O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJ |
Resumo: | Após a análise do PPP da EMEI Professor José Eduardo de Oliveira Prado percebese que utilização das atividades lúdicas e do brincar como metodologia de ensino na educação Infantil pode trazer grandes benefícios, pois através delas é possível trabalhar vários aspectos, capacidades e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças. Desta forma faz-se necessário que todos os envolvidos no processo educacional se empenhem em proporcionar vivências lúdicas que dentro de sua essência, simplicidade e inocência proporcionem a ampliação das possibilidades de autonomia na construção do conhecimento. Através desta pesquisa bibliográfica compreendeu-se que as atividades lúdicas além de proporcionarem satisfação nas suas necessidades básicas, contribuem para aquisição de competências e consolidação de valores, normas e a socialização. Conclui-se que ao utilizar as brincadeiras como instrumento de promoção do desenvolvimento da criança, escolas e professores estão colaborando para a construção de sua identidade, respeitando a sua individualidade. Planejamento, professores, escola, alunos e brincadeiras devem estar ligados, caminhando juntos e proporcionando interação entre todos os atores que compõe a Educação Infantil. |
id |
UFMG_a57e575a0244d5a89ae0be1a9618c47e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FHJJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Regina Auxiliadora Barros de SouzaDeliana Aparecida Ferreira Swerts2019-08-09T18:18:34Z2019-08-09T18:18:34Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJApós a análise do PPP da EMEI Professor José Eduardo de Oliveira Prado percebese que utilização das atividades lúdicas e do brincar como metodologia de ensino na educação Infantil pode trazer grandes benefícios, pois através delas é possível trabalhar vários aspectos, capacidades e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças. Desta forma faz-se necessário que todos os envolvidos no processo educacional se empenhem em proporcionar vivências lúdicas que dentro de sua essência, simplicidade e inocência proporcionem a ampliação das possibilidades de autonomia na construção do conhecimento. Através desta pesquisa bibliográfica compreendeu-se que as atividades lúdicas além de proporcionarem satisfação nas suas necessidades básicas, contribuem para aquisição de competências e consolidação de valores, normas e a socialização. Conclui-se que ao utilizar as brincadeiras como instrumento de promoção do desenvolvimento da criança, escolas e professores estão colaborando para a construção de sua identidade, respeitando a sua individualidade. Planejamento, professores, escola, alunos e brincadeiras devem estar ligados, caminhando juntos e proporcionando interação entre todos os atores que compõe a Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBrincadeirasEscolas Organizacao e administracaoBrincarAprendizagemInteraçãoCriançaO brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdfapplication/pdf196442https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/1/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdfbdf1c3894b750c11221228bfc08e71b9MD51TEXTtcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txttcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txtExtracted texttext/plain46918https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/2/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txt8c62aba046c63010336ca6a762c2d7d3MD521843/BUBD-A2FHJJ2019-11-14 04:12:09.42oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FHJJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:12:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil Deliana Aparecida Ferreira Swerts Brincar Aprendizagem Interação Criança Educação Brincadeiras Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_full |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil |
author |
Deliana Aparecida Ferreira Swerts |
author_facet |
Deliana Aparecida Ferreira Swerts |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Auxiliadora Barros de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deliana Aparecida Ferreira Swerts |
contributor_str_mv |
Regina Auxiliadora Barros de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Aprendizagem Interação Criança |
topic |
Brincar Aprendizagem Interação Criança Educação Brincadeiras Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Brincadeiras Escolas Organizacao e administracao |
description |
Após a análise do PPP da EMEI Professor José Eduardo de Oliveira Prado percebese que utilização das atividades lúdicas e do brincar como metodologia de ensino na educação Infantil pode trazer grandes benefícios, pois através delas é possível trabalhar vários aspectos, capacidades e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças. Desta forma faz-se necessário que todos os envolvidos no processo educacional se empenhem em proporcionar vivências lúdicas que dentro de sua essência, simplicidade e inocência proporcionem a ampliação das possibilidades de autonomia na construção do conhecimento. Através desta pesquisa bibliográfica compreendeu-se que as atividades lúdicas além de proporcionarem satisfação nas suas necessidades básicas, contribuem para aquisição de competências e consolidação de valores, normas e a socialização. Conclui-se que ao utilizar as brincadeiras como instrumento de promoção do desenvolvimento da criança, escolas e professores estão colaborando para a construção de sua identidade, respeitando a sua individualidade. Planejamento, professores, escola, alunos e brincadeiras devem estar ligados, caminhando juntos e proporcionando interação entre todos os atores que compõe a Educação Infantil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:18:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:18:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FHJJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/1/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FHJJ/2/tcc.delianaaparecidaferreiraswerts.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdf1c3894b750c11221228bfc08e71b9 8c62aba046c63010336ca6a762c2d7d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589351540523008 |