Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Amarante Boaventura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUU
Resumo: Diante das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da consolidação do modo de vida urbano nas últimas décadas, as relações sociais e a maneira de viver no espaço se transformaram. Sabendo que a Arquitetura se ocupa da transformação do espaço pela ação do homem e que o projeto é um elemento central na profissão e no ensino de Arquitetura, a investigação de uma outra prática de projeto, que seja coerente com essa sociedade contemporânea, torna-se urgente. Neste sentido, este trabalho investiga os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto no ensino de Arquitetura, a partir do entendimento do espaço em sua dimensão socioinformacional. Estruturado nas discussões de Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento e Regina Marteleto, essa dimensão do espaço contemporâneo traz a informação como aquilo que dá forma à ação social, realizada em um determinado espaço-tempo. A diagramação destas informações estrutura a leitura do lugar que, por sua vez, direciona a estratégia de projeto pela relação entre as informações das ações e atributos do lugar, espacializadas pelos diagramas. As experiências do uso de diagramas na Arquitetura ampliam a compreensão do uso do instrumento, apontam limitações e complementam a estruturação dos processos diagramáticos. Por fim, os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto, levantados ao longo deste trabalho, são verificados na prática do ensino de projeto, na disciplina PFlex Moradia Aberta open building, ministrada pela Profa. Dra. Denise Morado Nascimento e acompanhada pela autora, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Os relatos e os trabalhos, desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina, verificam potenciais dos processos diagramáticos que superam limitações nos processos de projeto de Arquitetura, principalmente na articulação entre o lugar e o projeto; ao mesmo tempo, as experiências dos alunos evidenciam desafios como a desvinculação entre teorias e práticas contemporâneas no ensino de projeto
id UFMG_c750ba0779be9bcb2c412e0696f3ff7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AX9SUU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Denise Morado NascimentoJuliana Torres de MirandaSimone Parrela TostesCarolina Amarante Boaventura2019-08-10T14:04:13Z2019-08-10T14:04:13Z2017-12-06http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUUDiante das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da consolidação do modo de vida urbano nas últimas décadas, as relações sociais e a maneira de viver no espaço se transformaram. Sabendo que a Arquitetura se ocupa da transformação do espaço pela ação do homem e que o projeto é um elemento central na profissão e no ensino de Arquitetura, a investigação de uma outra prática de projeto, que seja coerente com essa sociedade contemporânea, torna-se urgente. Neste sentido, este trabalho investiga os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto no ensino de Arquitetura, a partir do entendimento do espaço em sua dimensão socioinformacional. Estruturado nas discussões de Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento e Regina Marteleto, essa dimensão do espaço contemporâneo traz a informação como aquilo que dá forma à ação social, realizada em um determinado espaço-tempo. A diagramação destas informações estrutura a leitura do lugar que, por sua vez, direciona a estratégia de projeto pela relação entre as informações das ações e atributos do lugar, espacializadas pelos diagramas. As experiências do uso de diagramas na Arquitetura ampliam a compreensão do uso do instrumento, apontam limitações e complementam a estruturação dos processos diagramáticos. Por fim, os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto, levantados ao longo deste trabalho, são verificados na prática do ensino de projeto, na disciplina PFlex Moradia Aberta open building, ministrada pela Profa. Dra. Denise Morado Nascimento e acompanhada pela autora, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Os relatos e os trabalhos, desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina, verificam potenciais dos processos diagramáticos que superam limitações nos processos de projeto de Arquitetura, principalmente na articulação entre o lugar e o projeto; ao mesmo tempo, as experiências dos alunos evidenciam desafios como a desvinculação entre teorias e práticas contemporâneas no ensino de projetoFacing last decades information and communication technology advances (ICTs) and the spread of the urban way of living, social relationships and the way people perceive, live and experience architectural space has changed. Knowing that the Architecture field deals with the human making of the environment and that design is a central element of professional and educational practices, the investigation of a distinct design practice, coherent with contemporary times, becomes urgent. In an attempt to move towards that goal, this work investigates the potentials and challenges of diagrammatic design processes within Architecture teaching, understanding space in its socio-informational dimension. As developed by Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento and Regina Marteleto, this understanding of contemporary space perceives information as a dimension that shapes social action within a given time and space. Therefore, the layout of information in diagrams orients design strategy by spatializing action input and place attributes. Applying diagrams to Architecture practice expands the understanding of its use as an instrument, pointing out limitations and complementing the structuring of diagrammatic processes. The possibilities of diagrammatic design processes, discussed throughout this