A gestão escolar e as relações família escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVT |
Resumo: | O Presente trabalho sobre: A Gestão Escolar e as Relações Família Escola evidencia a ausência dos pais e o papel da gestão no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Bem-Me-Quer. Visa inserir a família definitivamente no âmbito escolar reforçando a participação e a gestão democrática, possibilitando o intercambio entre escola, pais e comunidade. Sobretudo, buscando uma melhora significativa no processo ensino aprendizagem, refletindo de fato na qualidade da educação, levando os pais a conhecerem o espaço escolar e o seu cotidiano, participando das tomadas de decisões e contribuindo na construção e reformulação do Projeto Político Pedagógico. Esse acompanhamento é extremamente importante para o êxito da educação sobre o prisma da Gestão Democrática. Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, será adotada a pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Portanto, pretende-se nesse trabalho apontar as propostas que possam contribuir para o ingresso definitivo da família na escola. |
id |
UFMG_a9cd5120845ecdfe5704095e6affd1dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZDMVT |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marielle Morais de OliveiraAlex Fabiano Costa2019-08-09T14:03:48Z2019-08-09T14:03:48Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVTO Presente trabalho sobre: A Gestão Escolar e as Relações Família Escola evidencia a ausência dos pais e o papel da gestão no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Bem-Me-Quer. Visa inserir a família definitivamente no âmbito escolar reforçando a participação e a gestão democrática, possibilitando o intercambio entre escola, pais e comunidade. Sobretudo, buscando uma melhora significativa no processo ensino aprendizagem, refletindo de fato na qualidade da educação, levando os pais a conhecerem o espaço escolar e o seu cotidiano, participando das tomadas de decisões e contribuindo na construção e reformulação do Projeto Político Pedagógico. Esse acompanhamento é extremamente importante para o êxito da educação sobre o prisma da Gestão Democrática. Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, será adotada a pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Portanto, pretende-se nesse trabalho apontar as propostas que possam contribuir para o ingresso definitivo da família na escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoEnsino aprendizagemEducaçãoGestão democráticaProjeto Político PedagógicoEspaço escolarA gestão escolar e as relações família escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalex_fabiano_costa.pdfapplication/pdf125690https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/1/alex_fabiano_costa.pdf5425257ffd41d82c307472e5ba063202MD51TEXTalex_fabiano_costa.pdf.txtalex_fabiano_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain58408https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/2/alex_fabiano_costa.pdf.txt7aba430652f09e13d967c23dc4b0b57eMD521843/BUBD-9ZDMVT2019-11-14 09:40:33.588oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZDMVTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:40:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão escolar e as relações família escola |
title |
A gestão escolar e as relações família escola |
spellingShingle |
A gestão escolar e as relações família escola Alex Fabiano Costa Ensino aprendizagem Educação Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Espaço escolar Comunidade e escola Educação Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
A gestão escolar e as relações família escola |
title_full |
A gestão escolar e as relações família escola |
title_fullStr |
A gestão escolar e as relações família escola |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar e as relações família escola |
title_sort |
A gestão escolar e as relações família escola |
author |
Alex Fabiano Costa |
author_facet |
Alex Fabiano Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marielle Morais de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alex Fabiano Costa |
contributor_str_mv |
Marielle Morais de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino aprendizagem Educação Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Espaço escolar |
topic |
Ensino aprendizagem Educação Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Espaço escolar Comunidade e escola Educação Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunidade e escola Educação Escolas Organizacao e administracao |
description |
O Presente trabalho sobre: A Gestão Escolar e as Relações Família Escola evidencia a ausência dos pais e o papel da gestão no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Bem-Me-Quer. Visa inserir a família definitivamente no âmbito escolar reforçando a participação e a gestão democrática, possibilitando o intercambio entre escola, pais e comunidade. Sobretudo, buscando uma melhora significativa no processo ensino aprendizagem, refletindo de fato na qualidade da educação, levando os pais a conhecerem o espaço escolar e o seu cotidiano, participando das tomadas de decisões e contribuindo na construção e reformulação do Projeto Político Pedagógico. Esse acompanhamento é extremamente importante para o êxito da educação sobre o prisma da Gestão Democrática. Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, será adotada a pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Portanto, pretende-se nesse trabalho apontar as propostas que possam contribuir para o ingresso definitivo da família na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T14:03:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T14:03:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVT |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/1/alex_fabiano_costa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/2/alex_fabiano_costa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5425257ffd41d82c307472e5ba063202 7aba430652f09e13d967c23dc4b0b57e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589164037308416 |