1 / 1: a experiência de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Campos Moreira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN
Resumo: O objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina, uma propostadidática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte, mais especificamente, o fazer artístico. Enfocando o processo de criação, o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin, a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas, valorizando,sobretudo, a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino, o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto, os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produçãoarquitetônica (projeto, construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício, observa-se que juntamente à execução dos objetos, uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada.
id UFMG_a76f1cb1ee9dab37a2a340dfcfc3a4eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YKGBN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetAlexandre Monteiro de MenezesPaulo Afonso RheingantzEduardo Campos Moreira2019-08-12T06:32:48Z2019-08-12T06:32:48Z2005-10-18http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBNO objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina, uma propostadidática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte, mais especificamente, o fazer artístico. Enfocando o processo de criação, o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin, a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas, valorizando,sobretudo, a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino, o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto, os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produçãoarquitetônica (projeto, construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício, observa-se que juntamente à execução dos objetos, uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada.The objective of this work it is the construction of arguments in a way to established a theoric foundation of a specific practice of project teaching in architecture. Starting by the consideration of the moment of crisis in which the teaching of this discipline, a didactic proposal is presentedand disserted in this work. The proposal has the art as a paradigmatic horizon, more exactly, the artistic making. Focusing the process of creation, the work of three artists is utilized as a reference. They are: thematerial-intuitive via of Vladimir Tatlijn, the incorporation of invention of Hélio Oiticica and the action-thougths of Allan Wexler. The didactic experiments incorporate the concepts and practices of this artists, valorizing, above all, the experience of corporal making of their works.As an alternative of teaching, the construction process of the projects developed by the students is inserted in their formation, looking for the improvement of the cognitive and operative skills related to the architectonic practice. Searching for the formation of the body as an architect, the experiments try to reduce the distance between the student and the object projected. The students experiment the phases ofthe architectonic production cycle (project, construction and appropriation) condensed in a didactic proposition. In the development of this exercise, it can be noted that together with the execution of the objects, a critical posture in relation to the architectural production is edified.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquitetura ArteArquitetura Estudo e ensinoProjeto arquitetônico Estudo e ensinoProcesso de criaçãoHélio OiticicaProjeto de arquitetura1 / 1: a experiência de projetoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado.pdfapplication/pdf7714058https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/1/mestrado.pdf07a3640c70ed93de8f8b0f1d158f8cd7MD51TEXTmestrado.pdf.txtmestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain378912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/2/mestrado.pdf.txt368cef4fde073b318fad7d5b752c6f3dMD521843/RAAO-7YKGBN2019-11-14 12:04:57.028oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YKGBNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:04:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 1 / 1: a experiência de projeto
title 1 / 1: a experiência de projeto
spellingShingle 1 / 1: a experiência de projeto
Eduardo Campos Moreira
Processo de criação
Hélio Oiticica
Projeto de arquitetura
Arquitetura Arte
Arquitetura Estudo e ensino
Projeto arquitetônico Estudo e ensino
title_short 1 / 1: a experiência de projeto
title_full 1 / 1: a experiência de projeto
title_fullStr 1 / 1: a experiência de projeto
title_full_unstemmed 1 / 1: a experiência de projeto
title_sort 1 / 1: a experiência de projeto
author Eduardo Campos Moreira
author_facet Eduardo Campos Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre Monteiro de Menezes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Afonso Rheingantz
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Campos Moreira
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Alexandre Monteiro de Menezes
Paulo Afonso Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de criação
Hélio Oiticica
Projeto de arquitetura
topic Processo de criação
Hélio Oiticica
Projeto de arquitetura
Arquitetura Arte
Arquitetura Estudo e ensino
Projeto arquitetônico Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura Arte
Arquitetura Estudo e ensino
Projeto arquitetônico Estudo e ensino
description O objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina, uma propostadidática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte, mais especificamente, o fazer artístico. Enfocando o processo de criação, o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin, a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas, valorizando,sobretudo, a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino, o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto, os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produçãoarquitetônica (projeto, construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício, observa-se que juntamente à execução dos objetos, uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:32:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:32:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN
url http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/1/mestrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YKGBN/2/mestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 07a3640c70ed93de8f8b0f1d158f8cd7
368cef4fde073b318fad7d5b752c6f3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589548051005440