Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139177 |
Resumo: | Neste artigo procura-se compreender por que, no Brasil, os empresários assumiram a divulgação de discursos e práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), quando na Argentina foi a sociedade civil organizada que o fez. Desse modo, além do esforço comparativo – sempre útil para apontar semelhanças e diferenças, criar escalas e perceber generalidades – compreende- se que na abordagem do tema há uma lacuna a ser suprimida: a construção de um marco histórico sobre a ação empresarial em relação à questão social. Como corolário, pretende-se entender o quadro contextual que reveste de sentidos a expressão RSE em cada realidade nacional analisada, levando em consideração o fato de que, mesmo sendo um discurso global, ele não é homogêneo. |
id |
USP-72_f00bc95cfaff06cad1d5581708c6fc64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139177 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na ArgentinaBusiness elites, the social issue and corporate social responsibility in Brazil and ArgentinaÉlites empresarias, la cuestión social y la responsabilidad social corporativa en Brasil y ArgentinaResponsabilidad social empresarial. Cuestión social. Historia comparada. Brasil. Argentina.Corporate social responsibility. Social issue. Comparative history. Brazil. Argentina.Responsabilidade social empresarial. Questão social. História comparada. Brasil. Argentina.Neste artigo procura-se compreender por que, no Brasil, os empresários assumiram a divulgação de discursos e práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), quando na Argentina foi a sociedade civil organizada que o fez. Desse modo, além do esforço comparativo – sempre útil para apontar semelhanças e diferenças, criar escalas e perceber generalidades – compreende- se que na abordagem do tema há uma lacuna a ser suprimida: a construção de um marco histórico sobre a ação empresarial em relação à questão social. Como corolário, pretende-se entender o quadro contextual que reveste de sentidos a expressão RSE em cada realidade nacional analisada, levando em consideração o fato de que, mesmo sendo um discurso global, ele não é homogêneo.In this article one attempts to understand why it was the business people who assumed the dissemination of discourses and practices of corporate social responsibilty (CSR) in Brazil, while it was the civil society that accomplished this in Argentina. Thus, besides the comparative effort – always useful in pointing out similarities, differences, creating scales and perceiving generalities –, one understands that there is a gap in addressing the issue that needs to be deleted: the construction of a historical milestone for the business action in relation to the social issue. As a corollary, one intends to understand the contextual framework of meaning that encompasses the term CSR in each national situation analyzed, by taking into account the fact that albeit being a global discourse it is not homogeneous.En este artículo se trata de comprender por qué, en el Brasil, los empresarios asumieron la difusión de discursos y prácticas de responsabilidad social empresarial (RSE), mientras que en la Argentina fue la sociedad civil organizada la que realizó esa divulgación. De esa manera, además del esfuerzo comparativo – siempre útil para señalar las semejanzas y diferencias, crear escalas y darse cuenta de las generalidades –, se entiende que en el abordaje del tema existe una brecha a ser superada: la construcción de un hito histórico sobre la acción empresarial en relación la cuestión social. Como corolario, tenemos la intención de comprender el marco contextual que reviste de sentidos la expresión RSE en cada realidad nacional analizada llevando en cuenta el hecho de que, aunque se trate de un discurso global, el mismo no es homogéneo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13917710.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139177Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 165-1822238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139177/134519Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, LucianaDulci, Otávio2017-11-08T10:59:24Zoai:revistas.usp.br:article/139177Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:33.161149Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina Business elites, the social issue and corporate social responsibility in Brazil and Argentina Élites empresarias, la cuestión social y la responsabilidad social corporativa en Brasil y Argentina |
title |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina |
spellingShingle |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina Oliveira, Luciana Responsabilidad social empresarial. Cuestión social. Historia comparada. Brasil. Argentina. Corporate social responsibility. Social issue. Comparative history. Brazil. Argentina. Responsabilidade social empresarial. Questão social. História comparada. Brasil. Argentina. |
title_short |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina |
title_full |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina |
title_fullStr |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina |
title_full_unstemmed |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina |
title_sort |
Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina |
author |
Oliveira, Luciana |
author_facet |
Oliveira, Luciana Dulci, Otávio |
author_role |
author |
author2 |
Dulci, Otávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciana Dulci, Otávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidad social empresarial. Cuestión social. Historia comparada. Brasil. Argentina. Corporate social responsibility. Social issue. Comparative history. Brazil. Argentina. Responsabilidade social empresarial. Questão social. História comparada. Brasil. Argentina. |
topic |
Responsabilidad social empresarial. Cuestión social. Historia comparada. Brasil. Argentina. Corporate social responsibility. Social issue. Comparative history. Brazil. Argentina. Responsabilidade social empresarial. Questão social. História comparada. Brasil. Argentina. |
description |
Neste artigo procura-se compreender por que, no Brasil, os empresários assumiram a divulgação de discursos e práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), quando na Argentina foi a sociedade civil organizada que o fez. Desse modo, além do esforço comparativo – sempre útil para apontar semelhanças e diferenças, criar escalas e perceber generalidades – compreende- se que na abordagem do tema há uma lacuna a ser suprimida: a construção de um marco histórico sobre a ação empresarial em relação à questão social. Como corolário, pretende-se entender o quadro contextual que reveste de sentidos a expressão RSE em cada realidade nacional analisada, levando em consideração o fato de que, mesmo sendo um discurso global, ele não é homogêneo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139177 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139177 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139177 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139177/134519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 165-182 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109410619392 |