Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenna Bolsanello de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQP5J
Resumo: As orientações atuais para a formação de estudantes que utilizem a língua portuguesa com segurança em diversos contextos colocam o texto como fundamental objeto de ensino. Isso leva à necessária análise e produção de textos, em sala de aula, nas modalidades oral e escrita da língua, em variados gêneros textuais, com maior atenção na formalidade dos contextos públicos de uso. A presente investigação tem como objetivo principal analisar as propostas de produções textuais orais em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, para perceber até que ponto essas atividades de produções de gêneros orais podem contribuir para a formação de estudantes proficientes, capazes de se expressarem em contextos formais e públicos na modalidade oral. A pesquisa apresenta como linha diretriz as orientações da Linguística Textual, em sua corrente sociointeracionista, pautando-se nos estudos de Marcuschi (2001, 2008, 2010), Koch (2009), Dolz e Schneuwly (2004), para quem língua é percebida como atividade social - sem desprezar os aspectos de estrutura e cognição inerentes a ela -, que precisa ser analisada em relação aos contextos socioculturais e históricos aos quais está submetida no ato de comunicação. O corpus desta pesquisa constitui-se por três coleções de livros destinados ao ensino médio e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como principais resultados da pesquisa, percebemos que os livros iniciam um trabalho de ensino sistemático da oralidade baseado na categoria de gêneros textuais. O uso dos gêneros textuais para orientar a produção de textos orais revela que os livros apresentam uma perspectiva interacional em relação aos conceitos de língua e de texto, apesar de expressarem, algumas poucas vezes, resquícios de uma visão dicotômica entre fala e escrita.
id UFMG_a8bee33f3726a2f90777ed7e3cf504b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9MQP5J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Lucia Peret Dell IsolaAngela Paiva DionísioMaria Beatriz Nascimento DecatLorenna Bolsanello de Carvalho2019-08-11T18:39:32Z2019-08-11T18:39:32Z2014-05-12http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQP5JAs orientações atuais para a formação de estudantes que utilizem a língua portuguesa com segurança em diversos contextos colocam o texto como fundamental objeto de ensino. Isso leva à necessária análise e produção de textos, em sala de aula, nas modalidades oral e escrita da língua, em variados gêneros textuais, com maior atenção na formalidade dos contextos públicos de uso. A presente investigação tem como objetivo principal analisar as propostas de produções textuais orais em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, para perceber até que ponto essas atividades de produções de gêneros orais podem contribuir para a formação de estudantes proficientes, capazes de se expressarem em contextos formais e públicos na modalidade oral. A pesquisa apresenta como linha diretriz as orientações da Linguística Textual, em sua corrente sociointeracionista, pautando-se nos estudos de Marcuschi (2001, 2008, 2010), Koch (2009), Dolz e Schneuwly (2004), para quem língua é percebida como atividade social - sem desprezar os aspectos de estrutura e cognição inerentes a ela -, que precisa ser analisada em relação aos contextos socioculturais e históricos aos quais está submetida no ato de comunicação. O corpus desta pesquisa constitui-se por três coleções de livros destinados ao ensino médio e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como principais resultados da pesquisa, percebemos que os livros iniciam um trabalho de ensino sistemático da oralidade baseado na categoria de gêneros textuais. O uso dos gêneros textuais para orientar a produção de textos orais revela que os livros apresentam uma perspectiva interacional em relação aos conceitos de língua e de texto, apesar de expressarem, algumas poucas vezes, resquícios de uma visão dicotômica entre fala e escrita.The current educational guidance to the formation of students who can use the Portuguese Language with sureness in different contexts put the text as a fundamental tool to the linguistic education. It considers extremely necessary the work with text comprehension and text production in classes, with special attention to the public contexts of language usage. The main objective of this investigation is to analyse the activities of oral production in Portuguese Language student textbooks produced to High School, in a way to comprehend if the activities of oral production can contribute to the formation of proficient students, capable of expressing their ideas in public and formal contexts. This research presents as bibliographic reference the discursive vision of the Textual Linguistics, according to which the language is observed as a social activity not forgetting the structural and mental aspects inherent to it -, that needs to be analysed in relation to the social and historical contexts existent during the communication. The studies of Marcuschi (2001, 2008, 2010), Koch (2009), Dolz e Schneuwly (2004) were used as theoretical reference to this work. The corpus of this research is formed by three collections of books made to High School Brazilian degree and approved by the National Programme of School Textbooks (PNLD). As main result, we observed that the books begin a systematic teaching of the oral production based in the category of Textual Genres. The usage of the Textual Genres to guide the production of the oral texts shows that the books have an interactive and discursive perspective to the concepts of Language and Text. However, some few times residues of the dichotomy vision of the Oral-Literacy relation phenomenon can be found on the books.