Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-84FSDK |
Resumo: | O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira: a moderna canção popular e o pensamento republicano. Com esse intuito, foram utilizados os instrumentos metodológicos da história das idéias para analisar a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo Clube da esquina e o contexto político no qual essa forma de linguagem se fez presente, evidenciando o resgate de certos princípios, idéias e valores próprios à esfera do interesse público como liberdade e amizade. |
id |
UFMG_a79e7c6e367a94f8c072a748aae8c3a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-84FSDK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcelo Siqueira RidentiThais Velloso Cougo PimentelCarlos Antonio Leite BrandaoBruno Viveiros Martins2019-08-11T03:40:54Z2019-08-11T03:40:54Z2007-11-19http://hdl.handle.net/1843/VCSA-84FSDKO trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira: a moderna canção popular e o pensamento republicano. Com esse intuito, foram utilizados os instrumentos metodológicos da história das idéias para analisar a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo Clube da esquina e o contexto político no qual essa forma de linguagem se fez presente, evidenciando o resgate de certos princípios, idéias e valores próprios à esfera do interesse público como liberdade e amizade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica Brasil História e críticaMúsica popular Brasil História e críticaHistóriaBelo Horizonte HistóriaMúsica popularSom imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o__de_bruno_viveiros_martins.pdfapplication/pdf618275https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-84FSDK/1/disserta__o__de_bruno_viveiros_martins.pdfa103e5f70a3d8b40d69fadfe8c5a7e86MD51TEXTdisserta__o__de_bruno_viveiros_martins.pdf.txtdisserta__o__de_bruno_viveiros_martins.pdf.txtExtracted texttext/plain349225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-84FSDK/2/disserta__o__de_bruno_viveiros_martins.pdf.txt329f06a0f2bd9e22be0a8acf3364acceMD521843/VCSA-84FSDK2019-11-14 03:26:59.381oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-84FSDKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:26:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina |
title |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina |
spellingShingle |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina Bruno Viveiros Martins Belo Horizonte História Música popular Música Brasil História e crítica Música popular Brasil História e crítica História |
title_short |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina |
title_full |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina |
title_fullStr |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina |
title_full_unstemmed |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina |
title_sort |
Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina |
author |
Bruno Viveiros Martins |
author_facet |
Bruno Viveiros Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcelo Siqueira Ridenti |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thais Velloso Cougo Pimentel |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carlos Antonio Leite Brandao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno Viveiros Martins |
contributor_str_mv |
Marcelo Siqueira Ridenti Thais Velloso Cougo Pimentel Carlos Antonio Leite Brandao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Belo Horizonte História Música popular |
topic |
Belo Horizonte História Música popular Música Brasil História e crítica Música popular Brasil História e crítica História |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música Brasil História e crítica Música popular Brasil História e crítica História |
description |
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira: a moderna canção popular e o pensamento republicano. Com esse intuito, foram utilizados os instrumentos metodológicos da história das idéias para analisar a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo Clube da esquina e o contexto político no qual essa forma de linguagem se fez presente, evidenciando o resgate de certos princípios, idéias e valores próprios à esfera do interesse público como liberdade e amizade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T03:40:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T03:40:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-84FSDK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-84FSDK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-84FSDK/1/disserta__o__de_bruno_viveiros_martins.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-84FSDK/2/disserta__o__de_bruno_viveiros_martins.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a103e5f70a3d8b40d69fadfe8c5a7e86 329f06a0f2bd9e22be0a8acf3364acce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589180936159232 |