work, were ascertained by the monitoring of a teaching studio, the "Open House" course, taught by Professor Denise Morado Nascimento and the author, at the Architecture School of Minas Gerais Federal University. The reports and designs developed by the students during the course point out to diagrammatic processes potential to overcome design processes limitations within Architecture, mainly by articulating the place with the design; at the same time, the students' experiences inform challenges such as the separation of contemporary theory and practice in design teachingUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProjetos ElaboraçãoProjeto arquitetônicoArquitetura Estudo e ensinoestratégias de projetoarquitetura contemporâneaprocessos diagramáticosensino de projetodiagramasProcessos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcarolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdfapplication/pdf31520527https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/1/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf68a897bfd48826898400ae64a3feee97MD51TEXTcarolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txtcarolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txtExtracted texttext/plain596707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/2/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txt84aff0fe3d9829be3be5cda68feb40aeMD521843/MMMD-AX9SUU2019-11-14 05:02:33.013oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AX9SUURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:02:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
title Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
spellingShingle Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
Carolina Amarante Boaventura
estratégias de projeto
arquitetura contemporânea
processos diagramáticos
ensino de projeto
diagramas
Projetos Elaboração
Projeto arquitetônico
Arquitetura Estudo e ensino
title_short Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
title_full Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
title_fullStr Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
title_full_unstemmed Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
title_sort Processos diagramáticos de projeto no espaço socioinformacional: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
author Carolina Amarante Boaventura
author_facet Carolina Amarante Boaventura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Denise Morado Nascimento
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juliana Torres de Miranda
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simone Parrela Tostes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Amarante Boaventura
contributor_str_mv Denise Morado Nascimento
Juliana Torres de Miranda
Simone Parrela Tostes
dc.subject.por.fl_str_mv estratégias de projeto
arquitetura contemporânea
processos diagramáticos
ensino de projeto
diagramas
topic estratégias de projeto
arquitetura contemporânea
processos diagramáticos
ensino de projeto
diagramas
Projetos Elaboração
Projeto arquitetônico
Arquitetura Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Projetos Elaboração
Projeto arquitetônico
Arquitetura Estudo e ensino
description Diante das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da consolidação do modo de vida urbano nas últimas décadas, as relações sociais e a maneira de viver no espaço se transformaram. Sabendo que a Arquitetura se ocupa da transformação do espaço pela ação do homem e que o projeto é um elemento central na profissão e no ensino de Arquitetura, a investigação de uma outra prática de projeto, que seja coerente com essa sociedade contemporânea, torna-se urgente. Neste sentido, este trabalho investiga os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto no ensino de Arquitetura, a partir do entendimento do espaço em sua dimensão socioinformacional. Estruturado nas discussões de Ana Fani Alessandri Carlos, Pierre Bourdieu, Denise Morado Nascimento e Regina Marteleto, essa dimensão do espaço contemporâneo traz a informação como aquilo que dá forma à ação social, realizada em um determinado espaço-tempo. A diagramação destas informações estrutura a leitura do lugar que, por sua vez, direciona a estratégia de projeto pela relação entre as informações das ações e atributos do lugar, espacializadas pelos diagramas. As experiências do uso de diagramas na Arquitetura ampliam a compreensão do uso do instrumento, apontam limitações e complementam a estruturação dos processos diagramáticos. Por fim, os potenciais e desafios dos processos diagramáticos de projeto, levantados ao longo deste trabalho, são verificados na prática do ensino de projeto, na disciplina PFlex Moradia Aberta open building, ministrada pela Profa. Dra. Denise Morado Nascimento e acompanhada pela autora, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Os relatos e os trabalhos, desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina, verificam potenciais dos processos diagramáticos que superam limitações nos processos de projeto de Arquitetura, principalmente na articulação entre o lugar e o projeto; ao mesmo tempo, as experiências dos alunos evidenciam desafios como a desvinculação entre teorias e práticas contemporâneas no ensino de projeto
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T14:04:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T14:04:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUU
url http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AX9SUU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/1/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AX9SUU/2/carolina_boaventura___dissertacao___com_ap_ndice.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 68a897bfd48826898400ae64a3feee97
84aff0fe3d9829be3be5cda68feb40ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676701740040192