Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Kátia Regina Roseiro [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102178
Resumo: A finalidade deste estudo foi traçar um perfil identitário do alfabetizador de jovens e adultos do Programa Alfabetização Solidária – PAS - que atua em municípios do Norte e Nordeste brasileiros e teve como objetivos específicos buscar compreender a dinâmica entre o perfil dos alfabetizadores e a continuidade do analfabetismo na região, observar como dados desse perfil podem comprometer a relação dialógica professor-aluno e a formação docente do educador de EJA e colaborar com a EJA no Brasil. A metodologia usada foi a pesquisa exploratória com apoios teóricos de Paulo Freire e da Análise do Discurso. Os participantes foram 105 professores que atuaram como alfabetizadores em salas de EJA do PAS, nos anos de 2006 e 2007. O trabalho apresenta critérios de seleção dos participantes, dados obtidos através de questionários e depoimentos, sua categorização, análise, avaliações e conclusões da autora. Alguns dados pessoais interessantes foram encontrados como a idade dos alfabetizadores - entre 18 e 44 anos sendo o maior percentual encontrado na idade de 24 anos e a grande maioria (76%) ser formada por mulheres. A menor escolaridade entre os alfabetizadores é a 4ª série do Ensino Fundamental e a maior o curso superior completo em Pedagogia. Grande parte (24%) tem o Ensino Médio completo. Os professores com curso superior completo ou estão freqüentando ou fizeram seus cursos por EAD. Os trabalhos anteriores são bastante diferenciados, sendo as maiores ocorrências nenhuma ocupação anterior (23), trabalhos na roça (18), doméstica (18) e do lar (14). A renda familiar da maioria é de até dois salários mínimos, aproximadamente 50% tem casa própria, mas sem benefícios como saneamento básico. 56 alfabetizadores são os únicos ou maiores contribuintes da renda familiar. Foram analisados alguns aspectos...
id UNSP_d725ad240d23e6f966276828fe0d280b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102178
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordesteAnalfabetismo - BrasilEducação - BrasilAlfabetizaçãoProfessores alfabetizadores - FormaçãoEducação de jovens e adultosPrograma Alfabetização SolidáriaA finalidade deste estudo foi traçar um perfil identitário do alfabetizador de jovens e adultos do Programa Alfabetização Solidária – PAS - que atua em municípios do Norte e Nordeste brasileiros e teve como objetivos específicos buscar compreender a dinâmica entre o perfil dos alfabetizadores e a continuidade do analfabetismo na região, observar como dados desse perfil podem comprometer a relação dialógica professor-aluno e a formação docente do educador de EJA e colaborar com a EJA no Brasil. A metodologia usada foi a pesquisa exploratória com apoios teóricos de Paulo Freire e da Análise do Discurso. Os participantes foram 105 professores que atuaram como alfabetizadores em salas de EJA do PAS, nos anos de 2006 e 2007. O trabalho apresenta critérios de seleção dos participantes, dados obtidos através de questionários e depoimentos, sua categorização, análise, avaliações e conclusões da autora. Alguns dados pessoais interessantes foram encontrados como a idade dos alfabetizadores - entre 18 e 44 anos sendo o maior percentual encontrado na idade de 24 anos e a grande maioria (76%) ser formada por mulheres. A menor escolaridade entre os alfabetizadores é a 4ª série do Ensino Fundamental e a maior o curso superior completo em Pedagogia. Grande parte (24%) tem o Ensino Médio completo. Os professores com curso superior completo ou estão freqüentando ou fizeram seus cursos por EAD. Os trabalhos anteriores são bastante diferenciados, sendo as maiores ocorrências nenhuma ocupação anterior (23), trabalhos na roça (18), doméstica (18) e do lar (14). A renda familiar da maioria é de até dois salários mínimos, aproximadamente 50% tem casa própria, mas sem benefícios como saneamento básico. 56 alfabetizadores são os únicos ou maiores contribuintes da renda familiar. Foram analisados alguns aspectos...The purpose of this study was to draw a profile of the literacy instructor of young adults and the Cooperative Literacy Program – PAS – that works in municipalities of North and Northeast Brazil. The methodology used was a exploration research and theorists supports of Paulo Freire and discourse analysis. The participants of this research are 105 teachers that worked as literacy instructors of classes of EJA and PAS in 2006 and 2007. The research sets out criteria for selection of participants, obtained data, its analysis, evaluations and conclusions of the participants and of the author. Some interesting personal data were found as the teachers of PAS were between 18 and 44 years old, being the highest percentage found at the age of 24 years, 76% are women. The lower level of education is the 4th grade of elementary school and the highest is College Degree in Pedagogy. Most of them (24%) have high school completion. The teachers who graduated College follow or followed distance learning. Their previous jobs are very different and the highest occurrences are no previous occupation (23), work on the farm (18), domestic (18) and home (14). Family income is the most up to 2 times the minimum wage, approximately 50% are homeowners without benefits such as sanitation. 