Formação de professores para a educação de pessoas jovens e adultas no Brasil e no Chile: um estudo comparado entre o estado da Bahia e a região de Valparaíso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adenilson Souza Cunha Junior
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AW8MZJ
Resumo: Essa tese foi estruturada a partir da pesquisa que procurou compreender como são formados os professores que atuam na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil e no Chile. Trata-se de um estudo com perspectiva metodológica da educação comparada e objetivou investigar as semelhanças e diferenças nos processos de formação de professores no interior das Instituições de Ensino Superior (IES) estatais do Estado da Bahia (Brasil) e na Região de Valparaíso (Chile). A escolha desses dois países se deu por haver uma interrelação nas dinâmicas sociopolíticas e econômicas, que convergem a um delineamento na elaboração das políticas educacionais e apresentam relação direta com as concepções de EPJA presentes na formação acadêmico-profissional de professores. Como corpus foram analisados documentos oficiais nacionais, institucionais, projetos pedagógicos que subsidiam a construção dos cursos que formam o professor da EPJA e entrevistas semiestruturadas com os professores das disciplinas voltadas para a EPJA. Em face do objetivo da pesquisa, consideramos a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) localizada no Brasil e a Universidade de Playa Ancha (UPLA), localizada no Chile, por apresentarem nos cursos de graduação destinados a formação de professores um conjunto de disciplinas voltadas diretamente para o campo da EPJA. As perspectivas teóricas de autores da área tais como ARROYO (2006), RIBEIRO (1999), DI PIERRO (2008, 2010 e 2015), INFANTE (2011, 2013), IRELAND (2009), ESPINOZA (2010, 2013) HADDAD (2013), CAMPERO (2009, 2015), ACUÑA (2013, 2015), SOARES (2005, 2008 e 2011), LETELIER (1996, 2013), LAFFIN (2015) entre outros foram os aportes teóricos que subsidiaram as análises para os argumentos de que a formação do professor para EPJA está vinculada a um movimento político de reconhecimento, definição e consolidação do campo pedagógico especifico à modalidade. Foi possível verificar ainda a inexistência de carreira acadêmica especifica para o trabalho na EPJA nesses dois países, bem como a pouca disponibilidade de disciplinas ofertadas com vinculação ao trabalho da EPJA. A pesquisa apontou ainda que embora exista um forte movimento internacional sobre o reconhecimento do papel da EPJA no desenvolvimento socioeconômico e político nesses dois países, as políticas educacionais para EPJA não são alocadas como prioridade, acarretando restrições à própria EPJA e consequente desprestígio frente a outras modalidades da Educação Básica. Dessa forma, a pesquisa apontou que embora exista um ordenamento jurídico inserido nas legislações educacionais dos dois países, bem como a ratificação de acordos internacionais que reivindique e referencie a formação de professores para atuar na EPJA, na prática esses instrumentos não tem sido institucionalizados plenamente no âmbito das instituições formadoras. A pouca oferta de disciplinas nos cursos de pedagogia da Bahia e em Valparaíso são insuficientes para subsidiar a construção de um campo pedagógico próprio, teoricamente fundamentado e que reconheça às especificidades da EPJA Dessa forma, compreendemos que tanto na Bahia quanto em Valparaíso a formação acadêmico-profissional dos professores não tem contribuído para atender as necessidades que foram sistematizadas e descritas a partir da conjuntura que se situa a EPJA nos dois países.
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A escolha desses dois países se deu por haver uma interrelação nas dinâmicas sociopolíticas e econômicas, que convergem a um delineamento na elaboração das políticas educacionais e apresentam relação direta com as concepções de EPJA presentes na formação acadêmico-profissional de professores. Como corpus foram analisados documentos oficiais nacionais, institucionais, projetos pedagógicos que subsidiam a construção dos cursos que formam o professor da EPJA e entrevistas semiestruturadas com os professores das disciplinas voltadas para a EPJA. Em face do objetivo da pesquisa, consideramos a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) localizada no Brasil e a Universidade de Playa Ancha (UPLA), localizada no Chile, por apresentarem nos cursos de graduação destinados a formação de professores um conjunto de disciplinas voltadas diretamente para o campo da EPJA. As perspectivas teóricas de autores da área tais como ARROYO (2006), RIBEIRO (1999), DI PIERRO (2008, 2010 e 2015), INFANTE (2011, 2013), IRELAND (2009), ESPINOZA (2010, 2013) HADDAD (2013), CAMPERO (2009, 2015), ACUÑA (2013, 2015), SOARES (2005, 2008 e 2011), LETELIER (1996, 2013), LAFFIN (2015) entre outros foram os aportes teóricos que subsidiaram as análises para os argumentos de que a formação do professor para EPJA está vinculada a um movimento político de reconhecimento, definição e consolidação do campo pedagógico especifico à modalidade. Foi possível verificar ainda a inexistência de carreira acadêmica especifica para o trabalho na EPJA nesses dois países, bem como a pouca disponibilidade de disciplinas ofertadas com vinculação ao trabalho da EPJA. A pesquisa apontou ainda que embora exista um forte movimento internacional sobre o reconhecimento do papel da EPJA no desenvolvimento socioeconômico e político nesses dois países, as políticas educacionais para EPJA não são alocadas como prioridade, acarretando restrições à própria EPJA e consequente desprestígio