O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deliana Aparecida Ferreira Swerts
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJ
Resumo: Após a análise do PPP da EMEI Professor José Eduardo de Oliveira Prado percebese que utilização das atividades lúdicas e do brincar como metodologia de ensino na educação Infantil pode trazer grandes benefícios, pois através delas é possível trabalhar vários aspectos, capacidades e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças. Desta forma faz-se necessário que todos os envolvidos no processo educacional se empenhem em proporcionar vivências lúdicas que dentro de sua essência, simplicidade e inocência proporcionem a ampliação das possibilidades de autonomia na construção do conhecimento. Através desta pesquisa bibliográfica compreendeu-se que as atividades lúdicas além de proporcionarem satisfação nas suas necessidades básicas, contribuem para aquisição de competências e consolidação de valores, normas e a socialização. Conclui-se que ao utilizar as brincadeiras como instrumento de promoção do desenvolvimento da criança, escolas e professores estão colaborando para a construção de sua identidade, respeitando a sua individualidade. Planejamento, professores, escola, alunos e brincadeiras devem estar ligados, caminhando juntos e proporcionando interação entre todos os atores que compõe a Educação Infantil.
id UFMG_a57e575a0244d5a89ae0be1a9618c47e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FHJJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Auxiliadora Barros de SouzaDeliana Aparecida Ferreira Swerts2019-08-09T18:18:34Z2019-08-09T18:18:34Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJApós a análise do PPP da EMEI Professor José Eduardo de Oliveira Prado percebese que utilização das atividades lúdicas e do brincar como metodologia de ensino na educação Infantil pode trazer grandes benefícios, pois através delas é possível trabalhar vários aspectos, capacidades e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças. Desta forma faz-se necessário que todos os envolvidos no processo educacional se empenhem em proporcionar vivências lúdicas que dentro de sua essência, simplicidade e inocência proporcionem a ampliação das possibilidades de autonomia na construção do conhecimento. Através desta pesquisa bibliográfica compreendeu-se que as atividades lúdicas além de proporcionarem satisfação nas suas necessidades básicas, contribuem para aquisição de competências e consolidação de valores, normas e a socialização. Conclui-se que ao utilizar as brincadeiras como instrumento de promoção do desenvolvimento da criança, escolas e professores estão colaborando para a construção de sua identidade, respeitando a sua individualidade. Planejamento, professores, escola, alunos e brincadeiras devem estar ligados, caminhando juntos e proporcionando interação entre todos os atores que compõe a Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBrincadeirasEscolas Organizacao e administracaoBrincarAprendizagemInteraçãoCriançaO brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdfapplication/pdf196442https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/1/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdfbdf1c3894b750c11221228bfc08e71b9MD51TEXTtcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txttcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txtExtracted texttext/plain46918https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/2/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txt8c62aba046c63010336ca6a762c2d7d3MD521843/BUBD-A2FHJJ2019-11-14 04:12:09.42oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FHJJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:12:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
title O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
spellingShingle O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
Deliana Aparecida Ferreira Swerts
Brincar
Aprendizagem
Interação
Criança
Educação
Brincadeiras
Escolas Organizacao e administracao
title_short O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_full O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_fullStr O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_sort O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
author Deliana Aparecida Ferreira Swerts
author_facet Deliana Aparecida Ferreira Swerts
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Auxiliadora Barros de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Deliana Aparecida Ferreira Swerts
contributor_str_mv Regina Auxiliadora Barros de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Aprendizagem
Interação
Criança
topic Brincar
Aprendizagem
Interação
Criança
Educação
Brincadeiras
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Brincadeiras
Escolas Organizacao e administracao
description Após a análise do PPP da EMEI Professor José Eduardo de Oliveira Prado percebese que utilização das atividades lúdicas e do brincar como metodologia de ensino na educação Infantil pode trazer grandes benefícios, pois através delas é possível trabalhar vários aspectos, capacidades e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças. Desta forma faz-se necessário que todos os envolvidos no processo educacional se empenhem em proporcionar vivências lúdicas que dentro de sua essência, simplicidade e inocência proporcionem a ampliação das possibilidades de autonomia na construção do conhecimento. Através desta pesquisa bibliográfica compreendeu-se que as atividades lúdicas além de proporcionarem satisfação nas suas necessidades básicas, contribuem para aquisição de competências e consolidação de valores, normas e a socialização. Conclui-se que ao utilizar as brincadeiras como instrumento de promoção do desenvolvimento da criança, escolas e professores estão colaborando para a construção de sua identidade, respeitando a sua individualidade. Planejamento, professores, escola, alunos e brincadeiras devem estar ligados, caminhando juntos e proporcionando interação entre todos os atores que compõe a Educação Infantil.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:18:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:18:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/1/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/2/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bdf1c3894b750c11221228bfc08e71b9
8c62aba046c63010336ca6a762c2d7d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589351540523008