Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Antonia Aurélio [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92247
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, buscou realizar uma aproximação entre duas esferas do conhecimento: a Literatura Infantil e o Ensino de Ciência. Nossa investigação centra-se em compreender como se dá a aproximação dos elementos das Ciências Naturais pela Literatura Infantil, bem como analisar o uso desse gênero pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, a fim de interpretar os dados. A coleta de dados da pesquisa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, realizamos a análise documental para seleção e análise dos livros de Literatura Infantil. Para isso, baseamono-nos nos conceitos bakhtinianos: Polissemia, Dialogismo e Gêneros do Discurso e a partir deles, verificamos a forma como os elementos das Ciências Naturais foram empregados nas histórias. Na segunda fase, fizemos duas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professoras que lecionam para os Anos iniciais do Ensino Fundamental em...
id UNSP_39084bbaae86c4e6e798d51a565010bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92247
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamentalEducaçãoCiencia - Estudo e ensinoLiteratura infanto-juvenil - Formação de professoresLeituraEnsino fundamentalEducationO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, buscou realizar uma aproximação entre duas esferas do conhecimento: a Literatura Infantil e o Ensino de Ciência. Nossa investigação centra-se em compreender como se dá a aproximação dos elementos das Ciências Naturais pela Literatura Infantil, bem como analisar o uso desse gênero pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, a fim de interpretar os dados. A coleta de dados da pesquisa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, realizamos a análise documental para seleção e análise dos livros de Literatura Infantil. Para isso, baseamono-nos nos conceitos bakhtinianos: Polissemia, Dialogismo e Gêneros do Discurso e a partir deles, verificamos a forma como os elementos das Ciências Naturais foram empregados nas histórias. Na segunda fase, fizemos duas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professoras que lecionam para os Anos iniciais do Ensino Fundamental em...This study linked the research line between “Educational Practices and Teachers’ Education” of the Graduation in Education Programs. It attempted to make a connection between two spheres of knowledge: Children’s Literature and the Teaching of Science. Our research focuses on understanding how the approach of the elements from the Natural Sciences through the use of Children’s Literature. Our goal is also to analyze this kind of use by Elementary School teachers in the first school grades. To achieve our goals we have developed a research with a qualitative approach seeking to interpret the data. The data collection of the research was conducted in two phases. At first, we did a document analysis for selection and an analysis of the Children’s Literature books. In order to do this, we used Bakhtin’s concepts: Polysemy, Dialogism and Speech Genres. And from point on, we saw the way the elements from Natural Sciences were used in the stories. In the second phase, we conducted two semi-structured interviews which were applied... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Antonia Aurélio [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 185 f. : il.application/pdfPINTO, Antonia Aurélio. Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental. 2012. xv, 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92247000707928pinto_aa_me_prud.pdf33004129044P622457754827727010000-0002-6506-9530Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92247Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
title Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
spellingShingle Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
Pinto, Antonia Aurélio [UNESP]
Educação
Ciencia - Estudo e ensino
Literatura infanto-juvenil - Formação de professores
Leitura
Ensino fundamental
Education
title_short Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
title_full Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
title_fullStr Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
title_sort Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental
author Pinto, Antonia Aurélio [UNESP]
author_facet Pinto, Antonia Aurélio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Antonia Aurélio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciencia - Estudo e ensino
Literatura infanto-juvenil - Formação de professores
Leitura
Ensino fundamental
Education
topic Educação
Ciencia - Estudo e ensino
Literatura infanto-juvenil - Formação de professores
Leitura
Ensino fundamental
Education
description O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, buscou realizar uma aproximação entre duas esferas do conhecimento: a Literatura Infantil e o Ensino de Ciência. Nossa investigação centra-se em compreender como se dá a aproximação dos elementos das Ciências Naturais pela Literatura Infantil, bem como analisar o uso desse gênero pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, a fim de interpretar os dados. A coleta de dados da pesquisa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, realizamos a análise documental para seleção e análise dos livros de Literatura Infantil. Para isso, baseamono-nos nos conceitos bakhtinianos: Polissemia, Dialogismo e Gêneros do Discurso e a partir deles, verificamos a forma como os elementos das Ciências Naturais foram empregados nas histórias. Na segunda fase, fizemos duas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professoras que lecionam para os Anos iniciais do Ensino Fundamental em...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Antonia Aurélio. Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental. 2012. xv, 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92247
000707928
pinto_aa_me_prud.pdf
33004129044P6
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
identifier_str_mv PINTO, Antonia Aurélio. Aproximações entre literatura infantil e ensino de ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos inicais do ensino fundamental. 2012. xv, 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012.
000707928
pinto_aa_me_prud.pdf
33004129044P6
2245775482772701
0000-0002-6506-9530
url http://hdl.handle.net/11449/92247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xv, 185 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650061503037440