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos AvaliaçãoGêneros textuaisOralidadeLingüística textualLíngua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensinoProdução de textosEnsino MédioGêneros textuaisOralidadeLivro didáticoAnálise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1603m.pdfapplication/pdf2875257https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQP5J/1/1603m.pdfac6378934b1311993a0e5338be8bceacMD51TEXT1603m.pdf.txt1603m.pdf.txtExtracted texttext/plain343531https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQP5J/2/1603m.pdf.txt7439fde1c6d47e383309edc7a92faedaMD521843/MGSS-9MQP5J2019-11-14 07:25:23.191oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9MQP5JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:25:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
title Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
spellingShingle Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
Lorenna Bolsanello de Carvalho
Ensino Médio
Gêneros textuais
Oralidade
Livro didático
Livros didáticos Avaliação
Gêneros textuais
Oralidade
Lingüística textual
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
Produção de textos
title_short Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
title_full Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
title_fullStr Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
title_full_unstemmed Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
title_sort Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
author Lorenna Bolsanello de Carvalho
author_facet Lorenna Bolsanello de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Angela Paiva Dionísio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Beatriz Nascimento Decat
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenna Bolsanello de Carvalho
contributor_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
Angela Paiva Dionísio
Maria Beatriz Nascimento Decat
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Gêneros textuais
Oralidade
Livro didático
topic Ensino Médio
Gêneros textuais
Oralidade
Livro didático
Livros didáticos Avaliação
Gêneros textuais
Oralidade
Lingüística textual
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
Produção de textos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos Avaliação
Gêneros textuais
Oralidade
Lingüística textual
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
Produção de textos
description As orientações atuais para a formação de estudantes que utilizem a língua portuguesa com segurança em diversos contextos colocam o texto como fundamental objeto de ensino. Isso leva à necessária análise e produção de textos, em sala de aula, nas modalidades oral e escrita da língua, em variados gêneros textuais, com maior atenção na formalidade dos contextos públicos de uso. A presente investigação tem como objetivo principal analisar as propostas de produções textuais orais em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, para perceber até que ponto essas atividades de produções de gêneros orais podem contribuir para a formação de estudantes proficientes, capazes de se expressarem em contextos formais e públicos na modalidade oral. A pesquisa apresenta como linha diretriz as orientações da Linguística Textual, em sua corrente sociointeracionista, pautando-se nos estudos de Marcuschi (2001, 2008, 2010), Koch (2009), Dolz e Schneuwly (2004), para quem língua é percebida como atividade social - sem desprezar os aspectos de estrutura e cognição inerentes a ela -, que precisa ser analisada em relação aos contextos socioculturais e históricos aos quais está submetida no ato de comunicação. O corpus desta pesquisa constitui-se por três coleções de livros destinados ao ensino médio e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como principais resultados da pesquisa, percebemos que os livros iniciam um trabalho de ensino sistemático da oralidade baseado na categoria de gêneros textuais. O uso dos gêneros textuais para orientar a produção de textos orais revela que os livros apresentam uma perspectiva interacional em relação aos conceitos de língua e de texto, apesar de expressarem, algumas poucas vezes, resquícios de uma visão dicotômica entre fala e escrita.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T18:39:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T18:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQP5J
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQP5J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQP5J/1/1603m.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9MQP5J/2/1603m.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ac6378934b1311993a0e5338be8bceac
7439fde1c6d47e383309edc7a92faeda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676983685349376