A gestão escolar e as relações família escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alex Fabiano Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVT
Resumo: O Presente trabalho sobre: A Gestão Escolar e as Relações Família Escola evidencia a ausência dos pais e o papel da gestão no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Bem-Me-Quer. Visa inserir a família definitivamente no âmbito escolar reforçando a participação e a gestão democrática, possibilitando o intercambio entre escola, pais e comunidade. Sobretudo, buscando uma melhora significativa no processo ensino aprendizagem, refletindo de fato na qualidade da educação, levando os pais a conhecerem o espaço escolar e o seu cotidiano, participando das tomadas de decisões e contribuindo na construção e reformulação do Projeto Político Pedagógico. Esse acompanhamento é extremamente importante para o êxito da educação sobre o prisma da Gestão Democrática. Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, será adotada a pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Portanto, pretende-se nesse trabalho apontar as propostas que possam contribuir para o ingresso definitivo da família na escola.
id UFMG_a9cd5120845ecdfe5704095e6affd1dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZDMVT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marielle Morais de OliveiraAlex Fabiano Costa2019-08-09T14:03:48Z2019-08-09T14:03:48Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVTO Presente trabalho sobre: A Gestão Escolar e as Relações Família Escola evidencia a ausência dos pais e o papel da gestão no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Bem-Me-Quer. Visa inserir a família definitivamente no âmbito escolar reforçando a participação e a gestão democrática, possibilitando o intercambio entre escola, pais e comunidade. Sobretudo, buscando uma melhora significativa no processo ensino aprendizagem, refletindo de fato na qualidade da educação, levando os pais a conhecerem o espaço escolar e o seu cotidiano, participando das tomadas de decisões e contribuindo na construção e reformulação do Projeto Político Pedagógico. Esse acompanhamento é extremamente importante para o êxito da educação sobre o prisma da Gestão Democrática. Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, será adotada a pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Portanto, pretende-se nesse trabalho apontar as propostas que possam contribuir para o ingresso definitivo da família na escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoEnsino aprendizagemEducaçãoGestão democráticaProjeto Político PedagógicoEspaço escolarA gestão escolar e as relações família escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalex_fabiano_costa.pdfapplication/pdf125690https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/1/alex_fabiano_costa.pdf5425257ffd41d82c307472e5ba063202MD51TEXTalex_fabiano_costa.pdf.txtalex_fabiano_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain58408https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/2/alex_fabiano_costa.pdf.txt7aba430652f09e13d967c23dc4b0b57eMD521843/BUBD-9ZDMVT2019-11-14 09:40:33.588oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZDMVTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:40:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão escolar e as relações família escola
title A gestão escolar e as relações família escola
spellingShingle A gestão escolar e as relações família escola
Alex Fabiano Costa
Ensino aprendizagem
Educação
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Espaço escolar
Comunidade e escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
title_short A gestão escolar e as relações família escola
title_full A gestão escolar e as relações família escola
title_fullStr A gestão escolar e as relações família escola
title_full_unstemmed A gestão escolar e as relações família escola
title_sort A gestão escolar e as relações família escola
author Alex Fabiano Costa
author_facet Alex Fabiano Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marielle Morais de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Alex Fabiano Costa
contributor_str_mv Marielle Morais de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem
Educação
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Espaço escolar
topic Ensino aprendizagem
Educação
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Espaço escolar
Comunidade e escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunidade e escola
Educação
Escolas Organizacao e administracao
description O Presente trabalho sobre: A Gestão Escolar e as Relações Família Escola evidencia a ausência dos pais e o papel da gestão no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Bem-Me-Quer. Visa inserir a família definitivamente no âmbito escolar reforçando a participação e a gestão democrática, possibilitando o intercambio entre escola, pais e comunidade. Sobretudo, buscando uma melhora significativa no processo ensino aprendizagem, refletindo de fato na qualidade da educação, levando os pais a conhecerem o espaço escolar e o seu cotidiano, participando das tomadas de decisões e contribuindo na construção e reformulação do Projeto Político Pedagógico. Esse acompanhamento é extremamente importante para o êxito da educação sobre o prisma da Gestão Democrática. Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, será adotada a pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Portanto, pretende-se nesse trabalho apontar as propostas que possam contribuir para o ingresso definitivo da família na escola.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:03:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVT
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZDMVT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/1/alex_fabiano_costa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZDMVT/2/alex_fabiano_costa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5425257ffd41d82c307472e5ba063202
7aba430652f09e13d967c23dc4b0b57e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589164037308416