56 teachers are the sole or major contributors to family income. The question of pedagogical aspects to highlight is the assessment of pupils as part of analysis to reset contents, methodology and evaluation. These data were analyzed and discussed in light of literature that supported the study and facing reality as demonstrated in previous studies of adult educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, Juvenal Zanquetta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Kátia Regina Roseiro [UNESP]2014-06-11T19:31:44Z2014-06-11T19:31:44Z2010-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis127 f. : il. + Apêndiceapplication/pdfCOUTINHO, Kátia Regina Roseiro. Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste. 2010. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102178000617626coutinho_krr_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102178Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
title Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
spellingShingle Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
Coutinho, Kátia Regina Roseiro [UNESP]
Analfabetismo - Brasil
Educação - Brasil
Alfabetização
Professores alfabetizadores - Formação
Educação de jovens e adultos
Programa Alfabetização Solidária
title_short Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
title_full Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
title_fullStr Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
title_sort Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste
author Coutinho, Kátia Regina Roseiro [UNESP]
author_facet Coutinho, Kátia Regina Roseiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, Juvenal Zanquetta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Kátia Regina Roseiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Analfabetismo - Brasil
Educação - Brasil
Alfabetização
Professores alfabetizadores - Formação
Educação de jovens e adultos
Programa Alfabetização Solidária
topic Analfabetismo - Brasil
Educação - Brasil
Alfabetização
Professores alfabetizadores - Formação
Educação de jovens e adultos
Programa Alfabetização Solidária
description A finalidade deste estudo foi traçar um perfil identitário do alfabetizador de jovens e adultos do Programa Alfabetização Solidária – PAS - que atua em municípios do Norte e Nordeste brasileiros e teve como objetivos específicos buscar compreender a dinâmica entre o perfil dos alfabetizadores e a continuidade do analfabetismo na região, observar como dados desse perfil podem comprometer a relação dialógica professor-aluno e a formação docente do educador de EJA e colaborar com a EJA no Brasil. A metodologia usada foi a pesquisa exploratória com apoios teóricos de Paulo Freire e da Análise do Discurso. Os participantes foram 105 professores que atuaram como alfabetizadores em salas de EJA do PAS, nos anos de 2006 e 2007. O trabalho apresenta critérios de seleção dos participantes, dados obtidos através de questionários e depoimentos, sua categorização, análise, avaliações e conclusões da autora. Alguns dados pessoais interessantes foram encontrados como a idade dos alfabetizadores - entre 18 e 44 anos sendo o maior percentual encontrado na idade de 24 anos e a grande maioria (76%) ser formada por mulheres. A menor escolaridade entre os alfabetizadores é a 4ª série do Ensino Fundamental e a maior o curso superior completo em Pedagogia. Grande parte (24%) tem o Ensino Médio completo. Os professores com curso superior completo ou estão freqüentando ou fizeram seus cursos por EAD. Os trabalhos anteriores são bastante diferenciados, sendo as maiores ocorrências nenhuma ocupação anterior (23), trabalhos na roça (18), doméstica (18) e do lar (14). A renda familiar da maioria é de até dois salários mínimos, aproximadamente 50% tem casa própria, mas sem benefícios como saneamento básico. 56 alfabetizadores são os únicos ou maiores contribuintes da renda familiar. Foram analisados alguns aspectos...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-03
2014-06-11T19:31:44Z
2014-06-11T19:31:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTINHO, Kátia Regina Roseiro. Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste. 2010. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/102178
000617626
coutinho_krr_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv COUTINHO, Kátia Regina Roseiro. Educação de jovens e adultos: perfil identitário dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária das regiões norte e nordeste. 2010. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000617626
coutinho_krr_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il. + Apêndice
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128198047694848