A participação da família em práticas de leitura literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade. |
id |
UFMG_a97412b7918875cadafec8ceebdc1d45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCP6U |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Augusto NovaisFernanda Rohlfs PereiraSilene Soares Lemos2019-08-13T23:51:47Z2019-08-13T23:51:47Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6UO presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação Participação dos pais Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino BibliotecaFamíliaLeitura LiteráriaA participação da família em práticas de leitura literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsilene_soares_lemos.pdfapplication/pdf663082https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/1/silene_soares_lemos.pdfd3a3e0c1a016dc89eb9c1c49eda963c2MD51TEXTsilene_soares_lemos.pdf.txtsilene_soares_lemos.pdf.txtExtracted texttext/plain68483https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/2/silene_soares_lemos.pdf.txt68068bf18f1af6e5f2d47951fec94d2eMD521843/BUOS-ADCP6U2019-11-14 15:28:31.99oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCP6URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:28:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A participação da família em práticas de leitura literária |
title |
A participação da família em práticas de leitura literária |
spellingShingle |
A participação da família em práticas de leitura literária Silene Soares Lemos Biblioteca Família Leitura Literária Professores de ensino fundamental Formação Educação Participação dos pais Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino |
title_short |
A participação da família em práticas de leitura literária |
title_full |
A participação da família em práticas de leitura literária |
title_fullStr |
A participação da família em práticas de leitura literária |
title_full_unstemmed |
A participação da família em práticas de leitura literária |
title_sort |
A participação da família em práticas de leitura literária |
author |
Silene Soares Lemos |
author_facet |
Silene Soares Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Augusto Novais |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernanda Rohlfs Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silene Soares Lemos |
contributor_str_mv |
Carlos Augusto Novais Fernanda Rohlfs Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Família Leitura Literária |
topic |
Biblioteca Família Leitura Literária Professores de ensino fundamental Formação Educação Participação dos pais Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Educação Participação dos pais Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino |
description |
O presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T23:51:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T23:51:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/1/silene_soares_lemos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/2/silene_soares_lemos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3a3e0c1a016dc89eb9c1c49eda963c2 68068bf18f1af6e5f2d47951fec94d2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589226526146560 |