Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Lima Vilela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Filipe Santos Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618
http://hdl.handle.net/1843/74278
https://orcid.org/0000-0003-3863-4829
https://orcid.org/0000-0002-2964-3582
Resumo: In this article, we will discuss the professional knowledge and curricula of Mathematics teachers' training. It aims at developing a historical understanding of the curricular reforms of the Bachelor of Mathematics for Teaching at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), pointing out the movement of construction of the professional knowledge of teaching in the 1970s and 1980s. This research followed a qualitative approach, discussing the curriculum reforms of 1971, 1975, 1980, and 1987. The sources are documents from institutional archives, the meeting minutes of the Mathematics Course Council, and information from other research related to these discussions. The analysis is related to the Supervised Curricular Internship courses in the curricula of the Bachelor of Mathematics for Teaching at UFMG. As the main results, we highlight the construction of space and time in the curricula for the knowledge proper to teaching mathematics, and in the attribution of institutional responsibilities and perspectives for teacher training.
id UFMG_a651265901d79131de2376a2c3f0523a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/74278
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)The bachelor of mathematics for teaching curricula at UFMG: professional knowledge in a story of the supervised curricular internship courses (1971 -1987)Formação de professores de MatemáticaHistória da Educação MatemáticaReformas CurricularesSaberes profissionaisProfessores -- FormaçãoProfessores de matemática -- FormaçãoHistória da educaçãoCurrículo escolarIn this article, we will discuss the professional knowledge and curricula of Mathematics teachers' training. It aims at developing a historical understanding of the curricular reforms of the Bachelor of Mathematics for Teaching at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), pointing out the movement of construction of the professional knowledge of teaching in the 1970s and 1980s. This research followed a qualitative approach, discussing the curriculum reforms of 1971, 1975, 1980, and 1987. The sources are documents from institutional archives, the meeting minutes of the Mathematics Course Council, and information from other research related to these discussions. The analysis is related to the Supervised Curricular Internship courses in the curricula of the Bachelor of Mathematics for Teaching at UFMG. As the main results, we highlight the construction of space and time in the curricula for the knowledge proper to teaching mathematics, and in the attribution of institutional responsibilities and perspectives for teacher training.Neste artigo apresentaremos algumas discussões sobre os saberes profissionais e os currículos na formação de professores de Matemática. O objetivo deste trabalho consiste em elaborar uma compreensão histórica das reformas curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apontando o movimento de construção dos saberes profissionais da docência, nas décadas de 1970 e 1980. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, discutindo as reformas curriculares de 1971, 1975, 1980 e 1987. As fontes utilizadas foram os documentos presentes em arquivos institucionais, as atas de reuniões do Colegiado do curso de Matemática e informações de outras pesquisas que tangenciam tais discussões. A análise está relacionada às disciplinas responsáveis pelo estágio curricular supervisionado nos currículos do curso de Licenciatura de Matemática da UFMG. Como principais resultados, destacam-se os movimentos de construção de espaços e tempos nos currículos para saberes próprios à docência de matemática, na atribuição de responsabilidades institucionais e perspectivas de formação de professores.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOUFMG2024-08-19T21:32:19Z2024-08-19T21:32:19Z2022-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.20396/zet.v30i00.86676182176-1744http://hdl.handle.net/1843/74278https://orcid.org/0000-0003-3863-4829https://orcid.org/0000-0002-2964-3582porZetetikeMariana Lima VilelaFilipe Santos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-19T21:32:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/74278Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-19T21:32:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
The bachelor of mathematics for teaching curricula at UFMG: professional knowledge in a story of the supervised curricular internship courses (1971 -1987)
title Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
spellingShingle Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
Mariana Lima Vilela
Formação de professores de Matemática
História da Educação Matemática
Reformas Curriculares
Saberes profissionais
Professores -- Formação
Professores de matemática -- Formação
História da educação
Currículo escolar
title_short Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
title_full Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
title_fullStr Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
title_full_unstemmed Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
title_sort Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
author Mariana Lima Vilela
author_facet Mariana Lima Vilela
Filipe Santos Fernandes
author_role author
author2 Filipe Santos Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Lima Vilela
Filipe Santos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de Matemática
História da Educação Matemática
Reformas Curriculares
Saberes profissionais
Professores -- Formação
Professores de matemática -- Formação
História da educação
Currículo escolar
topic Formação de professores de Matemática
História da Educação Matemática
Reformas Curriculares
Saberes profissionais
Professores -- Formação
Professores de matemática -- Formação
História da educação
Currículo escolar
description In this article, we will discuss the professional knowledge and curricula of Mathematics teachers' training. It aims at developing a historical understanding of the curricular reforms of the Bachelor of Mathematics for Teaching at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), pointing out the movement of construction of the professional knowledge of teaching in the 1970s and 1980s. This research followed a qualitative approach, discussing the curriculum reforms of 1971, 1975, 1980, and 1987. The sources are documents from institutional archives, the meeting minutes of the Mathematics Course Council, and information from other research related to these discussions. The analysis is related to the Supervised Curricular Internship courses in the curricula of the Bachelor of Mathematics for Teaching at UFMG. As the main results, we highlight the construction of space and time in the curricula for the knowledge proper to teaching mathematics, and in the attribution of institutional responsibilities and perspectives for teacher training.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
2024-08-19T21:32:19Z
2024-08-19T21:32:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618
2176-1744
http://hdl.handle.net/1843/74278
https://orcid.org/0000-0003-3863-4829
https://orcid.org/0000-0002-2964-3582
url https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618
http://hdl.handle.net/1843/74278
https://orcid.org/0000-0003-3863-4829
https://orcid.org/0000-0002-2964-3582
identifier_str_mv 2176-1744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zetetike
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829802538074112