1 / 1: a experiência de projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN |
Resumo: | O objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina, uma propostadidática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte, mais especificamente, o fazer artístico. Enfocando o processo de criação, o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin, a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas, valorizando,sobretudo, a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino, o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto, os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produçãoarquitetônica (projeto, construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício, observa-se que juntamente à execução dos objetos, uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada. |
id |
UFMG_a76f1cb1ee9dab37a2a340dfcfc3a4eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YKGBN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Stephane Denis Albert Rene HuchetAlexandre Monteiro de MenezesPaulo Afonso RheingantzEduardo Campos Moreira2019-08-12T06:32:48Z2019-08-12T06:32:48Z2005-10-18http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBNO objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina, uma propostadidática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte, mais especificamente, o fazer artístico. Enfocando o processo de criação, o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin, a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas, valorizando,sobretudo, a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino, o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto, os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produçãoarquitetônica (projeto, construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício, observa-se que juntamente à execução dos objetos, uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada.The objective of this work it is the construction of arguments in a way to established a theoric foundation of a specific practice of project teaching in architecture. Starting by the consideration of the moment of crisis in which the teaching of this discipline, a didactic proposal is presentedand disserted in this work. The proposal has the art as a paradigmatic horizon, more exactly, the artistic making. Focusing the process of creation, the work of three artists is utilized as a reference. They are: thematerial-intuitive via of Vladimir Tatlijn, the incorporation of invention of Hélio Oiticica and the action-thougths of Allan Wexler. The didactic experiments incorporate the concepts and practices of this artists, valorizing, above all, the experience of corporal making of their works.As an alternative of teaching, the construction process of the projects developed by the students is inserted in their formation, looking for the improvement of the cognitive and operative skills related to the architectonic practice. Searching for the formation of the body as an architect, the experiments try to reduce the distance between the student and the object projected. The students experiment the phases ofthe architectonic production cycle (project, construction and appropriation) condensed in a didactic proposition. In the development of this exercise, it can be noted that together with the execution of the objects, a critical posture in relation to the architectural production is edified.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquitetura ArteArquitetura Estudo e ensinoProjeto arquitetônico Estudo e ensinoProcesso de criaçãoHélio OiticicaProjeto de arquitetura1 / 1: a experiência de projetoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado.pdfapplication/pdf7714058https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/1/mestrado.pdf07a3640c70ed93de8f8b0f1d158f8cd7MD51TEXTmestrado.pdf.txtmestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain378912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/2/mestrado.pdf.txt368cef4fde073b318fad7d5b752c6f3dMD521843/RAAO-7YKGBN2019-11-14 12:04:57.028oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YKGBNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:04:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
1 / 1: a experiência de projeto |
title |
1 / 1: a experiência de projeto |
spellingShingle |
1 / 1: a experiência de projeto Eduardo Campos Moreira Processo de criação Hélio Oiticica Projeto de arquitetura Arquitetura Arte Arquitetura Estudo e ensino Projeto arquitetônico Estudo e ensino |
title_short |
1 / 1: a experiência de projeto |
title_full |
1 / 1: a experiência de projeto |
title_fullStr |
1 / 1: a experiência de projeto |
title_full_unstemmed |
1 / 1: a experiência de projeto |
title_sort |
1 / 1: a experiência de projeto |
author |
Eduardo Campos Moreira |
author_facet |
Eduardo Campos Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alexandre Monteiro de Menezes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo Afonso Rheingantz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Campos Moreira |
contributor_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet Alexandre Monteiro de Menezes Paulo Afonso Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de criação Hélio Oiticica Projeto de arquitetura |
topic |
Processo de criação Hélio Oiticica Projeto de arquitetura Arquitetura Arte Arquitetura Estudo e ensino Projeto arquitetônico Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arquitetura Arte Arquitetura Estudo e ensino Projeto arquitetônico Estudo e ensino |
description |
O objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina, uma propostadidática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte, mais especificamente, o fazer artístico. Enfocando o processo de criação, o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin, a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas, valorizando,sobretudo, a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino, o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto, os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produçãoarquitetônica (projeto, construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício, observa-se que juntamente à execução dos objetos, uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T06:32:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T06:32:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/1/mestrado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/2/mestrado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07a3640c70ed93de8f8b0f1d158f8cd7 368cef4fde073b318fad7d5b752c6f3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589548051005440 |