Marketing social, comunicação e participação: desafios na gestão de uma ONG brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2130 |
Resumo: | Este trabalho discute a utilização das técnicas marketing e comunicação no terceiro setor, partindo do pressuposto que, quando necessárias, elas devem ser adotadas de forma participativa, respeitando as características da gestão social, que se distingue pela valorização do diálogo e a busca do consenso entre todos os atores envolvidos. Além dos conceitos de gestão social e participação, a dissertação aborda as origens do termo marketing, passando pelo surgimento e a evolução do conceito de marketing social e pela adaptação de algumas variáveis oriundas do marketing de serviços, visando definir um composto de marketing social adequado à realidade das ONGs contemporâneas. Procura-se, ainda, entender o conceito de comunicação integrada e seu papel no marketing social. Partindo deste referencial, o foco volta-se para a análise de uma organização não-governamental brasileira, para a qual se buscou realizar, de forma participativa, um planejamento de comunicação integrada. O processo de elaboração do plano evidencia as dificuldades enfrentadas pela organização na definição de sua política de comunicação. As conclusões indicam que a supervalorização de parâmetros de sucesso oriundos do ambiente empresarial - em detrimento da gestão democrática e participativa - tende a favorecer a replicação do modelo hegemônico, comprometendo a capacidade de gerar transformação social efetiva. |
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Sales, CristinaEscolas::CPDOCBomeny, HelenaAyrosa, Eduardo André TeixeiraFerreira, Marieta de MoraesTenório, Fernando Guilherme2008-10-20T20:23:15Z2008-10-20T20:23:15Z2006-08-07SALES, Cristina. Marketing social, comunicação e participação: desafios na gestão de uma ONG brasileira. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/10438/2130Este trabalho discute a utilização das técnicas marketing e comunicação no terceiro setor, partindo do pressuposto que, quando necessárias, elas devem ser adotadas de forma participativa, respeitando as características da gestão social, que se distingue pela valorização do diálogo e a busca do consenso entre todos os atores envolvidos. Além dos conceitos de gestão social e participação, a dissertação aborda as origens do termo marketing, passando pelo surgimento e a evolução do conceito de marketing social e pela adaptação de algumas variáveis oriundas do marketing de serviços, visando definir um composto de marketing social adequado à realidade das ONGs contemporâneas. Procura-se, ainda, entender o conceito de comunicação integrada e seu papel no marketing social. Partindo deste referencial, o foco volta-se para a análise de uma organização não-governamental brasileira, para a qual se buscou realizar, de forma participativa, um planejamento de comunicação integrada. O processo de elaboração do plano evidencia as dificuldades enfrentadas pela organização na definição de sua política de comunicação. As conclusões indicam que a supervalorização de parâmetros de sucesso oriundos do ambiente empresarial - em detrimento da gestão democrática e participativa - tende a favorecer a replicação do modelo hegemônico, comprometendo a capacidade de gerar transformação social efetiva.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoGestão participativaGestão socialMarketing socialOrganizações não governamentaisTerceiro setorCiências sociaisMarketing socialComunicaçãoOrganizações não-governamentaisMarketing social, comunicação e participação: desafios na gestão de uma ONG brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALCPDOC2006CristinaSales.pdfapplication/pdf458494https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2168a941-6620-48ce-9142-f84c655cf2ac/download155625ad5fa515c2025af54fe6007ee7MD51TEXTCPDOC2006CristinaSales.pdf.txtCPDOC2006CristinaSales.pdf.txtExtracted texttext/plain103580https://repositorio.fgv.br/bitstreams/896e39be-008f-4844-be60-2e1d2509be27/download97513f06b8e12fca22fdd004ea089118MD58THUMBNAILCPDOC2006CristinaSales.pdf.jpgCPDOC2006CristinaSales.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3442https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9189ce77-4160-4036-bffb-4b013ae951aa/download5a8710d21b97a7b1994692dcdee8e926MD5910438/21302023-11-07 17:57:53.374open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2130https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T17:57:53Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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