Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51765 https://orcid.org/0000-0002-9568-1296 https://orcid.org/0000-0002-9447-5263 https://orcid.org/0000-0002-9830-4496 https://orcid.org/0000-0002-1133-4837 https://orcid.org/0000-0002-0708-0264 |
Resumo: | O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, é utilizado junto ao Terceiro Setor. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo “Compras” viabiliza doações para causas sociais. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas. |
id |
UFMG_a8ef0d1b9506760a314ab2ced0ebd249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51765 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-10T22:38:37Z2023-04-10T22:38:37Z201772237-6143http://hdl.handle.net/1843/51765https://orcid.org/0000-0002-9568-1296https://orcid.org/0000-0002-9447-5263https://orcid.org/0000-0002-9830-4496https://orcid.org/0000-0002-1133-4837https://orcid.org/0000-0002-0708-0264O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, é utilizado junto ao Terceiro Setor. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo “Compras” viabiliza doações para causas sociais. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas.Marketing plays an important role in the organization as it assists in the financial success of the company. One of its aspects, social marketing, is used by the Third Sector. To assist NGOs with marketing strategies and technology products, there are startups that seek to prospect financial resources. As a case study, this paper shows the startup O Polen, which through its Shopping App enables donations for social causes. In Belo Horizonte, this research sought to implement marketing strategies with NGOs, by the technological product of the startup case study as a vector. The strategies were evaluated according to production engineering objectives, as: Speed, Flexibility, Cost, Reliability and Quality. Even with the low adhesion of the App, a significant amount of donations was obtained through this research to be transferred to the NGOs. Finally, it was verified that to assist in the process of raising financial resources for the Third Sector, the engineering objectives were effective in helping to understand the marketing strategies applied.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOCongresso brasileiro de engenharia de produçãoMarketing socialTerceiro setorOrganizações não-governamentaisComércio eletrônicoEmpresas novasMarketing socialTerceiro setorOrganizações Não GovernamentaisComércio eletrônicoStartupsDesenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startupsDevelopment and implementation of marketing strategies and engineering inside startupsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://anteriores.aprepro.org.br/conbrepro/2017/anais.phpLuciana dos Santos DuarteRayane Fabiwla Silva MacielSilvia Alexandra Peña GonzálezRaoni Guerra Lucas RajãoRichard van der Hoffapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALDesenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de.pdfDesenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de.pdfapplication/pdf295204https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/2/Desenvolvimento%20e%20implementa%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias%20de%20marketing%20e%20de.pdf06c491f8269b6d2ad0ddbfb50f92eafcMD521843/517652023-04-10 19:38:37.428oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-10T22:38:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Development and implementation of marketing strategies and engineering inside startups |
title |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups |
spellingShingle |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups Luciana dos Santos Duarte Marketing social Terceiro setor Organizações Não Governamentais Comércio eletrônico Startups Marketing social Terceiro setor Organizações não-governamentais Comércio eletrônico Empresas novas |
title_short |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups |
title_full |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups |
title_fullStr |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups |
title_sort |
Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups |
author |
Luciana dos Santos Duarte |
author_facet |
Luciana dos Santos Duarte Rayane Fabiwla Silva Maciel Silvia Alexandra Peña González Raoni Guerra Lucas Rajão Richard van der Hoff |
author_role |
author |
author2 |
Rayane Fabiwla Silva Maciel Silvia Alexandra Peña González Raoni Guerra Lucas Rajão Richard van der Hoff |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana dos Santos Duarte Rayane Fabiwla Silva Maciel Silvia Alexandra Peña González Raoni Guerra Lucas Rajão Richard van der Hoff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing social Terceiro setor Organizações Não Governamentais Comércio eletrônico Startups |
topic |
Marketing social Terceiro setor Organizações Não Governamentais Comércio eletrônico Startups Marketing social Terceiro setor Organizações não-governamentais Comércio eletrônico Empresas novas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing social Terceiro setor Organizações não-governamentais Comércio eletrônico Empresas novas |
description |
O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, é utilizado junto ao Terceiro Setor. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo “Compras” viabiliza doações para causas sociais. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-10T22:38:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-10T22:38:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51765 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-6143 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9568-1296 https://orcid.org/0000-0002-9447-5263 https://orcid.org/0000-0002-9830-4496 https://orcid.org/0000-0002-1133-4837 https://orcid.org/0000-0002-0708-0264 |
identifier_str_mv |
2237-6143 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51765 https://orcid.org/0000-0002-9568-1296 https://orcid.org/0000-0002-9447-5263 https://orcid.org/0000-0002-9830-4496 https://orcid.org/0000-0002-1133-4837 https://orcid.org/0000-0002-0708-0264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso brasileiro de engenharia de produção |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/2/Desenvolvimento%20e%20implementa%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias%20de%20marketing%20e%20de.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 06c491f8269b6d2ad0ddbfb50f92eafc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589333247066112 |