Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana dos Santos Duarte
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rayane Fabiwla Silva Maciel, Silvia Alexandra Peña González, Raoni Guerra Lucas Rajão, Richard van der Hoff
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51765
https://orcid.org/0000-0002-9568-1296
https://orcid.org/0000-0002-9447-5263
https://orcid.org/0000-0002-9830-4496
https://orcid.org/0000-0002-1133-4837
https://orcid.org/0000-0002-0708-0264
Resumo: O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, é utilizado junto ao Terceiro Setor. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo “Compras” viabiliza doações para causas sociais. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas.
id UFMG_a8ef0d1b9506760a314ab2ced0ebd249
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51765
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-04-10T22:38:37Z2023-04-10T22:38:37Z201772237-6143http://hdl.handle.net/1843/51765https://orcid.org/0000-0002-9568-1296https://orcid.org/0000-0002-9447-5263https://orcid.org/0000-0002-9830-4496https://orcid.org/0000-0002-1133-4837https://orcid.org/0000-0002-0708-0264O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, é utilizado junto ao Terceiro Setor. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo “Compras” viabiliza doações para causas sociais. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas.Marketing plays an important role in the organization as it assists in the financial success of the company. One of its aspects, social marketing, is used by the Third Sector. To assist NGOs with marketing strategies and technology products, there are startups that seek to prospect financial resources. As a case study, this paper shows the startup O Polen, which through its Shopping App enables donations for social causes. In Belo Horizonte, this research sought to implement marketing strategies with NGOs, by the technological product of the startup case study as a vector. The strategies were evaluated according to production engineering objectives, as: Speed, Flexibility, Cost, Reliability and Quality. Even with the low adhesion of the App, a significant amount of donations was obtained through this research to be transferred to the NGOs. Finally, it was verified that to assist in the process of raising financial resources for the Third Sector, the engineering objectives were effective in helping to understand the marketing strategies applied.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOCongresso brasileiro de engenharia de produçãoMarketing socialTerceiro setorOrganizações não-governamentaisComércio eletrônicoEmpresas novasMarketing socialTerceiro setorOrganizações Não GovernamentaisComércio eletrônicoStartupsDesenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startupsDevelopment and implementation of marketing strategies and engineering inside startupsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://anteriores.aprepro.org.br/conbrepro/2017/anais.phpLuciana dos Santos DuarteRayane Fabiwla Silva MacielSilvia Alexandra Peña GonzálezRaoni Guerra Lucas RajãoRichard van der Hoffapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALDesenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de.pdfDesenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de.pdfapplication/pdf295204https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/2/Desenvolvimento%20e%20implementa%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias%20de%20marketing%20e%20de.pdf06c491f8269b6d2ad0ddbfb50f92eafcMD521843/517652023-04-10 19:38:37.428oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-10T22:38:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Development and implementation of marketing strategies and engineering inside startups
title Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
spellingShingle Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
Luciana dos Santos Duarte
Marketing social
Terceiro setor
Organizações Não Governamentais
Comércio eletrônico
Startups
Marketing social
Terceiro setor
Organizações não-governamentais
Comércio eletrônico
Empresas novas
title_short Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
title_full Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
title_fullStr Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
title_full_unstemmed Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
title_sort Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startups
author Luciana dos Santos Duarte
author_facet Luciana dos Santos Duarte
Rayane Fabiwla Silva Maciel
Silvia Alexandra Peña González
Raoni Guerra Lucas Rajão
Richard van der Hoff
author_role author
author2 Rayane Fabiwla Silva Maciel
Silvia Alexandra Peña González
Raoni Guerra Lucas Rajão
Richard van der Hoff
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana dos Santos Duarte
Rayane Fabiwla Silva Maciel
Silvia Alexandra Peña González
Raoni Guerra Lucas Rajão
Richard van der Hoff
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing social
Terceiro setor
Organizações Não Governamentais
Comércio eletrônico
Startups
topic Marketing social
Terceiro setor
Organizações Não Governamentais
Comércio eletrônico
Startups
Marketing social
Terceiro setor
Organizações não-governamentais
Comércio eletrônico
Empresas novas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing social
Terceiro setor
Organizações não-governamentais
Comércio eletrônico
Empresas novas
description O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, é utilizado junto ao Terceiro Setor. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo “Compras” viabiliza doações para causas sociais. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-10T22:38:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-10T22:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/51765
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-6143
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9568-1296
https://orcid.org/0000-0002-9447-5263
https://orcid.org/0000-0002-9830-4496
https://orcid.org/0000-0002-1133-4837
https://orcid.org/0000-0002-0708-0264
identifier_str_mv 2237-6143
url http://hdl.handle.net/1843/51765
https://orcid.org/0000-0002-9568-1296
https://orcid.org/0000-0002-9447-5263
https://orcid.org/0000-0002-9830-4496
https://orcid.org/0000-0002-1133-4837
https://orcid.org/0000-0002-0708-0264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso brasileiro de engenharia de produção
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51765/2/Desenvolvimento%20e%20implementa%c3%a7%c3%a3o%20de%20estrat%c3%a9gias%20de%20marketing%20e%20de.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
06c491f8269b6d2ad0ddbfb50f92eafc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589333247066112