Minima moralia e educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Lucas da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97JK9X
Resumo: Sob o título "Minima moralia e Educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural", a presente tese constitui uma investigação acerca dos sentidos da formação integral humana, tal como proposta e desenvolvida pela Casa Familiar Rural (CFR), por meio da pedagogia da alternância. Essa investigação foi realizada à luz dos aportes teóricos da Escola de Frankfurt, em particular, de algumas das obras de Theodor Adorno. A CFR é uma proposta de educação rural, desenvolvida em vários países. Sua origem remonta a 1935 e tem como objetivo maior o desenvolvimento global do meio rural que seria alcançado sob a efetivação de duas formações integrais: a técnico-profissional e a humana. A partir da leitura das obras de Adorno problematizam-se os meios e os fins desta formação integral humana, destacando, principalmente, as noções de: adaptação e resistência; cultura e semicultura; desenvolvimento e produção capitalista. Das observações empíricas realizadas junto à CFR, puderam-se constatar algumas contradições internas, de tal forma que, aos poucos, tornou-se cristalino seu objetivo: a subserviência à lógica do mercado, por meio da relocação "qualificada" do jovem agricultor, a partir de uma educação reducionista e culturalmente prejudicial. Desse modo, a formação integral humana viabiliza uma agricultura familiar produtora de excedente para o país, por meio de agricultores incultos e desumanizados. Para Adorno, o campo sempre esteve à margem da cultura, de tal forma que seriam necessários programas que sanassem esta deficiência, o que torna imperativo a tomada de consciência acerca da atualidade e importância da construção de uma sociedade emancipada e esclarecida.
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