Representatividade importa? : representação, imagens de controle e uma proposta de representatividade a partir das personagens mulheres negras em Malhação: Viva a diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olívia Luiza Pilar de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/36631
https://orcid.org/0000-0002-9648-4817
Resumo: As discussões acerca da representação de grupos marginalizados em produções culturais vêm ocupando espaço na sociedade, tanto em redes sociais quanto no cotidiano. Nosso objetivo aqui é entender o que seria de fato a noção de representatividade, tendo como objeto de estudo as personagens mulheres negras em Malhação: Viva a diferença (2017/2018) transmitida pela Rede Globo. A partir da base teórica da representação, dos estereótipos como imagens de controle, e de um histórico que busca explicar a ausência e também a presença problemática de personagens negros em telenovelas; essa pesquisa se propõe a compreender em que consiste uma noção ampliada do conceito de representatividade e por que ela importa, a partir da análise das personagens mulheres negras na telenovela Malhação: Viva a diferença. Para tanto, realizamos uma revisão da noção de representação política e a representatividade nesse contexto, uma apresentação da representação social e da representação simbólica, uma aproximação com a noção de representação por Stuart Hall e destacamos indícios que comprovam as diferenças entre representação e representatividade. Em seguida, apresentamos a base teórica de Stuart Hall sobre estereótipos, a aproximamos com a noção de imagens de controle de Patricia Hill Collins e destacamos as imagens de controle que atuam sobre as mulheres brasileiras a partir de algumas intelectuais, entre elas Lélia Gonzalez; apresentamos também as resistências e contestações aos estereótipos e às imagens de controle. A partir da perspectiva de racismo estrutural, interseccionalidade e de um histórico das personagens mulheres negras em telenovelas, destacamos a ausência e a presença problemática desse grupo nesse meio; apresentamos a relevância de se estudar as juventudes, a representatividade como uma luta emancipatória e a importância do objeto empírico. Como análise, utilizamos a noção de enquadramento e os eixos de resistência às imagens de controle. Nossos achados apontam para a representatividade como uma noção ampliada e normativa e, portanto, um processo. Ela teria então sete eixos: a representação, o quantitativo, os não-estereótipos, os personagens, as camadas, o protagonismo e a produção. Constituímos assim um Teste de Representatividade para a checagem de representações em produtos midiáticos.
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A partir da base teórica da representação, dos estereótipos como imagens de controle, e de um histórico que busca explicar a ausência e também a presença problemática de personagens negros em telenovelas; essa pesquisa se propõe a compreender em que consiste uma noção ampliada do conceito de representatividade e por que ela importa, a partir da análise das personagens mulheres negras na telenovela Malhação: Viva a diferença. Para tanto, realizamos uma revisão da noção de representação política e a representatividade nesse contexto, uma apresentação da representação social e da representação simbólica, uma aproximação com a noção de representação por Stuart Hall e destacamos indícios que comprovam as diferenças entre representação e representatividade. Em seguida, apresentamos a base teórica de Stuart Hall sobre estereótipos, a aproximamos com a noção de imagens de controle de Patricia Hill Collins e destacamos as imagens de controle que atuam sobre as mulheres brasileiras a partir de algumas intelectuais, entre elas Lélia Gonzalez; apresentamos também as resistências e contestações aos estereótipos e às imagens de controle. A partir da perspectiva de racismo estrutural, interseccionalidade e de um histórico das personagens mulheres negras em telenovelas, destacamos a ausência e a presença problemática desse grupo nesse meio; apresentamos a relevância de se estudar as juventudes, a representatividade como uma luta emancipatória e a importância do objeto empírico. Como análise, utilizamos a noção de enquadramento e os eixos de resistência às imagens de controle. Nossos achados apontam para a representatividade como uma noção ampliada e normativa e, portanto, um processo. Ela teria então sete eixos: a representação, o quantitativo, os não-estereótipos, os personagens, as camadas, o protagonismo e a produção. Constituímos assim um Teste de Representatividade para a checagem de representações em produtos midiáticos.Discussions about the representation of marginalized groups in cultural productions have taken up space in society, both in social networks and in everyday life. Our goal here is to understand what the notion of representativeness would really be, having as its object of study the black women characters in Malhação: Viva a Diferença (2017/2018) transmitted by Rede Globo. Based on the theoretical basis of representation, stereotypes as images of control, and a background that seeks to explain the absence and also the problematic presence of black characters in soap operas; this research aims to understand what constitutes an expanded notion of the concept of representativeness and why it matters, from the analysis of the black women characters in the soap opera Malhação: Viva a Diferença. To this end, we conducted a review of the notion of political representation and representativeness in this context, a presentation of social representation and symbolic representation, an approximation to the notion of representation by Stuart Hall and we highlight evidence that proves the differences between representation and representativeness. Then, we present Stuart Hall's theoretical basis on stereotypes, approach it with the notion of controlling images by Patricia Hill Collins and highlight the controlling images that act on Brazilian women from some intellectuals, among them Lélia Gonzalez; we also present resistances and challenges to stereotypes and control images. From the perspective of structural racism, intersectionality and a history of black female characters in soap operas, we highlight the absence and problematic presence of this group in this medium; we present the relevance of studying youth, representativeness as an emancipatory struggle and the importance of the empirical object. As an analysis, we used the notion of framing and the axes of resistance to control images. Our findings point to representativeness as an expanded and normative notion and, therefore, a process. It would then have seven axes: representation, quantitative, non-stereotypes, characters, layers, protagonism and production. We thus constituted a Representativity Test for checking representations in media products.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALRepresentatividadeRepresentaçãoImagens de controleMulheres negrasMalhação : Viva a diferençaRepresentatividade importa? : representação, imagens de controle e uma proposta de representatividade a partir das personagens mulheres negras em Malhação: Viva a diferençaDoes representativity matter? : representation, controlling images and a proposal of representativity based on the characters of black women in Malhação: Viva a diferençainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALRepresentatividade importa - representação, imagens de controle e uma proposta de representatividade a partir das personagens mulheres negras em Malhação Viva a diferença.pdfRepresentatividade importa - representação, imagens de controle e uma proposta de representatividade a partir das personagens mulheres negras em Malhação Viva a diferença.pdfapplication/pdf2875373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36631/1/Representatividade%20importa%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%2c%20imagens%20de%20controle%20e%20uma%20proposta%20de%20representatividade%20a%20partir%20das%20personagens%20mulheres%20negras%20em%20Malha%c3%a7%c3%a3o%20Viva%20a%20diferen%c3%a7a.pdfb88d6319060c82e4a0692c01cf1ad7d4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36631/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/366312021-07-01 08:06:01.673oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-07-01T11:06:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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