Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Alves de Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85
Resumo: Este projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão.
id UFMG_a9f8ba61fffd23c580aa11f066df69f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FJE85
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paula Goncalves BicalhoClarice MarcolinoMarina Alves de Freitas2019-08-12T05:07:53Z2019-08-12T05:07:53Z2013-06-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85Este projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão.This intervention project aims to evaluate the Project's Technical Course in Clinical Analyses, promoting workshops with the various actors of Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso do Sul, subsidizing them theoretically, to discuss the proposed modification of the Course Plan that is, nowadays, in modules to integrated curriculum. Considering tha the proposal of integrated curriculum allows effective integration of teaching and professional practice; breakthrough in the construction of theories, the search for specific and unique solutions for different situations, the integration of teaching and work-community; integration teacher / student research and seeking clarifications and proposals and adapting to each local situation and cultural patterns characteristic of a particular social structure, it is important that Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize themselves preparing their teachers to be able to develop a work as a time that will lead the student to become reflective and prepared to meet the new demands of the working world. In this project we will use the methodology of the Universidade Estadual de Londrina, published in the book O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade ,adapted to the course in question.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemCurrículo integradoDocentes Formação de nível técnicoAções para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarina_alves_de_freitas.pdfapplication/pdf239066https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/1/marina_alves_de_freitas.pdfee5f5cf589efaf0fd2cd60e6115c6571MD51TEXTmarina_alves_de_freitas.pdf.txtmarina_alves_de_freitas.pdf.txtExtracted texttext/plain49138https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/2/marina_alves_de_freitas.pdf.txtdbbe188aa593bdac22d8328f7aa65a31MD521843/BUBD-9FJE852019-11-14 10:24:09.71oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FJE85Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:24:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
title Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
spellingShingle Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
Marina Alves de Freitas
Currículo integrado
Docentes Formação de nível técnico
Educação em Enfermagem
title_short Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
title_full Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
title_fullStr Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
title_full_unstemmed Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
title_sort Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
author Marina Alves de Freitas
author_facet Marina Alves de Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula Goncalves Bicalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Clarice Marcolino
dc.contributor.author.fl_str_mv Marina Alves de Freitas
contributor_str_mv Paula Goncalves Bicalho
Clarice Marcolino
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo integrado
Docentes Formação de nível técnico
topic Currículo integrado
Docentes Formação de nível técnico
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Este projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T05:07:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T05:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/1/marina_alves_de_freitas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/2/marina_alves_de_freitas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee5f5cf589efaf0fd2cd60e6115c6571
dbbe188aa593bdac22d8328f7aa65a31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589198771388416