Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12205 http://hdl.handle.net/1843/68498 https://orcid.org/0000-0001-6017-3614 https://orcid.org/0000-0002-0156-3804 |
Resumo: | We present in this work discussions about the process of inclusion of the target audience of Special Education in Early Childhood Education in Manaus (AM), with emphasis on the accessibility situation. For this, we present data of students included in the schools of the Municipal Education Department of Manaus and we exemplify the condition of accessibilityin two schools. Thus, we defend that the school plays an important role, since it is one of the first spaces of public experience of the child. In the context of inclusion and universal design it is expected that school spaces will be constructed taking into account the possibility of their use by all students. |
id |
UFMG_a5147a4d163cc3adc061931f792513f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/68498 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AMAccessibility and child education: the process of inclusion of target audience of special education in Manaus/AMAccesibilidad y educación infantil: el proceso de inclusión del público-punto de educación especial en Manaus/AMAcessibilidadeEducação infantilInclusão escolarAcessibilidadeEducação infantilEducação inclusivaWe present in this work discussions about the process of inclusion of the target audience of Special Education in Early Childhood Education in Manaus (AM), with emphasis on the accessibility situation. For this, we present data of students included in the schools of the Municipal Education Department of Manaus and we exemplify the condition of accessibilityin two schools. Thus, we defend that the school plays an important role, since it is one of the first spaces of public experience of the child. In the context of inclusion and universal design it is expected that school spaces will be constructed taking into account the possibility of their use by all students.Apresentamos neste trabalho discussões sobre o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil em Manaus (AM), com ênfase na situação da acessibilidade. Para isso, apresentamos dados de alunos incluídos nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus e exemplificamos a condição da acessibilidade em duas escolas. Assim, defendemos que a escola possui um papel importante, pois é um dos primeiros espaços de vivência pública da criança. No contexto da inclusão e do desenho universal espera-se que os espaços escolares sejam construídos levando em conta a sua possibilidade de utilização por todos os alunos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARUFMG2024-05-21T20:26:04Z2024-05-21T20:26:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.122051982-5587http://hdl.handle.net/1843/68498https://orcid.org/0000-0001-6017-3614https://orcid.org/0000-0002-0156-3804porRevista ibero-americana de estudos em educaçãoMaria Almerinda de Souza MatosDanilo Batista de SouzaJáima Pinheiro de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-05-21T20:26:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/68498Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-05-21T20:26:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM Accessibility and child education: the process of inclusion of target audience of special education in Manaus/AM Accesibilidad y educación infantil: el proceso de inclusión del público-punto de educación especial en Manaus/AM |
title |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM |
spellingShingle |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM Maria Almerinda de Souza Matos Acessibilidade Educação infantil Inclusão escolar Acessibilidade Educação infantil Educação inclusiva |
title_short |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM |
title_full |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM |
title_fullStr |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM |
title_sort |
Acessibilidade e educação infantil: o processo de inclusão do público-alvo da educação especial em Manaus/AM |
author |
Maria Almerinda de Souza Matos |
author_facet |
Maria Almerinda de Souza Matos Danilo Batista de Souza Jáima Pinheiro de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Danilo Batista de Souza Jáima Pinheiro de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Almerinda de Souza Matos Danilo Batista de Souza Jáima Pinheiro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Educação infantil Inclusão escolar Acessibilidade Educação infantil Educação inclusiva |
topic |
Acessibilidade Educação infantil Inclusão escolar Acessibilidade Educação infantil Educação inclusiva |
description |
We present in this work discussions about the process of inclusion of the target audience of Special Education in Early Childhood Education in Manaus (AM), with emphasis on the accessibility situation. For this, we present data of students included in the schools of the Municipal Education Department of Manaus and we exemplify the condition of accessibilityin two schools. Thus, we defend that the school plays an important role, since it is one of the first spaces of public experience of the child. In the context of inclusion and universal design it is expected that school spaces will be constructed taking into account the possibility of their use by all students. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-05-21T20:26:04Z 2024-05-21T20:26:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12205 1982-5587 http://hdl.handle.net/1843/68498 https://orcid.org/0000-0001-6017-3614 https://orcid.org/0000-0002-0156-3804 |
url |
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12205 http://hdl.handle.net/1843/68498 https://orcid.org/0000-0001-6017-3614 https://orcid.org/0000-0002-0156-3804 |
identifier_str_mv |
1982-5587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista ibero-americana de estudos em educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829641745235968 |