Análise dos acidentes de trabalho causados por meio de transporte motocicleta em uma capital brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8GWH6Y |
Resumo: | Introdução: Acidentes de trabalho com motocicleta podem culminar na mortedo trabalhador ou resultar em danos permanentes por toda sua vida.Este agravo tornou-se um problema de saúde pública, devido ao crescentenúmero de acidentes de trânsito com motocicleta, muitos desses, acidentes detrabalho. Objetivo: Analisar os acidentes de trabalho em Belo Horizonte, noperíodo de 2004 a 2008 com o meio de transporte Motocicleta, buscando acaracterização epidemiológica e a relação com os aspectos sociais e laborais.Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, analítico, dedelineamento transversal. A análise foi realizada a partir do banco de dadosSIAT/SUS/BH no período de 2004 a 2008 disponibilizado eletronicamente.Resultados: Com relação ao perfil, 65% eram jovens da faixa etária de 20 a29; 91% do sexo masculino; 33,2% exerciam a profissão de Motociclista notransporte de documentos e pequenos volumes. O comércio foi o setor deatividade econômica que apresentou maior número de acidentes de trabalho eo código do ramo de atividade do comércio que apresentou maior freqüência foio de atividades de investigação, vigilância e segurança. Com relação àdistribuição temporal, o ano de 2007 foi o período de maior ocorrência deacidentes. Os dias da semana e os meses do ano tiveram uma distribuiçãouniforme para o evento estudado. O acidente de trabalho de trajeto liderou otipo de acidente e o hospital João XXIII predominou com unidade deatendimento as vítimas. Na categorização do código Os CIDs mais encontradoforam relativos ao capítulo de Lesões, envenenamento e conseqüências decausas externas, com destaque para o CIDV23 (Motociclista traumatizado emcolisão com um automóvel (carro), ""pick up"" ou caminhonete). As partes docorpo mais atingidas foram os membros inferiores, com múltiplas localizaçõesliderando os dados. Conclusão: Verifica-se que o acidente com o meio detransporte motocicleta é um problema de saúde pública preocupante,merecedor de ações e medidas que busquem a redução das taxas desseseventos. Os resultados deste estudo mostram o crescimento de acidentes detrabalho causados por motocicleta no setor de atividades de investigação,vigilância e segurança, superando assim as freqüências do grupo detrabalhadores motoboys ou entregadores de pequenos volumes. Espera-se queessa compreensão da realidade dos acidentes com motocicleta possa serutilizada pelas autoridades públicas do município e do Brasil e demaisprofissionais ligados ao tema apresentado, objetivando a redução das perdashumanas e materiais. Esses achados poderão subsidiar a construção depolíticas públicas, melhoria na obtenção e qualidade das informações sobremorbimortalidade desses trabalhadores, de modo que possa gerar melhoriasfuturas nas condições de trabalho e diminuição dos riscos. |
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Adelaide de Mattia RochaAdriano Marcal PimentaElizabeth Costa DiasMaria Emilia Lucio Duarte2019-08-12T23:42:57Z2019-08-12T23:42:57Z2011-05-13http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8GWH6YIntrodução: Acidentes de trabalho com motocicleta podem culminar na mortedo trabalhador ou resultar em danos permanentes por toda sua vida.Este agravo tornou-se um problema de saúde pública, devido ao crescentenúmero de acidentes de trânsito com motocicleta, muitos desses, acidentes detrabalho. Objetivo: Analisar os acidentes de trabalho em Belo Horizonte, noperíodo de 2004 a 2008 com o meio de transporte Motocicleta, buscando acaracterização epidemiológica e a relação com os aspectos sociais e laborais.Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, analítico, dedelineamento transversal. 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Na categorização do código Os CIDs mais encontradoforam relativos ao capítulo de Lesões, envenenamento e conseqüências decausas externas, com destaque para o CIDV23 (Motociclista traumatizado emcolisão com um automóvel (carro), ""pick up"" ou caminhonete). As partes docorpo mais atingidas foram os membros inferiores, com múltiplas localizaçõesliderando os dados. Conclusão: Verifica-se que o acidente com o meio detransporte motocicleta é um problema de saúde pública preocupante,merecedor de ações e medidas que busquem a redução das taxas desseseventos. Os resultados deste estudo mostram o crescimento de acidentes detrabalho