Confiabilidade e validade dos itens de coordenação bilateral e sequenciamento motor da avaliação da coordenação e destreza motora - ACOORDEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MSMR-6XKFSE |
Resumo: | No Brasil não existem testes de desenvolvimento motor padronizados para a criança e a ausência de instrumentação prejudica o diagnóstico e tratamento do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação TDC. A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora ACOORDEM está sendo criada como recurso para padronizar a avaliação da coordenação motora em crianças brasileiras. O objetivo do presente estudo foi examinar a confiabilidade e a validade dos itens de coordenação bilateral e seqüenciamento motor da ACOORDEM para crianças brasileiras, nas idades de quatro, seis e oito anos. Foram avaliadas 84 crianças, 28 de cada faixa etária, sendo 14 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Para confiabilidade entre examinadores, todos os itens do teste apresentaram correlação intraclasse acima de 0,75 e 45,7% dos itens apresentaram índices acima de 0,60 para confiabilidade teste-reteste. Apenas os itens envolvendo manejo de bola apresentaram diferenças significativas de desempenho por sexo. Vinte e um itens demonstraram ser discriminativos para diferenças de desempenho de acordo com a faixa etária e devem ser mantidos na versão final da ACOORDEM. O processo de criação de testes é longo, mas o presente estudo levantou dados essenciais para dar seguimento à criação da ACOORDEM, pois os itens propostos na versão piloto do teste foram avaliados, permitindo selecionar os mais discriminativos para integrar a versão final do instrumento. A versão piloto, inicialmente com 35 itens, foi reduzida para 21 itens com base nos resultados deste estudo. |
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