Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85 |
Resumo: | Este projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão. |
id |
UFMG_a9f8ba61fffd23c580aa11f066df69f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FJE85 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula Goncalves BicalhoClarice MarcolinoMarina Alves de Freitas2019-08-12T05:07:53Z2019-08-12T05:07:53Z2013-06-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85Este projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão.This intervention project aims to evaluate the Project's Technical Course in Clinical Analyses, promoting workshops with the various actors of Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso do Sul, subsidizing them theoretically, to discuss the proposed modification of the Course Plan that is, nowadays, in modules to integrated curriculum. Considering tha the proposal of integrated curriculum allows effective integration of teaching and professional practice; breakthrough in the construction of theories, the search for specific and unique solutions for different situations, the integration of teaching and work-community; integration teacher / student research and seeking clarifications and proposals and adapting to each local situation and cultural patterns characteristic of a particular social structure, it is important that Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize themselves preparing their teachers to be able to develop a work as a time that will lead the student to become reflective and prepared to meet the new demands of the working world. In this project we will use the methodology of the Universidade Estadual de Londrina, published in the book O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade ,adapted to the course in question.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemCurrículo integradoDocentes Formação de nível técnicoAções para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarina_alves_de_freitas.pdfapplication/pdf239066https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/1/marina_alves_de_freitas.pdfee5f5cf589efaf0fd2cd60e6115c6571MD51TEXTmarina_alves_de_freitas.pdf.txtmarina_alves_de_freitas.pdf.txtExtracted texttext/plain49138https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/2/marina_alves_de_freitas.pdf.txtdbbe188aa593bdac22d8328f7aa65a31MD521843/BUBD-9FJE852019-11-14 10:24:09.71oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FJE85Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:24:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" |
title |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" |
spellingShingle |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" Marina Alves de Freitas Currículo integrado Docentes Formação de nível técnico Educação em Enfermagem |
title_short |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" |
title_full |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" |
title_fullStr |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" |
title_full_unstemmed |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" |
title_sort |
Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão" |
author |
Marina Alves de Freitas |
author_facet |
Marina Alves de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paula Goncalves Bicalho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Clarice Marcolino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marina Alves de Freitas |
contributor_str_mv |
Paula Goncalves Bicalho Clarice Marcolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo integrado Docentes Formação de nível técnico |
topic |
Currículo integrado Docentes Formação de nível técnico Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
Este projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T05:07:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T05:07:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/1/marina_alves_de_freitas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJE85/2/marina_alves_de_freitas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee5f5cf589efaf0fd2cd60e6115c6571 dbbe188aa593bdac22d8328f7aa65a31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589198771388416 |