept of commodification are adopted in the sociology of sport to dialogue with the work of the Latin American culturalist Néstor García Canclini and his notion of hybridization, which allows us to approach this trajectory of insertion of market values in football as a process full of contradictions, conflicts and contestation. Empirically, we analyse the four traditional aspects studied in the political economy of football: a) changes in the rules of the championships; b) in legislation; c) architecture, atmosphere and stadium administration; and d) the distribution of revenues, with the broadcast rights playing a central role in the hypercommodification of the sport. Closing the paper, we analyse the contradictions and conflicts that have emerged in the last wave of commodification of Brazilian football.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALRecordeEsportes - Aspectos sociológicosNeoliberalismoCultura e políticaFutebol - BrasilSociologia do esporteEconomia política do futebolComodificaçãoNeoliberalizaçãoDireitos de TVA economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradiçõesThe cultural economy of the brazilian football in the 21st century: comfort, hybridity and contradictionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/25654Ana Carolina Soares Costa VimieiroAlice QueirózGiovana MaldiniMaria Carolina Martinsapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68768/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA economia cultural do futebol brasileiro no século XXI_ comodificação, hibridez e contradições.pdfA economia cultural do futebol brasileiro no século XXI_ comodificação, hibridez e contradições.pdfapplication/pdf420691https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68768/2/A%20economia%20cultural%20do%20futebol%20brasileiro%20no%20s%c3%a9culo%20XXI_%20comodifica%c3%a7%c3%a3o%2c%20hibridez%20e%20contradi%c3%a7%c3%b5es.pdf1bdc590441425de916028a7018a97203MD521843/687682024-05-29 15:15:13.597oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-05-29T18:15:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The cultural economy of the brazilian football in the 21st century: comfort, hybridity and contradictions |
title |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições |
spellingShingle |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições Ana Carolina Soares Costa Vimieiro Sociologia do esporte Economia política do futebol Comodificação Neoliberalização Direitos de TV Esportes - Aspectos sociológicos Neoliberalismo Cultura e política Futebol - Brasil |
title_short |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições |
title_full |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições |
title_fullStr |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições |
title_full_unstemmed |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições |
title_sort |
A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições |
author |
Ana Carolina Soares Costa Vimieiro |
author_facet |
Ana Carolina Soares Costa Vimieiro Alice Queiróz Giovana Maldini Maria Carolina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Alice Queiróz Giovana Maldini Maria Carolina Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Carolina Soares Costa Vimieiro Alice Queiróz Giovana Maldini Maria Carolina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia do esporte Economia política do futebol Comodificação Neoliberalização Direitos de TV |
topic |
Sociologia do esporte Economia política do futebol Comodificação Neoliberalização Direitos de TV Esportes - Aspectos sociológicos Neoliberalismo Cultura e política Futebol - Brasil |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Esportes - Aspectos sociológicos Neoliberalismo Cultura e política Futebol - Brasil |
description |
Esse trabalho analisa historicamente o que estamos chamando de ondas de mercantilização do futebol brasileiro, com foco na última onda que se iniciou nos anos 2000, e explorando em detalhes o papel que o sistema de mídia teve na constituição de uma nova economia cultural do setor. Para tal análise, partimos das críticas feitas por Dubal (2010) e Moor (2007) à forma como os processos de neoliberalização e o conceito de comodificação são adotados nos estudos da sociologia do esporte para dialogarmos com a obra do culturalista latino-americano Néstor García Canclini e sua noção de hibridação, o que nos permite, então, abordar essa trajetória de inserção de valores de mercado no futebol como um processo cheio de contradições, conflitos e contestação. Empiricamente, analisamos quatro aspectos tradicionalmente trabalhados nos estudos de economia política do futebol: a) mudanças nas regras dos campeonatos; b) na legislação; c) na arquitetura, atmosfera e administração de estádios; e d) na distribuição das receitas, com os direitos de TV tendo papel central no processo de hipercomodificação do esporte. Finalizamos o artigo analisando as contradições e conflitos que emergiram durante a última onda de mercantilização do futebol brasileiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-29T18:15:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-29T18:15:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/68768 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-8985 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1911-1264 |
identifier_str_mv |
1982-8985 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/68768 https://orcid.org/0000-0003-1911-1264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Recorde |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68768/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68768/2/A%20economia%20cultural%20do%20futebol%20brasileiro%20no%20s%c3%a9culo%20XXI_%20comodifica%c3%a7%c3%a3o%2c%20hibridez%20e%20contradi%c3%a7%c3%b5es.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 1bdc590441425de916028a7018a97203 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589219964157952 |