causados por motocicleta no setor de atividades de investigação,vigilância e segurança, superando assim as freqüências do grupo detrabalhadores motoboys ou entregadores de pequenos volumes. Espera-se queessa compreensão da realidade dos acidentes com motocicleta possa serutilizada pelas autoridades públicas do município e do Brasil e demaisprofissionais ligados ao tema apresentado, objetivando a redução das perdashumanas e materiais. Esses achados poderão subsidiar a construção depolíticas públicas, melhoria na obtenção e qualidade das informações sobremorbimortalidade desses trabalhadores, de modo que possa gerar melhoriasfuturas nas condições de trabalho e diminuição dos riscos.Introduction: Occupational accidents with motorcycle can result in the death ofthe worker or permanent damage throughout his life.This injury has become a public health problem due to the increasing number oftraffic accidents with motorcycles, many of those accidents. Objective: Toanalyze accidents at work in Belo Horizonte, in the period 2004 to 2008 with themeans of transport motorcycle, searching for the characterization andepidemiological relationship with the social and occupational aspects.Methodology: This is an epidemiologic, analytic, cross-sectional design. Theanalysis was performed from the database generated by the SIAT / SUS / BH inthe period 2004 to 2008 available electronically. Results: With regard to theprofile, 65% were young people from ages 20 to 29, 91% male, 33.2% had arider in the profession of transport documents and small packages. The tradewas the economic activity sector with the highest number of accidents at workand the code of the branch of trade activity with the highest frequency was theactivities of research, surveillance and security. With respect to timing, the year2007 was the period of highest occurrence of accidents. The days of the weekand months of the year had a uniform distribution for the event studied. Theaccident at work led the path type of accident and the hospital with John XXIIIpredominant victims care unit. The categorization of the code more CIDs werefound on the chapter Injury, poisoning and consequences of external causes,especially the CIDV23 (Motorcyclist injured in collision with a vehicle (car),"pick-up truck or van). The body parts most affected were the lower limbs, withmultiple locations, leading the data. Conclusion: It appears that the accidentwith the motorcycle mode of transportation is a problem of public healthconcern, deserving of actions and measures that seek to reduce the rates ofthese events. The results of this study show the growth of industrial accidentscaused by motorcycle in the sector of activities of research, surveillance andsecurity, surpassing the frequencies of the group of employees or courierscouriers small volumes. It is hoped that this understanding of the reality ofmotorcycle accidents can be used by public authorities and the municipality ofBrazil and other professionals related to the issue presented, the aim ofreducing human and material losses. It is hoped that these findings may supportthe construction of public policies, obtaining and improving the quality ofinformation on morbidity and mortality of workers, for the generation of futureimprovements in working conditions, reduction of risks.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEstudos RetrospectivosMotocicletasAcidentes de Trânsito/estatística & dados numéricosSistemas de InformaçãoHumanosFemininoAcidentes de Trabalho/estatística & dados numéricosAdultoEnfermagemMasculinoTrabalhoMotocicletasSistemas de InformaçãoAcidentes de TrabalhoSaúde do TrabalhadorAnálise dos acidentes de trabalho causados por meio de transporte motocicleta em uma capital brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_emilia_lucio_duarte.pdfapplication/pdf3442740https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8GWH6Y/1/maria_emilia_lucio_duarte.pdfc080d3047149c82893c695eaa3470f6dMD51TEXTmaria_emilia_lucio_duarte.pdf.txtmaria_emilia_lucio_duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain162878https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8GWH6Y/2/maria_emilia_lucio_duarte.pdf.txt9750ab4bd3c04dabe77105fc91412a76MD521843/GCPA-8GWH6Y2019-11-14 20:22:43.062oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-8GWH6YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:22:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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