A participação da família em práticas de leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silene Soares Lemos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U
Resumo: O presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade.
id UFMG_a97412b7918875cadafec8ceebdc1d45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCP6U
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Augusto NovaisFernanda Rohlfs PereiraSilene Soares Lemos2019-08-13T23:51:47Z2019-08-13T23:51:47Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6UO presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação Participação dos pais Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino BibliotecaFamíliaLeitura LiteráriaA participação da família em práticas de leitura literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsilene_soares_lemos.pdfapplication/pdf663082https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/1/silene_soares_lemos.pdfd3a3e0c1a016dc89eb9c1c49eda963c2MD51TEXTsilene_soares_lemos.pdf.txtsilene_soares_lemos.pdf.txtExtracted texttext/plain68483https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/2/silene_soares_lemos.pdf.txt68068bf18f1af6e5f2d47951fec94d2eMD521843/BUOS-ADCP6U2019-11-14 15:28:31.99oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCP6URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:28:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação da família em práticas de leitura literária
title A participação da família em práticas de leitura literária
spellingShingle A participação da família em práticas de leitura literária
Silene Soares Lemos
Biblioteca
Família
Leitura Literária
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação Participação dos pais 
Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino 
title_short A participação da família em práticas de leitura literária
title_full A participação da família em práticas de leitura literária
title_fullStr A participação da família em práticas de leitura literária
title_full_unstemmed A participação da família em práticas de leitura literária
title_sort A participação da família em práticas de leitura literária
author Silene Soares Lemos
author_facet Silene Soares Lemos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Augusto Novais
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernanda Rohlfs Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silene Soares Lemos
contributor_str_mv Carlos Augusto Novais
Fernanda Rohlfs Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca
Família
Leitura Literária
topic Biblioteca
Família
Leitura Literária
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação Participação dos pais 
Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Educação Participação dos pais 
Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino 
description O presente trabalho foi realizado através de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal João do Patrocínio pertencente a Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O Plano surgiu através do relato das crianças sobre a não realização da leitura dos livros emprestados pela biblioteca da escola, semanalmente. Levando-se em consideração que tais crianças, em sua grande maioria, ingressaram pela primeira vez em uma instituição de ensino, e portanto, não se encontravam alfabetizadas, a realização da leitura por um mediador seria fundamental. Sendo assim, buscou-se verificar a efetiva participação da família no momento de leitura, além de apresentar argumentos sobre a importância e influência familiar no processo de aquisição da linguagem e gosto pela leitura. Demonstrou ainda o perfil das famílias envolvidas na pesquisa. Diante dos resultados alcançados, constatou-se que grande parte das famílias tem pouca participação na vida escolar das crianças. Tal constatação reforça a necessidade de se construir pontes entre a leitura escolar e as práticas familiares de leitura, bem como desenvolver atividades de mediação de leitura compatíveis com essa realidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T23:51:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T23:51:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCP6U
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/1/silene_soares_lemos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCP6U/2/silene_soares_lemos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3a3e0c1a016dc89eb9c1c49eda963c2
68068bf18f1af6e5f2d47951fec94d2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589226526146560