Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosangela Assis Feliciano de Melo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85LSJU
Resumo: Este estudo trata das disposições leitoras de jovens de meios populares considerados bem-sucedidos. Busca-se, nele, estabelecer um diálogo com uma perspectiva teórica da Sociologia da Educação, especificamente na configuração de perfis, para se compreender as dinâmicas intrafamiliares, as práticas de socialização primária e os investimentos familiares mobilizadores do sucesso escolar e da inserção desses jovens em práticas efetivas de leitura. O procedimento principal de investigação foi a entrevista e anotações etnográficas, ancoradas nos contextos de inserção do objeto, na família e na escola. A análise focalizou as ações familiares e escolares que oportunizaram a participação de jovens em práticas de leitura, suas relações com impressos, as escolhas, o acesso e o modo de ler. Constataram-se neste estudo: uma organização nuclear das famílias, com numero reduzido de filhos, ao contrário da geração anterior cuja composição era de 6 a 13 filhos; a existência de parentes próximos com graduação; o permanente acompanhamento, sobretudo pelas mães, da vida escolar dos filhos mesmo antes de estes ingressarem no sistema formal de ensino; a presença do livro e a contação de histórias infantis na vida desses jovens desde a tenra idade; a influência das mães, dos pais, de irmã e avó no desenvolvimento do gosto pela leitura. Pôde-se verificar nesta pesquisa um significativo universo das práticas de letramento dos jovens estudados e suas singularidades em relação ao que ouvem, vêem e escrevem. Contrariando as teses que apontam a omissão de famílias pobres no acompanhamento da vida escolar de suas crianças, as mobilizações familiares se destacam, neste estudo, como um dos fatores capazes de superar alguns limites e barreiras dos condicionantes sociais, ou empecilhos naturais de acesso a bens culturais pelos meios populares, como já apontado pelo sociólogo Bernard Lahire e outros. Observou-se que as famílias buscam, através da escola, a incorporação de um capital cultural que lhes parece negado pela condição de pertencimento. Em casa, o trabalho de inculcação é realizado principalmente pelas mães ao exigirem dos filhos bom desempenho escolar, comportamento exemplar, cumprimento de tarefas como o para casa e permanente estudo para que obtenham notas altas e assim possam prosseguir sua trajetória com sucesso. Observou-se também haver nas famílias pesquisadas a circulação de impressos, a leitura partilhada, discussões e debates sobre o que lêem principalmente em jornais populares, estratégias estas que colocam o capital cultural vivo em condições de ser incorporado pelos sujeitos. A escola para essas famílias é possibilidade de ascensão social pelo diploma, pelo bom emprego, superando o pai e recompensando-o pelo esforço: o êxito do filho é uma espécie de símbolo do êxito pessoal dos pais. No entanto, apesar dessas disposições e estratégias familiares e escolares, é necessário ainda investigar as dificuldades de acesso a determinadas práticas letradas ou modos de inserção numa determinada cultura escrita, tanto na escola quanto nas famílias.
id UFMG_a7b4d78150ff763deadf93ea65f1e339
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85LSJU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marildes Marinho da SilvaLeiva de Figueiredo Viana LealAna Maria de Oliveira GalvaoRosangela Assis Feliciano de Melo2019-08-13T08:41:58Z2019-08-13T08:41:58Z2007-11-29http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85LSJUEste estudo trata das disposições leitoras de jovens de meios populares considerados bem-sucedidos. Busca-se, nele, estabelecer um diálogo com uma perspectiva teórica da Sociologia da Educação, especificamente na configuração de perfis, para se compreender as dinâmicas intrafamiliares, as práticas de socialização primária e os investimentos familiares mobilizadores do sucesso escolar e da inserção desses jovens em práticas efetivas de leitura. O procedimento principal de investigação foi a entrevista e anotações etnográficas, ancoradas nos contextos de inserção do objeto, na família e na escola. A análise focalizou as ações familiares e escolares que oportunizaram a participação de jovens em práticas de leitura, suas relações com impressos, as escolhas, o acesso e o modo de ler. Constataram-se neste estudo: uma organização nuclear das famílias, com numero reduzido de filhos, ao contrário da geração anterior cuja composição era de 6 a 13 filhos; a existência de parentes próximos com graduação; o permanente acompanhamento, sobretudo pelas mães, da vida escolar dos filhos mesmo antes de estes ingressarem no sistema formal de ensino; a presença do livro e a contação de histórias infantis na vida desses jovens desde a tenra idade; a influência das mães, dos pais, de irmã e avó no desenvolvimento do gosto pela leitura. Pôde-se verificar nesta pesquisa um significativo universo das práticas de letramento dos jovens estudados e suas singularidades em relação ao que ouvem, vêem e escrevem. Contrariando as teses que apontam a omissão de famílias pobres no acompanhamento da vida escolar de suas crianças, as mobilizações familiares se destacam, neste estudo, como um dos fatores capazes de superar alguns limites e barreiras dos condicionantes sociais, ou empecilhos naturais de acesso a bens culturais pelos meios populares, como já apontado pelo sociólogo Bernard Lahire e outros. Observou-se que as famílias buscam, através da escola, a incorporação de um capital