Ideias do presente, práticas do passado? Elites empresariais e a questão social no Brasil e na Argentina: estudo comparativo sobre discursos e práticas de responsabilidade social empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7TLPP |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva comparada, o movimento pela Responsabilidade Social de Empresas RSE no Brasil e na Argentina, caracterizando-se como um estudo gerador de hipótese de natureza individualizadora. Nesse sentido, buscou-se criar um enfoque histórico e conceitual para o entendimento do fenômeno no âmbito das ciências sociais. Por um lado, inserindo-o num horizonte diacrônico de longa duração cujo fulcro é comportamento das elites empresariais vis-avis o Estado e outros grupos da sociedade civil no chamado campo da questão social. Por outro, recortando-o de modo sincrônico a fim de verificar a presença de uma variável político-simbólica que se caracteriza como uma disputa hegemônica por um projeto de país. Calcada em relações sociais de combate, tal disputa a um só tempo é produto e agente de produção do próprio campo, valendo notar que a qualidade dos vínculos gerados nesse fluxo de relações sociais é diferenciada. Tomando como unidades de análise o trabalho das organizações que promovem o tema, buscou-se encontrar na sua maneira de atuar e de teorizar sobre suas ações a existência dessa disputa e o projeto de país que elas desenham a nação como comunidade imaginada com base em variáveis como histórico, conceito de RSE, percepção da pobreza e das desigualdades, entendimento sobre o papel do Estado, da sociedade civil organizada, das empresas e dos empresários. Como fontes de dados foram utilizados materiais de natureza variada disseminados na mídia mais detidamente de dois jornais de expressão nacional em cada um dos países , dados publicizados em websites (próprios ou não), participação em eventos especializados, entrevistas pessoais e publicações impressas |
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Otavio Soares DulciAntonio de Padua Nunes TomasiLuciano Antonio Prates JunqueiraAntonio Augusto Pereira PratesEduardo Rodrigues GomesLuciana de Oliveira2019-08-11T15:46:29Z2019-08-11T15:46:29Z2010-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7TLPPA presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva comparada, o movimento pela Responsabilidade Social de Empresas RSE no Brasil e na Argentina, caracterizando-se como um estudo gerador de hipótese de natureza individualizadora. Nesse sentido, buscou-se criar um enfoque histórico e conceitual para o entendimento do fenômeno no âmbito das ciências sociais. Por um lado, inserindo-o num horizonte diacrônico de longa duração cujo fulcro é comportamento das elites empresariais vis-avis o Estado e outros grupos da sociedade civil no chamado campo da questão social. Por outro, recortando-o de modo sincrônico a fim de verificar a presença de uma variável político-simbólica que se caracteriza como uma disputa hegemônica por um projeto de país. Calcada em relações sociais de combate, tal disputa a um só tempo é produto e agente de produção do próprio campo, valendo notar que a qualidade dos vínculos gerados nesse fluxo de relações sociais é diferenciada. Tomando como unidades de análise o trabalho das organizações que promovem o tema, buscou-se encontrar na sua maneira de atuar e de teorizar sobre suas ações a existência dessa disputa e o projeto de país que elas desenham a nação como comunidade imaginada com base em variáveis como histórico, conceito de RSE, percepção da pobreza e das desigualdades, entendimento sobre o papel do Estado, da sociedade civil organizada, das empresas e dos empresários. Como fontes de dados foram utilizados materiais de natureza variada disseminados na mídia mais detidamente de dois jornais de expressão nacional em cada um dos países , dados publicizados em websites (próprios ou não), participação em eventos especializados, entrevistas pessoais e publicações impressasThis study has as its objective a comparative analysis of Corporate Social Responsibility (CSR) in Brazil and Argentina, representing hypothesis-generating research of a particularising nature. The research seeks to create a historical and conceptual focus for the understanding of the phenomenon within the social sciences area. On the one hand, inserting it on a long term diachronic range of perception whose fulcrum is the behaviour of the corporate elites vis-a-vis the State and other civil society groups within what is known as the social question. On the other, reducing it in a synchronic form in order to verify the presence of a political-symbolic variable that is characterised as a hegemonic dispute for a national project. Based upon social relations of conflict, such a dispute is simultaneously both a product and production agent of the subject field itself and it is notable that the quality of the links generated in this flow of social relations is differentiated. Taking the work of the organisations that promote CSR as units of analysis, this study examines how such organisations functionalise and theorise their actions, the existence of the dispute in question and the national project that they design the nation as an imagined community based upon variables such as history, the concept of CSR, the perception of poverty and inequalities, understanding of the role of the State, of organised civil society, of businesses and executives. The sources of data come from a wide variety of media sources two influential national newspapers in particular from each of the studied countries data published on websites (proprietary and second-hand), participation in specialised events, personal interviews and printed publicationsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaSociologia históricaResponsabilidade socialSociologiaCiências humanasPolíticaIdeias do presente, práticas do passado? Elites empresariais e a questão social no Brasil e na Argentina: estudo comparativo sobre discursos e práticas de responsabilidade social empresarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_doutorado_luciana_de_oliveira.pdfapplication/pdf7645768https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7TLPP/1/tese_de_doutorado_luciana_de_oliveira.pdf2e7196c80274bd2679b74654c17aedd4MD51TEXTtese_de_doutorado_luciana_de_oliveira.pdf.txttese_de_doutorado_luciana_de_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain1232783https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7TLPP/2/tese_de_doutorado_luciana_de_oliveira.pdf.txtba7456ec1353e60a05a693edd5ea0df8MD521843/BUOS-B7TLPP2019-11-14 10:26:27.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7TLPPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:26:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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