frente a outras modalidades da Educação Básica. Dessa forma, a pesquisa apontou que embora exista um ordenamento jurídico inserido nas legislações educacionais dos dois países, bem como a ratificação de acordos internacionais que reivindique e referencie a formação de professores para atuar na EPJA, na prática esses instrumentos não tem sido institucionalizados plenamente no âmbito das instituições formadoras. A pouca oferta de disciplinas nos cursos de pedagogia da Bahia e em Valparaíso são insuficientes para subsidiar a construção de um campo pedagógico próprio, teoricamente fundamentado e que reconheça às especificidades da EPJA Dessa forma, compreendemos que tanto na Bahia quanto em Valparaíso a formação acadêmico-profissional dos professores não tem contribuído para atender as necessidades que foram sistematizadas e descritas a partir da conjuntura que se situa a EPJA nos dois países.Esa tesis ha sido estructura a partir de la investigación que procuró comprender como so formados a los profesores que actúan en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas (EPJA) en Brasil y en Chile. Trátase de un estudio con perspectiva metodológica de la educación comparada y ha objetivado investigar a las semejanzas y diferencias en los procesos de formación de profesores en el interior de las Instituciones de Educación Superior (IES) estatales de Bahía (Brasil) e de la región de Valparaíso. La escoja por eses dos países se debe por haber una interrelación en las dinámicas sociopolíticas y económicas, que convergen a un delineamiento en la elaboración de las políticas educacionales y presentan relación directa con las concepciones de EPJA presentes en la formación académico-profesional de profesores. Como corpus de la investigación, analizamos documentos oficiales nacionales, institucionales, proyectos pedagógicos que subsidian a la construcción de los cursos que forman al profesor de la EPJA, y entrevistas semiestructuradas con los profesores de las disciplinas enfocadas en la EPJA. En vista del objetivo de la investigación, consideramos a la Universidade Federal do Recôncavo da Bahía (UFRB) localizada en Brasil, y la Universidad de Playa Ancha (UPLA), localizada en Chile, por presentaren en sus cursos de gradación destinados a la formación de profesores un conjunto de disciplinas enfocadas directamente para el campo de la EPJA. Las perspectivas teóricas de autores de el área como ARROYO (2006), RIBEIRO (1999), DI PIERRO (2008, 2010 y 2015), INFANTE (2011, 2013), IRELAND (2009), ESPINOZA (2010, 2013) HADDAD (2013), CAMPERO (2009, 2015), ACUÑA (2013, 2015), SOARES (2005, 2008 y 2011), LETELIER (1996, 2013), LAFFIN (2015), entre otros fueron los aportes teóricos que han subsidiado a los análisis para los argumentos de que la formación del profesor para la EPJA esta vinculada a un movimiento político de reconocimiento, definición y consolidación del campo pedagógico específico a la modalidad. Pudimos verificar también la inexistencia de una carrera académica específica para el trabajo en la EPJA en esos dos países, bien como la poca disponibilidad de disciplinas ofrecidas con vinculación al trabajo de la EPJA. La investigación ha apuntado también que aunque que haga un forte movimiento internacional acerca del reconocimiento del papel de la EPJA en el desarrollo socioeconómico y político de esos dos países, las políticas educacionales para EPJA non son alocadas como prioridad, implicado restricciones para la propia EPJA, y consequentemente desprestigio frente a las otras modalidades de la Educación Básica. Así, la investigación ha apuntado también que aunque que haga un ordenamiento jurídico insertado en las legislaciones educacionales de los dos países, bien como la ratificación de acuerdos internacionales que reivindiquen y hagan referencia a la formación de profesores para actuar en la EPJA, la práctica para esos instrumentos que nonha sido institucionalizados llenamente en el ámbito de las instituciones formadoras. La poca oferta de disciplinas en los curso de Pedagogía de Bahía y Valparaíso son insuficientes para subsidiar a la construcción de un campo pedagógico propio, teóricamente fundamentado reconociendo a las especificidades de la EPJA. De esa manera, comprendemos que tanto en Bahía cuanto en Valparaíso, la formación académico-profesional de los profesores non ha contribuido para atender a las necesidades que fueran sistematizadas y descritas a partir de la coyuntura a cual situase la EPJA en los dos países.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização de adultosEducação BrasilEducaçãoProfessores alfabetizadoresProfessores FormaçãoEducação ChileFormação de professoresAmérica latinaEducação comparadaEducação de pessoas jovens e adultasFormação de professores para a educação de pessoas jovens e adultas no Brasil e no Chile: um estudo comparado entre o estado da Bahia e a região de Valparaísoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_adenilson_ok_finalizado.pdfapplication/pdf18929520https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AW8MZJ/1/tese_adenilson_ok_finalizado.pdfc6d968bd36e65af557d260596b41f54aMD51TEXTtese_adenilson_ok_finalizado.pdf.txttese_adenilson_ok_finalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain443076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AW8MZJ/2/tese_adenilson_ok_finalizado.pdf.txt4cfb2012e91b603371fdeacb2150886dMD521843/BUOS-AW8MZJ2019-11-14 12:41:42.161oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AW8MZJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:41:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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