cultural que lhes parece negado pela condição de pertencimento. Em casa, o trabalho de inculcação é realizado principalmente pelas mães ao exigirem dos filhos bom desempenho escolar, comportamento exemplar, cumprimento de tarefas como o para casa e permanente estudo para que obtenham notas altas e assim possam prosseguir sua trajetória com sucesso. Observou-se também haver nas famílias pesquisadas a circulação de impressos, a leitura partilhada, discussões e debates sobre o que lêem principalmente em jornais populares, estratégias estas que colocam o capital cultural vivo em condições de ser incorporado pelos sujeitos. A escola para essas famílias é possibilidade de ascensão social pelo diploma, pelo bom emprego, superando o pai e recompensando-o pelo esforço: o êxito do filho é uma espécie de símbolo do êxito pessoal dos pais. No entanto, apesar dessas disposições e estratégias familiares e escolares, é necessário ainda investigar as dificuldades de acesso a determinadas práticas letradas ou modos de inserção numa determinada cultura escrita, tanto na escola quanto nas famílias.This study it deals with the reading disposals of young of well-succeeded considered popular ways. One searches, in it, to establish a dialogue with a theoretical perspective of the Sociology of the Education, specifically in the configuration of profiles, to understand the interfamilies dynamic, practical of primary socialization and the familiar investments mobilizatiors of the school success and the insertion of these young in practical effective of reading. The main procedure of inquiry was the interview and ethnographic annotations, anchored us contexts of insertion of the object, in the family and in the school. The analysis focused the school and family actions that oportunity the participation of youths in practices of reading, his relations with printed, the choices, the access and the way of read. They established itself in this I study: a nuclear organization of the families, with I number limited of sons, to the contrary one of the previous generation whose composition was of 6 to 13 sons; the existence of relatives near with graduation; the permanent accompaniment, especially by the mothers, of the school life of the sons even before of these Will enter the formal system of education; the presence of the book and to countains of childlike histories in the life of those youths since to tender age; the influence of the mothers, of the parents, of sister and grandmother in the development of the "taste" by the reading. It was able to be verified in this researches a significant universe of the practices of letrying of the youths studied and its singularities regarding what hear, see and write. Opposing the theories that aim the oversight of poor families in the accompaniment of the school life of his infants, the family mobilizations are detached, in this I study, as one of the capable factors of exceed some limits and barriers of the condicionating social, or impediments "natural" of access to cultural property by the popular means, like already aimed by the sociologist Bernard Lahire and others. It observed itself that the families seek, through the school, the incorporation of a cultural capital that looks him denied by the condition of pertenciment. At home, the work of "inculcation" is carried out mainly by the mothers upon will require of the good sons school performance, exemplary behavior, fulfillment of task as the "home" and permanent successfully. It observed itself have in the families researched the circulation of printed, the reading shared, arguments and debates about what read mainly in newspapers "popular", strategies these that put the "alive cultural capital" in conditions of to be incorporated by the subjects. The school for those families and effort ascent possibility: the success of the son is a sort of symbol of the personal success of the parents. However, despite of those arrangements and school and family strategies, is necessary still investigate the difficulties of access to determined learned practices or ways of insertion in a determined so much, written culture in the school how much in the families.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraEducaçãoMobilização familiarPráticas de leituraPerfil de configuraçãoJovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ros_ngela_assis.pdfapplication/pdf2189217https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85LSJU/1/disserta__o_ros_ngela_assis.pdf78fa1d211155510a9da46f921e49eb90MD51TEXTdisserta__o_ros_ngela_assis.pdf.txtdisserta__o_ros_ngela_assis.pdf.txtExtracted texttext/plain477932https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85LSJU/2/disserta__o_ros_ngela_assis.pdf.txt676fd5a35fec7cf515a3717ce4cd3dc5MD521843/FAEC-85LSJU2019-11-14 22:12:49.75oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85LSJURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:12:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
title Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
spellingShingle Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
Rosangela Assis Feliciano de Melo
Mobilização familiar
Práticas de leitura
Perfil de configuração
Leitura
Educação
title_short Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
title_full Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
title_fullStr Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
title_full_unstemmed Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
title_sort Jovens leitores de meios populares: Histórias e trajetórias de leitura.
author Rosangela Assis Feliciano de Melo
author_facet Rosangela Assis Feliciano de Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marildes Marinho da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leiva de Figueiredo Viana Leal
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria de Oliveira Galvao
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosangela Assis Feliciano de Melo
contributor_str_mv Marildes Marinho da Silva
Leiva de Figueiredo Viana Leal
Ana Maria de Oliveira Galvao
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilização familiar
Práticas de leitura
Perfil de configuração
topic Mobilização familiar
Práticas de leitura
Perfil de configuração
Leitura
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Educação
description Este estudo trata das disposições leitoras de jovens de meios populares considerados bem-sucedidos. Busca-se, nele, estabelecer um diálogo com uma perspectiva teórica da Sociologia da Educação, especificamente na configuração de perfis, para se compreender as dinâmicas intrafamiliares, as práticas de socialização primária e os investimentos familiares mobilizadores do sucesso escolar e da inserção desses jovens em práticas efetivas de leitura. O procedimento principal de investigação foi a entrevista e anotações etnográficas, ancoradas nos contextos de inserção do objeto, na família e na escola. A análise focalizou as ações familiares e escolares que oportunizaram a participação de jovens em práticas de leitura, suas relações com impressos, as escolhas, o acesso e o modo de ler. Constataram-se neste estudo: uma organização nuclear das famílias, com numero reduzido de filhos, ao contrário da geração anterior cuja composição era de 6 a 13 filhos; a existência de parentes próximos com graduação; o permanente acompanhamento, sobretudo pelas mães, da vida escolar dos filhos mesmo antes de estes ingressarem no sistema formal de ensino; a presença do livro e a contação de histórias infantis na vida desses jovens desde a tenra idade; a influência das mães, dos pais, de irmã e avó no desenvolvimento do gosto pela leitura. Pôde-se verificar nesta pesquisa um significativo universo das práticas de letramento dos jovens estudados e suas singularidades em relação ao que ouvem, vêem e escrevem. Contrariando as teses que apontam a omissão de famílias pobres no acompanhamento da vida escolar de suas crianças, as mobilizações familiares se destacam, neste estudo, como um dos fatores capazes de superar alguns limites e barreiras dos condicionantes sociais, ou empecilhos naturais de acesso a bens culturais pelos meios populares, como já apontado pelo sociólogo Bernard Lahire e outros. Observou-se que as famílias buscam, através da escola, a incorporação de um capital cultural que lhes parece negado pela condição de pertencimento. Em casa, o trabalho de inculcação é realizado principalmente pelas mães ao exigirem dos filhos bom desempenho escolar, comportamento exemplar, cumprimento de tarefas como o para casa e permanente estudo para que obtenham notas altas e assim possam prosseguir sua trajetória com sucesso. Observou-se também haver nas famílias pesquisadas a circulação de impressos, a leitura partilhada, discussões e debates sobre o que lêem principalmente em jornais populares, estratégias estas que colocam o capital cultural vivo em condições de ser incorporado pelos sujeitos. A escola para essas famílias é possibilidade de ascensão social pelo diploma, pelo bom emprego, superando o pai e recompensando-o pelo esforço: o êxito do filho é uma espécie de símbolo do êxito pessoal dos pais. No entanto, apesar dessas disposições e estratégias familiares e escolares, é necessário ainda investigar as dificuldades de acesso a determinadas práticas letradas ou modos de inserção numa determinada cultura escrita, tanto na escola quanto nas famílias.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:41:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85LSJU
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85LSJU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85LSJU/1/disserta__o_ros_ngela_assis.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85LSJU/2/disserta__o_ros_ngela_assis.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78fa1d211155510a9da46f921e49eb90
676fd5a35fec7cf515a3717ce4cd3dc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589494264299520